• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

espaco-tempo

Danilo

Usuário
Tenho uma duvida martelando a muito tempo.
Existe alguma relacao entre o espaco-tempo nas historias de Tolkien com o nosso espaco-tempo?
Esclareco: Se as historias se passam no planeta Terra e em que epoca de nossa historia? Tolkien da varias pistas sobre isso em algumas passagens, mas em outras ele "despista" essa conclusao.
O que voces acham?
 
Para Tolkien a história se passa no nosso planeta mesmo , há 7000 anos.

"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."
 
tb estava com esta duvida algum tempo atras.. mesmo sabendo a verdade, tento pensar como se fosse em outra dimensão ou algo assim...

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
poizeh... eu tbm havia pensado nisso... agora eu confirmei oq eu pensava... ateh q tem sentido...

§Also known as maddest§
 
quote:
tb estava com esta duvida algum tempo atras.. mesmo sabendo a verdade, tento pensar como se fosse em outra dimensão ou algo assim...

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."




Eu tb pensava ssim. Daí o Deriel disse que se passava aqui na Terra mesmo, só que há bastante tempo atrás...

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Opa!!!
Na Terra mesmo???
Veja as contradicoes. Tolkien, sabidamente, era catolico atuante. Porem, ele explica a formacao do nosso Planeta completamente diferente da sua propria religiao. Situe isso na epoca em que o livro foi lancado. Que situacao, hein??
Mas, provas dão a entender que se passa na Terra mesmo. O que mais me impressiona é a questao do Olifante (existe algum topico sobre esse assunto??). Trata-se de um Mamute ou um Mastodonte, talvez. Nos Anais dos Reis e Governantes, apos a partida dos Elfos para o mar, Tolkien escreve que os somente os homens restaram na Terra-Média. Fatos esses que levam a crer se tratar de nosso planeta.



Edited by - Danilo on 07 October 2001 22:07:00
 
Tolkien criou uma MITOLOGIA, e portanto é uma história passada do nosso planeta. O Olifante era um mamute mesmo. Acho que Tolkien não diz que só restaram HOMENS na Terra-Média. No começo do HOBBIT, Tolkien conta sobre os hobbits e fala que ainda hoje existem hobbits, mas que eles se escondem e nunca são vistos (a não ser talvez pela Xuxa...).

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Putz, estou sem O Hobbit aqui pra confirmar, mas tambem acho que me expressei mal.
Tolkien diz, que de todas aquelas raças, a do Homem foi a única que resistiu na Terra Média. Vou localizar onde esta no livro e vou postar aqui.
 
no começo do forum uma das minhas primeiras perguntas num topico foi essa (agora ja apagaram)... dai perguntei na epoca para o mago e ele respondeu:

MAgo, esclareça minha duvida que naum eh muito importante mas acho ela relevante... Uma questão que eu gostaria de saber eh se a terra retratada por tolkien eh a terra no qual vivemos mas em outra dimensão ou nessa agora ou ainda um outro orbi totalmente fora do sistema no qual vivemos?
Autor: Mystlink
Data: 25/07/2001



Arda, o mundo retratado por Tolkien em seus livros, do qual a Terra Média é uma parte, é o nosso mundo a Terra, num passado remoto antes que uma modificação transformasse a Terra- Média nos continentes do Velho Mundo e completasse a tranformação do mundo do Tolkien naquele em que vivemos hoje.

Parte das alterações causadoras dessa metamorfose já haviam acontecido antes do Senhor dos Anéis, no fim da Segunda Era, quando "novas terras" foram criadas no Oeste para substituir Aman e Tol Erëssea que foram retirados dos círculos do mundo ( feito redondo nessa mesma ocasião).

As circunstâncias exatas das mudanças posteriores ( ocorridas após o fim do Senhor dos Anéis) nunca foram explicadas por Tolkien e, ao que tudo indica, infelizmente, não foram alvo de muita consideração por parte dele que sempre achou as implicações geográfico- geológicas da identidade entre Arda e a Terra de importância secundária para a sua mitologia.

_______

depois como o bombadil falou o deriel complementou.... por isso que disse que mesmo sabendo da verdade, tento pensar em uma outra dimensão...



aqui tb há uma entrevista feita pelo proprio tolkien no qual ele fala, dentre outras coisas, disso
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Tolkien/Tolkien Interview 1971.htm

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Olá
Tb tenho mtas dúvidas sobre isso, mas o fato de pensar q Tolkien narra sua História no nosso mundo me dá arrepios!!! =)
Mas soh uma observação, alguem disse q apesar do Mestre ter sido Católico , oq ele escreveu sobre a criaçao do munso num tem nada a ver c/ a crença dele, eu discordo, pois Havi Eru o único, isso lebra Deus, o único , Havia os Vala p/ Adora-lo e Criar canções a Eru, isso lembra totalmente oq a Biblia diz sobre os Anjos q Faziam músiks p/ Adorar Deus e Houve o Anjo da Luz q se Corrompeu e Caiu (Lucifer), Isso não lembra um amiguinho Chamado Melkor?! ...Talvez eu esteja viajando ..de novo ahaha ... Abraços..!

..."Elen síla lúmenn omentielvo"...
 
Oi... Ops, cometi uma gafe ...disse q Eru criou os Vala p/ Adora-lo, acho q o certo seria os Ainur p/ Fazer as canções ... Nossa to confuso.... Abraços..!

..."Elen síla lúmenn omentielvo"...
 
O que eu quiz dizer, Silmaril, é que qualquer interpretacao diferente da Biblia, pra epoca em que o livro foi escrito, nao era bem-vinda.
 
Gente, o livro não tem nem 50 anos! É menos de meio século :) 1954 ele foi lançado!

"a época em que o livro foi escrito" parace que ele é da Idade Média.
 
Mesmo assim, Grande Eru...
Lembre-se que que a Igreja Catolica só perdoou Galileu a 10 anos atras....
 
Vcs estão exagerando... 50 anos trás era época do Vaticano II, liberalização dos costumes dentro da Igreja

:)
 
Pois é, 50 anos atrás não mais se queimava gente nas fogueiras

--------------------
"Eu não conheço metade de vocês como gostaria; e gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem."
 
Amigos,
Jamais a Igreja iria queimar alguem em pleno século XX.
E outra, o que é liberação dos costumes da Igreja?? Censurar " Je Vous Salue Marie"??
Voces realmente acreditam que seria facil para Tolkien dizer abertamente que era uma interpretacao da criação do mundo o que ele havia escrito? Chamar de Mitologia seria bem mais fácil, nâo?
 
Na entrevista citada pelo Mystlink, Tolkien diz que é a nossa terra em um plano imaginário... não no nosso plano, o plano real, há muito tempo atrás, por isso não pode ser encarado como uma interpetração da bíblia, além do que ele gostava de ressaltar que suas histórias não são alegorias.



Edited by - Nienna_ on 09 October 2001 21:28:46
 
isso ta me lembrando conan o barbaro...
eu acho que é normal os escritores de fantasia dizerem que é a terra em uma dimenção diferente pra num dar problemas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo