• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Etnias na Terra-Média?

Esgaroth

Porque fazer 1 filme? FAÇA 3
Assistindo a trilogia de filmes de SdA, pude perceber que so aparecem PESSOAS BRANCAS em todos os três filmes. E isso se aplica a todas as raças: homens, elfos, hobbits etc. Isso até faz sentido, pois o Oeste de Endor corresponde a Europa, e que tipo de pessoas vivem na Europa?

Mas eu fui assistir mais uma vez a Desolação de Smaug (O Hobbit) e consegui ver, pela primeira vez, NÃO-BRANCOS na Terra-Média, mais precisamente na Cidade do Lago. isso mesmo. Peter Jackson resolveu dar uma diversificada no filme e colocou aquela galera. Faz até sentido ter uns japoneses ali, pois a Cidade do Lago fica perto de Rhûn, e este é habitado por "asiáticos". Mas haviam muitos negros ali, e na Terra-Média os negros vivem apenas no Harad Distante, que fica beeem longe da Cidade do Lago.

Voltando ao assunto. Existem sim negros e asiáticos na Terra-Média, e eles fazem parte da raça dos homens. Mas estes vivem apenas, respectivamente, no Harad e em Rhûn. Mas eu queria saber mesmo é se existem ELFOS e ANÕES de outras etnias.

Pois se os homens são tão diversificados, porque os outros povos também não podem ser? Afinal, fora Eru que os criara. Ou seja, a mesma mão que fez os elfos, fez os humanos também. Então existem elfos japoneses?
 
De onde vem toda essa certeza de que existem asiáticos na Terra-média? Que eu saiba, somente o povo de Harad é que é descrito claramente como de outra etnia, sendo eles de pele escura.
 
De onde vem toda essa certeza de que existem asiáticos na Terra-média? Que eu saiba, somente o povo de Harad é que é descrito claramente como de outra etnia, sendo eles de pele escura.
Eu não acho que Tolkien iria descartar outras "raças humanas".
 
Hmmm... Eu também acredito ter visto a mesma cena nos filmes e minha reação foi a de observar que há tendência de PJ tomar um rumo próprio para fazer uma "licença poética" em cima do livro e aplicar suas próprias idéias contemporâneas, sem pensar muito, nas conseqüências para um mundo como aquele.

Historicamente a Cidade do Lago de nenhum modo era uma cidade comum com variedade étnica como o filme faz parecer. Não teria variedade como uma cidade moderna, uma São Paulo nem uma cidade antiga cosmopolita, uma Roma antiga, na verdade seria uma cidade ancestral numa era muito mais antiga e de difícil acesso dos primeiros povoadores do mundo, muito mais homogênea e uniforme em sangue.

Penso que quando se fala em uma cidade de homens, no extremo norte, que possui comércio com elfos já temos uma noção real do caráter único e separado em relação a qualquer grupamento humano incluindo os mais avançados que eram as pessoas de Gondor.

Ou seja, a tendência é que o povo de Bard fosse uma cidade atípica, mas com tendência "purista" por força de circunstâncias (até porque divida parentesco com o povo de Rohan e dos quais eram também ligados com sangue as 3 casas dos homens, com contato insuficiente com o sul a ponto de haver a diversidade proposta por PJ.

Encontrar uma cidade de homens com relações com elfos e anões era na verdade mais que difícil, mesmo sendo uma cidade de comércio. Eles estavam próximos de duas comunidades élficas tidos como lendárias e secretas (uma a leste e outra ao sul) e relativamente perto de uma de anões (colinas de ferro). Seu comércio também era absorvido pelos colonos humanos da floresta das trevas e o alcance da influência não devia ir muito mais além devido às dificuldades de locomoção da época. Seus membros também seriam de longe mais avançados do que os primitivos povos do leste.

Quero dizer, na minha opinião se PJ fosse seguir o livro à risca a cidade teria apenas pessoas brancas com pouca diferença física (tipo comparando alemães com ingleses) e a cidade ser um "acidente" isolado no norte sem laços suficientes para ter pessoas tão estranhas de outras regiões. No máximo haveria na cidade outras pessoas de outras regiões próximas (mas moralmente abaixo de homens médios) comerciando com vilas mais a leste e ao sul.
 
Última edição:
Eu não acho que Tolkien iria descartar outras "raças humanas".

Você pode não achar isso, mas não há evidência nenhuma sobre essa possibilidade. Só sabemos que os homens do leste e sul tem pele escura.
** Posts duplicados combinados **
Eu não acho que Tolkien iria descartar outras "raças humanas".

Você pode não achar isso, mas não há evidência nenhuma sobre essa possibilidade. Só sabemos que os homens do leste e sul tem pele escura.
 
Eu não acho que Tolkien iria descartar outras "raças humanas".

Tolkien nunca "descartou" outras etnias humanas. Os humanos, em Arda, diferente dos elfos, eram muito diversificados e suas características variavam de acordo com a região que viviam. As principais histórias dos livros são narrados no noroeste do continente (Beleriand, Eriador, Rhovanion e Gondor), regiões que, em aspectos climáticos e culturais, seriam semelhantes a Europa. Além disso, é dito que os homens do oeste são odiados pelos do leste e do sul, e, sendo inimigos, dificilmente haveria significativo miscigenamento ou migrações entre eles.

Existem trechos n'O Retorno do Rei que descrevem os povos de Harad como morenos, e é provável que existam outros povos humanos com características semelhantes as etnias que conhecemos hoje, porém eles não se envolvem, com exceção dos invasores e aliados de Morgoth e depois de Sauron, com os eventos do oeste, que são o núcleo de toda a história.

Quanto aos elfos, diante do que é dito no Silmarillion e em outros escritos, Tolkien parece tê-los pensado como uma raça mais homogênea que a humana, e ele os descreve como "tendo pele clara e, em sua maioria, cabelos escuros, exceto os Vanyar e a Casa Dourada de Finarfin".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo