no começo do forum uma das minhas primeiras perguntas num topico foi essa (agora ja apagaram)... dai perguntei na epoca para o mago e ele respondeu:
MAgo, esclareça minha duvida que naum eh muito importante mas acho ela relevante... Uma questão que eu gostaria de saber eh se a terra retratada por tolkien eh a terra no qual vivemos mas em outra dimensão ou nessa agora ou ainda um outro orbi totalmente fora do sistema no qual vivemos?
Autor: Mystlink
Data: 25/07/2001
Arda, o mundo retratado por Tolkien em seus livros, do qual a Terra Média é uma parte, é o nosso mundo a Terra, num passado remoto antes que uma modificação transformasse a Terra- Média nos continentes do Velho Mundo e completasse a tranformação do mundo do Tolkien naquele em que vivemos hoje.
Parte das alterações causadoras dessa metamorfose já haviam acontecido antes do Senhor dos Anéis, no fim da Segunda Era, quando "novas terras" foram criadas no Oeste para substituir Aman e Tol Erëssea que foram retirados dos círculos do mundo ( feito redondo nessa mesma ocasião).
As circunstâncias exatas das mudanças posteriores ( ocorridas após o fim do Senhor dos Anéis) nunca foram explicadas por Tolkien e, ao que tudo indica, infelizmente, não foram alvo de muita consideração por parte dele que sempre achou as implicações geográfico- geológicas da identidade entre Arda e a Terra de importância secundária para a sua mitologia.
_______
depois como o bombadil falou o deriel complementou.... por isso que disse que mesmo sabendo da verdade, tento pensar em uma outra dimensão...
aqui tb há uma entrevista feita pelo proprio tolkien no qual ele fala, dentre outras coisas, disso
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Tolkien/Tolkien Interview 1971.htm
Mystlink
"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."