• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Existem Raças?

Ka Bral o Negro disse:
O racismo é cruel porque confunde a todos mesmo, e as maiores feridas que ele causa são as feridas na alma, na moral, no orgulho; feridas que ninguém considera, porque não sangram.

Sob um ponto de vista duma pessoa de pele clara, é fácil achar "bonito" aquele carinha com camisa "100% Negro", bem como se sentir preterido por não poder vestir um modelo com os dizeres "100% Branco"; de indagar a existência de uma revista "negra", de comunidades negras, etc. É um ponto que compreendo - ou tento compreender, pelo menos.

Mas, no meu ponto de vista de homem de pele escura, o que tenho a dizer é: as feridas são profundas. E doem. Claro, vão falar, vão escarnear: "coitadeeeenho..."; "ah, pára de se fazer de coitado!"; "exagerado", etc. Normal, as pessoas são assim mesmo, geralmente menosprezam a disposição de espírito de seus camaradas.

Falo: não são necessárias revistas "brancas": elas já existem. São todas as revistas de moda, informação, jogos e assuntos de qualquer espécie. Quando você abre a revista, qual é a cor da pele dessas pessoas? Pequena, você indaga a existência de revistas "brancas" para cabelos de "brancos"; mas não o que sempre se viu em todas essas revistas supracitadas? Pois alguém decidiu criar uma revista com produtos específicos para a etnia negra, coisa nunca dantes vista, em qualquer outra revista.

Mas você vai dizer que numa revista "negra", "brancos" não aparecem, e isso não é verdade. Bem como sei que "um ou outro negro" agora aparecem nas revistas "normais".

Nós não gostamos da separação, mas ela existe. Lembram-me disso todos os dias. Não, não é drama, é a realidade. Nem citarei exemplos, pois tais me cansam.

As cotas. É, estão aí. Particularmente não simpatizo muito; mas a minha pessoa bem instruída e bem abastecida de conhecimentos à altura duma classe dominante pensa assim. E as cotas aí estão, e geram polêmica, discussão, insatisfação. E as pessoas, de todas as cores finalmente, acordam para discutir acerca de um câncer maldito chamado racismo.

E eu concordo com você. Sim, as revistas 'normais' mostram mais os de pele clara do que aqueles de pele escura. Só que não são diretas. Então , eu não posso falar muito mais aqui e nem explicar mais os meus pontos de vista porque to corrida aqui. (to sem tempo agora. Dividir computador naaaão é bom. rs)

Mas infelizmente o que eu, e pelo menos a maioria aqui deseja, é que essa 'separações' pelo menos diminuam. ;)

[desculpem-me pela falta de argumentos no momento. Amanhã eu falo um pouco mais. ;D]
 
Ah sim. Um fator que eu gostaria de citar aqui: a venda de pulseiras da Nike contra o racismo.
Já discuti esse assunto em vários locais e gostaria de fazer isso aqui também para conhecer a opinião de vocês, já que está ligado de certa forma ao assunto tratado neste tópico.

Sabem que uma pulseira dessa (na verdade são duas, não?) original custa 50 reais, né?

- O primeiro ponto que quero ressaltar:
* Uma pulseira acaba com o racismo?? :/

- Segundo:
* 50 reais que são totalmente para a Nike. Porque não acho que dinheiro contribua contra o racismo de qualquer forma. Acham?

- Terceiro:
* Essas pulseiras que nem bonitas são (pelo menos não para valerem 50 reais), só são usadas pela moda. Garanto. Com toda a certeza não podemos afirmar que todos que usam não são racistas. Essas pulseiras são simplesmente MODA.


E é assim que acabaremos com essa separação pela cor da pele??
Nossa atitude, índole, vontade, caráter etc, não estão representados em pulseiras, mas sim em nossas atitudes e pensamentos (porque creio que esses influenciam sim no que somos). ;x


(as pulseiras contra o câncer e coisas do tipo, quando são originais, eu até posso concordar ou aceitar a compra das mesmas. pois sendo originais, as chances de esse dinheiro da compra se dirigir pra ajudar a causa, é maior. Agora quem compra no camelô, não tem justificativa. Acho eu. :/)
 
Última edição:
Tûk, eu não sei exatamente, mas acho q as pulseiras são apenas propaganda, justamente pras pessoas se lembrarem do racismo, como se fossem camisetas com o dizer "Diga Não ao Racismo" .. alguma coisa assim.
Não sei se o dinheiro é destinado a entidades que cuidam disso, até pq nem sei bem como isso seria possível. O único meio que empresas grandes (que vivem de marca e moda) têm de fazer alguma é justamente fazendo esse tipo de propaganda.
O fato de ser a Nike é certamente por estar ligado ao esporte, que há muito vem martelando na campanha contra o racismo. Mas claro, não há muitas razões pra pulseira ser tão cara!
 
Para mim, mas parecem feias pulseiras de plástico vagabundo - ou seja lá qual for aquele material; nunca toquei numa daquelas. :jornal:

É a cabeça das pessoas que deve mudar, e não pulseiras ou camisas. Mas isso é óbvio...
 
Pequena Tûk disse:
E eu concordo com você. Sim, as revistas 'normais' mostram mais os de pele clara do que aqueles de pele escura. Só que não são diretas.

E porque você acha que o racismo está ligado ao que é explícito?

Antes se proibía tudo aos negros. Depois se diriga áreas especiais para eles, que de especiais pouco haviam.

Hoje em dia é crime esse tipo de separação, pelo menos a olho nu. Logo, o racismo ganha em sofisticação o que perdeu em poder.

Lógico que uma Marie Claire, Cosmopolitan e variantes nunca anunciariam a largos brados que estão em busca de modelos brancas.

Mas a proporção de brancas pra outras cores é ridiculamente óbvia. Ironicamente é um dos raros casos onde dá pra se fazer um certo julgamento pela capa.

Acho ótimo que existam revistas dedicadas a outras etnias mas, assim como as cotas universitárias, encaro apenas como atitudes provisórias pra ir se abrindo cada vez mais espaço na mente coletiva.

Não consigo ser pessimista com relação ao combate contra o racismo. Mesmo com um tremendo ganho de sutileza e pouco enfraquecimento no mesmo, isso por si só já é um sinal de progresso.
Quem tem muita força dificilmente age na surdina, o que vem cada vez mais rolando, seja no mercado de trabalho, seja na mídia.

Eventualmente (em escala histórica), isso vai ser um problema do passado, e a humanidade vai estar muito ocupada (e entretida, bem verdade) com novas questões sociais pra se lembrar devidamente disso.
 
Cientifiamente falando não se chegou a nenhum conceito de raça para o ser humano, e como foi muito bem dito há o conceito de etinias, e mesmo este já apresenta falhas devido ao alto grau de miscigenação nas diversas regiões do globo.

Honestamente, pra mim não importa o que dizem cientistas, darwinistas ou racistas, a humanidade é uma só e todos temos mais em comum do que supomos de modo que prefiro amar todos como meus iguais a perder tempo e amizades verdadeiras olhando cor da pele, dos olhos ou tipo fisico. Se fossemos todos iguaizinhos como queria Hitler esse mundo não ia ter a menor graça, nem valeria a pena namorar (rsrs)
Graças ao criador pelas pequenas diferenças!
E que o homem aprenda a ver beleza e a compreeder que cor da pele não é nada em face da alma e do carater.

Bjs a todos
 
Fox disse:
E porque você acha que o racismo está ligado ao que é explícito?

E eu não acho. Até em algum dos meus posts anteriores eu disse que acho até o contrário, na maioria das vezes.

Ka Bral o Negro disse:
Para mim, mas parecem feias pulseiras de plástico vagabundo - ou seja lá qual for aquele material; nunca toquei numa daquelas.

Sim, plástico. Acho. Já toquei nelas. rs. Mas não comprei. Apenas conheço muita gente que usa. De todos os significados possíveis. o.o'
 
Eu posso estar errada ou sendo intolerante, mas eu não compraria uma daquelas puserinhas, não confio que seja uma campanha séria, nem que os fundos estejam destinados a ajudar a quem precisa. Tenho muita desconfiaça dessas "iniciativas" que envolvem tanto dinherior, e o material é muito vagabundo, o preço muito alto. Prefiro fazer algo mais produtivo como trabalhar com meus alunos o respeito sem fazer distinção de cor ou de credo por somos todos filhos de um só criador "pra quem crê em Deus" e para quem não crê Todos viemos do mesmo coacervato, temos os mesmos ancestrais no coração da africa de onde vem as chamdas pelos cientisas as EVAS MITOCONDRIAIS de quem todos temos traços genéticos em nossas mitocondrias.
Ou seja, não importa nossa origem seja ela deus ou um coacervato (o que não exclui a mão de deus a meu ver) todos merecemos o mesmo respeito. Não é uma pulsceira que vai ensiar isso, mas apesar de eu não confiar na campanha já é alguma coisa.
 
Evas Mitocôndrias... :lol:


Desculpe, achei engraçado. :D

Li um artigo interessante acerca duma explicação convincente do "atraso tecnológico" africano. Posto outro dia, estou com preguiça :jornal:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo