• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evolução nos esportes - Contra ou a favor??

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Taí um assunto que sempre rende alguma pôlemica. Vc é a favor da evolução nos esportes??

Alguns exemplos:

LIBERAL (VOLEIBOL)-> Pra mim ficou MUITO melhor, do que disputado 10, 20 anos atrás com a regra de todos os sets serem disputados com pontos corridos, poder defender a bola com os pés e extinção da queima do saque quando a bola toca a rede.

O tempo de jogo ficou menor e nem por isso deixou de ser um esporte dinâmico e emocionante. Antigamente com a regra da vantagem levava-se quase uma hora pra decidir um único set e era um tédio total assistir pela TV.

AINDA CONSERVADOR (FUTEBOL)-> Usar o Spray na barreira aqui no Brasil e informar o tempo de desconto foram mundanças muito tímidas. O esporte mais popular do mundo merece inovar muito mais, sem prejuízo algum ao espetáculo.

TOTALMENTE CONSERVADOR (TÊNIS)-> Por ser o mais conservador dos esportes, desde a cor do uniforme em Wimbledon e uando pontuações que só agradam inglês (15,30, 40) este deveria ser totalmente revisto como foi o vôlei e assim não seria um esporte tão chato pra exibição na TV.
 
Existem coisas que são características do próprio esporte, como é o caso do tênis. Mas acho que am alguns, até poderia se haver algumas mudanças.

Mas não quer dizer que a mudança vá melhorar, pois às vezes fica pior. No caso do volei, a mudança deixou o esporte mais forte, mas menos técnico. Antes, a técnica sobressaia, hoje a força é quem manda.
 
As mudançás no vôlei foram muito boas, e como o Edrahil disse, deixaram o esporte mais forte e menos técnico - o que é ruim. E acrescento mais: o vôlei ganhou dinamismo com a mudança da vantagem para pontos corridos, da extinção doo saque queimado, etc e etc. Foi uma mudança que deu muito certo, até mesmo porque não tinha mais motivo para o esporte continuar do jeito que era jogado.

Quanto ao futebol, já tivemos mudanças significativas, como uma na regra do impedimento passivo, que não existe mais, ou coisa assim. Aqui no Brasil, tem o spray que auxilia muito a arbitragem, mas ainda tem que evoluir mais, muito mais.

O basquete também sofreu mudanaças. Na regra antiga, bola presa tinha de ser resolvida com o pulo dos dois jogadores que disputaram a bola no lance anterior; atualmente, não tem mais o pulo, fazendo com que a posse de bola passe para o time do jogador que estava dentro do campo de seu time.


Agora, existe um outro tipo de evolução, que é o em relação ao material esportivo. Esse sim também deve ser muito discutido, pois vejam bem o caso da natação:

Antigamente, os homens nadavam de sunga e mulheres de maiô. Hoje me dia, usam roupas hidrodinâmicas, como a do Thopre, que imita a pele de um tubarão. Isso reflete no rendimento do atleta, tanto que em Sydney, quando essas roupas surgiram de vez, quem nadou de sunga dançou, enquanto quem nadou com as roupas hidrodinâmicas, saiu na vantagem.
 
Antigamente, os homens nadavam de sunga e mulheres de maiô. Hoje me dia, usam roupas hidrodinâmicas, como a do Thopre, que imita a pele de um tubarão. Isso reflete no rendimento do atleta, tanto que em Sydney, quando essas roupas surgiram de vez, quem nadou de sunga dançou, enquanto quem nadou com as roupas hidrodinâmicas, saiu na vantagem

Isso é muito relativo....O nadador mais rapido do mundo é o Alexander Popov, que sempre nadou de sunga. Eu li uma matéria que dizia que a única modalidade em que a vestimenta do atleta REALMENTE infuencia no desempenho é o ciclismo de velocidade.
Os melhores atletas do mundo usam as roupas mais "modernas". Mérito da roupa ou do atleta? Prefiro acreditar na segunda opção....
 
Eu não gostei mesmo da mudança ocorrida no Volei. Sim, o esporte ficou mais dinâmico, mas perdeu em técnica. Eu sempre adorei ver jogos de Volei, e nunca foi um problema ver partidas longas, mas eu tenho certeza que isso desagradava as emissoras que transmitem os jogos. Na minha opinião o maior beneficiado com essa mudança foram elas. Eu não posso afirmar que isso ocorreu por uma pressão delas, mas é um fato a ser considerado.

A respeito de mudanças no futebol, sou a favor daquelas que não influam na essencia do esporte, como ocorreu no Volei.

No caso do tenis, não consigo imaginar muitas mudanças possiveis que não alterem as carecteristicas básicas do jogo. Tenis é isso mesmo, partidas longas e exaustivas, onde vence aquele que, não apenas é o melhor, mas tem mais regularidade e controle emocional.
 
Eu acho que o vôlei teve mais ganhos do que perdas. Sem dúvida o fator tempo, atende muito bem os interesses da TV, mas todos se esquecem do aspecto desgaste físico que é muito importante também.

Eu vi a pouco tempo atrás na Sportv uma reportagem com um fisiologista que afirmou que se a jogadora Ana Moser tivesse jogado toda sua carreira no novo sistema, além de não ter sofrido tantas cirurgias no joelho, ela poderia ter adiado o fim da carreira até por mais uma Olímpiada.

Taí um bom motivo pra analisar e ver que entre prós e contras existe a necessidade de evoluir sempre.
 
Mudar só por mudar não tem sentido. Já foram feitos testes e mais testes no futebol e verificou-se que as regras básicas em si são mesmo as melhores (duração, campo, jogadores), mudam os detalhes e isso tem mudado sempre.
 
Eu jogo tenis e achu q não tem nd a ver essa contagem de 15, 30, e 40... mas regra é regra e agente aprende...

Isso é só por tradição. Se contassem 1,2,3 e 4 não faria nenhuma diferença na prática.
 
Murtáchi disse:
Eu jogo tenis e achu q não tem nd a ver essa contagem de 15, 30, e 40... mas regra é regra e agente aprende...

Isso é só por tradição. Se contassem 1,2,3 e 4 não faria nenhuma diferença na prática.

O tênis muitas vezes me irrita por ser conservador demais e se permitisse mudanças sutis poderia ser muito mais popular do que já é.

O torneio de Wimbledon bem que poderia ter um piso adaptado aos padrões atuais, mas insiste em ser o único em grama, todos os tenistas tem que jogar de branco e sempre é disputado na época mais chuvosa da Inglaterra o que provoca desgaste e muitos adiamentos de partidas. Frescuras que são só pra inglês mesmo.
 
O torneio de Wimbledon bem que poderia ter um piso adaptado aos padrões atuais, mas insiste em ser o único em grama, todos os tenistas tem que jogar de branco e sempre é disputado na época mais chuvosa da Inglaterra o que provoca desgaste e muitos adiamentos de partidas. Frescuras que são só pra inglês mesmo.
tradição é tradição...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo