• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Erro de tolkien?

horang

Usuário
Na trilogia do anel, o Gandalf escolhe o frodo porque e um hobitt: resistente ao poder do anel, e corajoso por naturesa.
Entao porque caio o smeagol no poder do anel, ele nao resistiu?
 
Não se pode dizer que "resistente ao poder do anel" seja uma característica intrínseca aos hobbits. E quanto a "corajosos por natureza", tenho minhas dúvidas. Os hobbits eram seres pacatos, preferindo a vida mansa, isenta de perturbações. Mas, de fato, Frodo resistiu bem ao Anel. Mas também acabou por sucumbir a ele posteriormente.

Salientando que definitivamente não foi um erro de Tolkien. Ele diz em uma das cartas (não me recordo qual) que nenhum ser que habitava a Terra Média seria capaz de destruir o Anel, ou seja, ninguém na Terra Média poderia resistir a ele.

Sméagol ficou séculos sob a influência do Anel, então seu caso era mais crítico. E ainda que não o tivesse possuído por tanto tempo, também ele não teria forças para resisti-lo. Um primeiro indício é que só pra conseguir o Anel ele matou Déagol...
 
não entendi muito bem a sua pergunta, mas vou tentar responder.

Smeagol foi seduzido imediatamente pelo anel.
smeagol era do povo do rio, um povo antigop, não muito diferente dos hobbits.
mas não resistiu ao anel tanto quanto Bilbo ou Frodo

não sei aonda está o errom que você aponta, mas se for sobre Bilbo e Frodo resistirem, e Smeagol não, lembre-se que eles não eram da mesma raça. smeagol não era um hobbit.
se fosse assim, seria um erro os humanos cederem ao poder do anel, visto que os hobbits são como uma "sub-raça" (por falta de termos melhores em minha memória) deles.

espero ter ajudado.
 
não entendi muito bem a sua pergunta, mas vou tentar responder.

Smeagol foi seduzido imediatamente pelo anel.
smeagol era do povo do rio, um povo antigop, não muito diferente dos hobbits.
mas não resistiu ao anel tanto quanto Bilbo ou Frodo

não sei aonda está o errom que você aponta, mas se for sobre Bilbo e Frodo resistirem, e Smeagol não, lembre-se que eles não eram da mesma raça. smeagol não era um hobbit.
se fosse assim, seria um erro os humanos cederem ao poder do anel, visto que os hobbits são como uma "sub-raça" (por falta de termos melhores em minha memória) deles.

espero ter ajudado.

Não devemos esquecer que não foi somente pela raça, no caso dos hobbits, ou Frodo ser capaz ou não de ser subjulgado pelo anel.
Eu acho que a diferença entre Frodo e Sméagol é o seguinte:
O Sméagol já tinha algum mau interior e o Anel de poder se aproveitou dessa falha e seduziu Sméagol de imediato, e digamos que el não fez um uso apropriado do anel, usando para fins maléficos.
Agora Frodo recebeu o anel é quase não o utilizava, mas digamos que ele não conseguia se separar do seu pequeno tesouro. A posseção do Anel foi menos intensa em Frodo do que em Sméagol.
No caso da destruição do anel, quando Frodo chegou nas beira do fogo e estava prestes a joga -lo, o anel exerceu sobre frodo a maior parte de seu poder para evitar que ele o destruísse. Assim conseguindo possui - lo completamente fazendo Frodo reivindicar o Um para ele.
Agora Sméagol só caiu por que ele foi com muita sede ao pote, creio que ele agiu num ato de desespero e não tinha ninguem para impedi - lo de agir assim.
Creio que con um tempo qualquer criatura da Terra Média poderia ser corrompida pelo poder do anel Dos Elfos a Hobbits.

Não acho que os Hobbits sejam uma Sub Raça só acho que pelos parametros da Terra Média eles sejam novos para alguns povos, e talvés por não gostarem muito do convivio com outras raças da TM.
 
Última edição:
Em partes eu concordo com o Minos.
O anel exerce o mesmo poder sobre qualquer um, independentemente da raça. O que aconteçe é que cada um possuí uma força interior diferente e isso pode tardar o corrompimento dele pelo anel.

Sméagol já tinha um mal escondido dentro de si.
Digamos que ele nunca tivesse encontrado o Um; mesmo assim acho que ele seria capaz de cometer um ato ruim por algo que o interessasse.
E foi daí que o Um Anel pode tirar vantagem sobre ele.

Já Frodo e Bilbo eram mais simples e valorizavam as pessoas, não se importando tanto com o que possuíam. Claro que eles também tinham uma têndencia a sucumbir, tanto que Frodo, no último momento - devido ao Anel estar no lugar onde tinha um poder de corrompimento mais forte - cedeu.

Por isso Tolkien não cometeu erro algum; qualquer criatura podia muito bem ser seduzido e isso depende da probabilidade de isso acontecer com as pessoas, não importando sua raça.
 
E não podemos esquecer também do modo como Smeagol obteu o anel, através de um assassinato. Ele não teve duvidas em matar para ficar com o anel, coisa que Bilbo e Frodo não foram capazes.
 
Sim, sim. Eu não comentei isso diretamente, mas essa parte do meu texto pode explicar ligeiramente isso.
Laurelin disse:
Sméagol já tinha um mal escondido dentro de si.
Digamos que ele nunca tivesse encontrado o Um; mesmo assim acho que ele seria capaz de cometer um ato ruim por algo que o interessasse.
E foi daí que o Um Anel pode tirar vantagem sobre ele.

Como eu disse, Bilbo e Frodo eram simples e humildes. Uma coisa que eles não fariam era matar, mesmo que fosse pelo Um.
 
Em partes eu concordo com o Minos.
O anel exerce o mesmo poder sobre qualquer um, independentemente da raça. O que aconteçe é que cada um possuí uma força interior diferente e isso pode tardar o corrompimento dele pelo anel.

Concordo, isso independe da raça, mas do caráter de cada um que portou o Anel. Seria o caso de ver também a criação de cada um, com que tipo de ambiente eles interagiam e fatores que levaram a ter esse tipo de atitude...Contudo, acredito que tudo isso não será possível xD
 
Em partes eu concordo com o Minos.
O anel exerce o mesmo poder sobre qualquer um, independentemente da raça. O que aconteçe é que cada um possuí uma força interior diferente e isso pode tardar o corrompimento dele pelo anel.
Como eu disse, Bilbo e Frodo eram simples e humildes. Uma coisa que eles não fariam era matar, mesmo que fosse pelo Um.
Exatamente. Tudo está relacionado à questões de caráter e maturidade interior.
Imagina o Um Anel nas não de uma Lobélia Sacola-Bolseiro, por exemplo. :D
 
Não vejo isso como um "erro" de Tolkien.
É como o dinheiro, existem pessoas que são capazes de roubar, matar e afins ao serem tentadas por uma grande fortuna. Porém, isso depende apenas do carácter de cada um. Alguns hesitariam ao ver uma pilha de notas a sua frente com uma placa "proibido mexer", porém, outros, atirariam-se e tentariam levar o máximo possível de notas sem nem pensar.
Desculpem-me se minha comparação estiver errada...
 
Não se pode dizer que "resistente ao poder do anel" seja uma característica intrínseca aos hobbits. E quanto a "corajosos por natureza", tenho minhas dúvidas. Os hobbits eram seres pacatos, preferindo a vida mansa, isenta de perturbações. Mas, de fato, Frodo resistiu bem ao Anel. Mas também acabou por sucumbir a ele posteriormente.

Salientando que definitivamente não foi um erro de Tolkien. Ele diz em uma das cartas (não me recordo qual) que nenhum ser que habitava a Terra Média seria capaz de destruir o Anel, ou seja, ninguém na Terra Média poderia resistir a ele.

Sméagol ficou séculos sob a influência do Anel, então seu caso era mais crítico. E ainda que não o tivesse possuído por tanto tempo, também ele não teria forças para resisti-lo. Um primeiro indício é que só pra conseguir o Anel ele matou Déagol...

Eu não sabia disso! 8-O Interessante!

Quanto á Gollum, é o que todo mundo já colocou. Gollum permaneceu durante muito tempo com o Anel e tal...
Mas a sua imensa fraquesa se revela no momento em que encontrou o Anel, matando seu amigo.
Não acho que Bilbo teria matado por ele de inicio, ao apenas olhar para ele, se houvesse alguma ameaça. Muito menos Frodo.
 
Bom, pelo que entendi Gandalf não escolheu Frodo para a missão de destruir o anel, mas sim o apoiou, ciente da condição que Frodo era naquele momento o portador do anel.
Sméagol não era um Hobbit como Frodo e os outros, era um ancestral dos Hobbtis, talvez por isso tenha cedido ao poder do anel inicialmete (logo que o achou).
 
Ele diz em uma das cartas (não me recordo qual) que nenhum ser que habitava a Terra Média seria capaz de destruir o Anel, ou seja, ninguém na Terra Média poderia resistir a ele.

Exatamente, Frodo não foi escolhido apenas por ser um Hobbit, Gandalf acreditava que Frodo poderia levar sua tarefa até fim, acreditando que este possuiam qualidades nobres. Frodo só conseguiu descobrí-las à medida que carregava o anel.

Uma das intenções de Tolkien ao colocar Frodo como portador era demonstrar que não é preciso ser forte, ágil, especial, um Herói perfeito. Tolkien e sua genialidade quebraram essa regra, para que os leitores se identificassem com ele.

Frodo foi escolhido por suas qualidades (que nem ele mesmo sabia que possuia) já que em Bolsão tentara se livrar do Anel, não desejava carregá-lo. Mas, concluiu sua missão com magnífico êxito.
 
Salientando que definitivamente não foi um erro de Tolkien. Ele diz em uma das cartas (não me recordo qual) que nenhum ser que habitava a Terra Média seria capaz de destruir o Anel, ou seja, ninguém na Terra Média poderia resistir a ele.
De fato e concordo com isso, até por que já ouvi batos em outros tópicos a respeito disso. Mas o que Tolkien não falou foi o tempo de corrupção pelo Anel, poderia durar anos, ou poderia durar minutos...
O fator que podemos propor é o carater do individuo que possui o Um, mas quanto isso também é suspeito, afinal nem mesmo Gandalf tinha corgem de pega-lo.
Penso que quando Gandalf instiga Frogo para tal missão ele está apenas tendo esperanças, só isso, pois Gandalf percebeu que se Bilbo não fora totalmente corrompido pelo Um, Frodo também não seria...
O Carater de Fodo então é posto a prova, quando ele recebe a missão de destruir o Um, e vimos que nessa prova ele não passou, já que ele não consegue (sozinho) tal feito, precisou da "ajuda", de Gollum para poder destrui-lo.
Quanto a Gollun, bem ele viveu quase 500 anos em uma caverna escura comendo peixe cru, se você ficasse tanto tempo assim estaria até falando sozinho... sorte a dele que ele tinha um Anel do Poder:D
 
Tolkien disse que nenhum sere era capaz de destrui-lo mas nao implica que nao conseguissem resistir.
Tom bombadil era imune ao poder mas sentia-o
 
Creio que o erro foi de Gandalf em subestimar a resitência dos hobbits do Condado, especialmente de Frodo. A princípio, o Istari pensou em utilizar Frodo somente para retirar o Anel do Condado, pois os Nazgûl já estavam rondando o local e ele não tinha tempo para convocar os Guardiões ou elfos de Valfenda. Ele cogitou em utilizar Bilbo, mas o ladrão Lá e De Volta Outra Vez já estava com 100 anos e calhou de seu sobrinho ocupar o lugar do tio para atravessar o Condado com sua discrição típica dos hobbits e levar o Um até Valfenda.

Esta era a missão de Frodo, Gandalf não esperava que ele assumisse a difícil tarefa de destruir a obra de Sauron em sua câmara em Orodruin.
 
Eu acho que a diferença entre Frodo e Sméagol é o seguinte:
¹O Sméagol já tinha algum mau interior e o Anel de poder se aproveitou dessa falha e seduziu Sméagol de imediato, e digamos que ele não fez um uso apropriado do anel, usando para fins maléficos.
Agora Frodo recebeu o anel é quase não o utilizava, mas digamos que ele não conseguia se separar do seu pequeno tesouro. A posseção do Anel foi menos intensa em Frodo do que em Sméagol.
²No caso da destruição do anel, quando Frodo chegou nas beira do fogo e estava prestes a joga -lo, o anel exerceu sobre frodo a maior parte de seu poder para evitar que ele o destruísse. Assim conseguindo possui - lo completamente fazendo Frodo reivindicar o Um para ele.
Agora Sméagol só caiu por que ele foi com muita sede ao pote, creio que ³ele agiu num ato de desespero e não tinha ninguem para impedi - lo de agir assim.

Como foi dito anteriormente por algum usuário em momento alguem Gandalf havia escolhido Frodo para ser o portador; o que ocorreu é que como Frodo era herdeiro de Bilbo e por consequência ele herdou o Um ficou resolvido que ele deveria levar o Um ate Valfenda, onde ante o Conselho eles escolheriam qual destino seria dado ao Um. No ato do conselho como todos devem saber Frodo institintivamente disse que levaria o Um e blá blá blá.

1- Concordo com o Minos em um ponto o Um realmente se aproveitou de uma falha de Gollum, mas não acho que Gollum era uma pessoa má ou ruim; eu gosto de imaginar Gollum como uma criança que snete inveja, não com a intenção de prejudicar alguém e sim com a intenção de ser algo melhor ou querer a vida dessa pessoa para sí. Quando ele e Déagol encontraram o Um ao acaso eu entendi que o Gollum já se encontrava de certa forma inseguro (como se Déagol o ofuscasse) por que aparentemente sua familia e a aldeia não o tratavam bem. Neste momento o Um mostrou-se como um ponto de fuga e que faria ele se sentir bem; ele simplesmente usando uma linguagem bem chula de minha parte, ele simplesmente surtou e num acesso de loucura tomou o Um de Déagol e o matou, só mais tarde ele percebe a gravidade de seu ato. E a partir daí sim ele passou a usar o Um inapropriadamente. Mas não houve até então atos maléficos por parte dele para com outros seres mas somente contra ele mesmo.

2- O caso de Frodo se diferiu do Gollum só em alguns pontos:

- 1º Frodo tinha conhecimento do que realmente era o Um e o que ele poderia causar;
- 2º Desde o primeiro instante ele foi advertido que se usasse o Um atrairia a atenção de Sauron, que o procurava incessantemente;
- 3º Ele sabia que se ele não destruisse o Um ele também não o possuíria, pois Sauron iria recuperá-lo.

Porém assim como aconteceu com Gollum e Bilbo o Um cresceu no pensamento de Frodo; o que mostra que nem ele nem ninguem resistiria ao poder do Um tanto assim, e isso fica claro no momento da "destruição do Anel"

3- Eu sou suspeita pra falar por que sempre acreditei que coisas boas pudessem advir do Gollum, e nem tenho o que acrescentar ao que tu disse.

Enfim o Um tinha vontades próprias e usava dos artificios mais sujos para conseguir o que queria.
Horang disse que o Tom era imune ao poder do Um, eu acredito que ate o Tom assim como Gandalf tinha medo de chegar perto do Anel.

Na minha opiniãonão houve erro. As coisas aconteceram da forma que deviam acontecer, quem quer que possuisse o Um com a intenção de destrui-lo estaria fadado a vê-lo crescer em seu pensamento e virar uma obsessão. Frodo demorou para sucumbir ao poder dele por um simples motivo: Não o usava com frequência...já Gollum...
 
Última edição:
Eles tinham personalidades diferentes.Sméagol não hesitou em matar o próprio amigo para conseguir o anel, já Bilbo e Frodo decidiram poupar a vida do próprio Sméagol, o que se revelou uma atitude correta.Tolkien pensava que aqueles que têm uma tendência a não terem princípios,como o respeito á terceiros, eram mais fracos do que os de mais virtudes. Essa falta de caráter de Gollum contribuiu para sua precoce derrocada.
Também, Gollum não sabia muita coisa sobre o Um, no momento em que o achou, embora Bilbo também não se dava conta dos malefícios que o anel iria trazer, inicialmente. Mas, Gandalf tratou de aconselhar Frodo e Bilbo. Já, Gollum ,mal se dava conta dos estragos do Um e o continuava desejando.
Frodo teve como missão levar o Um á montanha da perdição, para sua posterior destruição. É claro, que no momento final, o Anel exerceu uma última e terrível influência, deixando Frodo possessivo e este nada pode fazer para se controlar,estando cansado e faminto, além de ferido (a cicatriz continuava doendo após quatro anos depois do episódio no topo do vento). Mas a atitude (dele ter poupado Gollum) o redimiu de um desastre. Bilbo também ficou possessivo, após longos anos da sutil influência do anel, que ele não se desgrudava. Mas eles tiveram um final mais feliz por terem conseguido ser fiéis aos seus princípios até o fim, ao contrário de Sméagol,que apunhalou pelas costas para conseguir o que queria.
Isso mostra o quanto as diferenças de conduta mudam o decorrer da história.
 
Eles tinham personalidades diferentes.Sméagol não hesitou em matar o próprio amigo para conseguir o anel, já Bilbo e Frodo decidiram poupar a vida do próprio Sméagol, o que se revelou uma atitude correta.Tolkien pensava que aqueles que têm uma tendência a não terem princípios,como o respeito á terceiros, eram mais fracos do que os de mais virtudes. Essa falta de caráter de Gollum contribuiu para sua precoce derrocada.
Também, Gollum não sabia muita coisa sobre o Um, no momento em que o achou, embora Bilbo também não se dava conta dos malefícios que o anel iria trazer, inicialmente. Mas, Gandalf tratou de aconselhar Frodo e Bilbo. Já, Gollum ,mal se dava conta dos estragos do Um e o continuava desejando.
Frodo teve como missão levar o Um á montanha da perdição, para sua posterior destruição. É claro, que no momento final, o Anel exerceu uma última e terrível influência, deixando Frodo possessivo e este nada pode fazer para se controlar,estando cansado e faminto, além de ferido (a cicatriz continuava doendo após quatro anos depois do episódio no topo do vento). Mas a atitude (dele ter poupado Gollum) o redimiu de um desastre. Bilbo também ficou possessivo, após longos anos da sutil influência do anel, que ele não se desgrudava. Mas eles tiveram um final mais feliz por terem conseguido ser fiéis aos seus princípios até o fim, ao contrário de Sméagol,que apunhalou pelas costas para conseguir o que queria.
Isso mostra o quanto as diferenças de conduta mudam o decorrer da história.

Muito interessante a observação, LunaLumaKimiChimi, Realmente, a conduta dos personagens foi decisiva para o decorrer da história.
Gollum provocou um mal por não saber como agir e é claro que os princípios não eram muito claros para ele. Saiu agindo como um cego, não percebendo o mal que fazia a si mesmo e um pouco aos outros (se bem, que, é claro que ele tinha uma parte boa, mas essa parte ainda não era muito desenvolvida, assim sendo ele acabou sucumbindo definitivamente perante a influência do Um). Isso contribuiu para o destino dele ser tão cruel, ao contrário de alguns que tiveram um contato mais prolongado com o Um.
Aliás,vale lembrar que um Hobbit foi escolhido para completar a missão pois apesar de serem mais aparentados dos homens,são simples em suas ações.Mas, é claro que há diferentes personalidades numa mesma raça.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo