Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
não entendi muito bem a sua pergunta, mas vou tentar responder.
Smeagol foi seduzido imediatamente pelo anel.
smeagol era do povo do rio, um povo antigop, não muito diferente dos hobbits.
mas não resistiu ao anel tanto quanto Bilbo ou Frodo
não sei aonda está o errom que você aponta, mas se for sobre Bilbo e Frodo resistirem, e Smeagol não, lembre-se que eles não eram da mesma raça. smeagol não era um hobbit.
se fosse assim, seria um erro os humanos cederem ao poder do anel, visto que os hobbits são como uma "sub-raça" (por falta de termos melhores em minha memória) deles.
espero ter ajudado.
Laurelin disse:Sméagol já tinha um mal escondido dentro de si.
Digamos que ele nunca tivesse encontrado o Um; mesmo assim acho que ele seria capaz de cometer um ato ruim por algo que o interessasse.
E foi daí que o Um Anel pode tirar vantagem sobre ele.
Em partes eu concordo com o Minos.
O anel exerce o mesmo poder sobre qualquer um, independentemente da raça. O que aconteçe é que cada um possuí uma força interior diferente e isso pode tardar o corrompimento dele pelo anel.
Em partes eu concordo com o Minos.
O anel exerce o mesmo poder sobre qualquer um, independentemente da raça. O que aconteçe é que cada um possuí uma força interior diferente e isso pode tardar o corrompimento dele pelo anel.
Exatamente. Tudo está relacionado à questões de caráter e maturidade interior.Como eu disse, Bilbo e Frodo eram simples e humildes. Uma coisa que eles não fariam era matar, mesmo que fosse pelo Um.
Não se pode dizer que "resistente ao poder do anel" seja uma característica intrínseca aos hobbits. E quanto a "corajosos por natureza", tenho minhas dúvidas. Os hobbits eram seres pacatos, preferindo a vida mansa, isenta de perturbações. Mas, de fato, Frodo resistiu bem ao Anel. Mas também acabou por sucumbir a ele posteriormente.
Salientando que definitivamente não foi um erro de Tolkien. Ele diz em uma das cartas (não me recordo qual) que nenhum ser que habitava a Terra Média seria capaz de destruir o Anel, ou seja, ninguém na Terra Média poderia resistir a ele.
Sméagol ficou séculos sob a influência do Anel, então seu caso era mais crítico. E ainda que não o tivesse possuído por tanto tempo, também ele não teria forças para resisti-lo. Um primeiro indício é que só pra conseguir o Anel ele matou Déagol...
Ele diz em uma das cartas (não me recordo qual) que nenhum ser que habitava a Terra Média seria capaz de destruir o Anel, ou seja, ninguém na Terra Média poderia resistir a ele.
De fato e concordo com isso, até por que já ouvi batos em outros tópicos a respeito disso. Mas o que Tolkien não falou foi o tempo de corrupção pelo Anel, poderia durar anos, ou poderia durar minutos...Salientando que definitivamente não foi um erro de Tolkien. Ele diz em uma das cartas (não me recordo qual) que nenhum ser que habitava a Terra Média seria capaz de destruir o Anel, ou seja, ninguém na Terra Média poderia resistir a ele.
Eu acho que a diferença entre Frodo e Sméagol é o seguinte:
¹O Sméagol já tinha algum mau interior e o Anel de poder se aproveitou dessa falha e seduziu Sméagol de imediato, e digamos que ele não fez um uso apropriado do anel, usando para fins maléficos.
Agora Frodo recebeu o anel é quase não o utilizava, mas digamos que ele não conseguia se separar do seu pequeno tesouro. A posseção do Anel foi menos intensa em Frodo do que em Sméagol.
²No caso da destruição do anel, quando Frodo chegou nas beira do fogo e estava prestes a joga -lo, o anel exerceu sobre frodo a maior parte de seu poder para evitar que ele o destruísse. Assim conseguindo possui - lo completamente fazendo Frodo reivindicar o Um para ele.
Agora Sméagol só caiu por que ele foi com muita sede ao pote, creio que ³ele agiu num ato de desespero e não tinha ninguem para impedi - lo de agir assim.
Eles tinham personalidades diferentes.Sméagol não hesitou em matar o próprio amigo para conseguir o anel, já Bilbo e Frodo decidiram poupar a vida do próprio Sméagol, o que se revelou uma atitude correta.Tolkien pensava que aqueles que têm uma tendência a não terem princípios,como o respeito á terceiros, eram mais fracos do que os de mais virtudes. Essa falta de caráter de Gollum contribuiu para sua precoce derrocada.
Também, Gollum não sabia muita coisa sobre o Um, no momento em que o achou, embora Bilbo também não se dava conta dos malefícios que o anel iria trazer, inicialmente. Mas, Gandalf tratou de aconselhar Frodo e Bilbo. Já, Gollum ,mal se dava conta dos estragos do Um e o continuava desejando.
Frodo teve como missão levar o Um á montanha da perdição, para sua posterior destruição. É claro, que no momento final, o Anel exerceu uma última e terrível influência, deixando Frodo possessivo e este nada pode fazer para se controlar,estando cansado e faminto, além de ferido (a cicatriz continuava doendo após quatro anos depois do episódio no topo do vento). Mas a atitude (dele ter poupado Gollum) o redimiu de um desastre. Bilbo também ficou possessivo, após longos anos da sutil influência do anel, que ele não se desgrudava. Mas eles tiveram um final mais feliz por terem conseguido ser fiéis aos seus princípios até o fim, ao contrário de Sméagol,que apunhalou pelas costas para conseguir o que queria.
Isso mostra o quanto as diferenças de conduta mudam o decorrer da história.