• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Errata do 'O Senhor dos Anéis'

Tork disse:
SEI Q EH FEIO POSTAR DUAS VZS ...

mais uma coisa! Psamatos... compre o cinema e para de encher a gente se gabando q vai pela enézima ver o SdA! pra mim vc naum leu nenhum livro e se acha o maior fã! :x :x

Não sou moderador de fórum... mas isso é mancada grossa com o cara.
Eu, por exemplo vi a FotR 8, TTT 5 e RotK 3 só no cinema. mas isso não quer dizer que não li os livros e que eu só assisti o filme, e muito menos que eu me ache mais fã do que qualquer um
 
Quanto às datas, acho previsível que existam erros. No fim ninguém presta muita atenção nesses detalhes mesmo.

That Gandalf should have taken only ten days from Weathertop to Rivendell does not agree with the dating. He left Weathertop early on 4 October, and if he reached Rivendell three days before Frodo arrived on the 17th, i.e. just under a fortnight from Weathertop, not ten days.



Quanto à besta alada no Anduin, não entendi exatamente a errata:

This incident was retained in FR, but is not explained. The Winged Nazgul had not yet crossed the River.


Não me lembro desta parte, mas há uma contradição aqui:

But the winged Nazgul: not yet, not yet. He won’t let them show themselves across the Great River yet, not too soon. They’re for the War—and other purposes.’ -- TT1 (p. 68) - TT2 (p. 64)
‘Nazgul!’ he cried. ‘The messenger of Mordor. The storm is coming. The Nazgul have crossed the River! -- TT1 (p. 256) - TT2 (p. 237)


Pelo que entendi, era anunciado em As Duas Torres que o nazgûl havia atravessado o Anduin, como era de se esperar para a Guerra anunciada.

Daí lembramos do incidente com uma besta alada às margens do rio, quando Legolas o atingiu com uma flecha e Frodo ainda estava com eles.

Não chega a ser uma errata, só uma afirmação de que naquele incidente o nazgûl estava na outra margem.

:think:



Um erro banal, mas que eu não havia reparado ao ler o livro: Gimli afirma não ter golpeado nada além de madeira desde Moria, mas Legolas havia afirmado antes que os dois mataram a muitos orcs, quando chegou onde estava o corpo de Boromir.

‘We have hunted and slain many Orcs in the woods, but we should have been of more use here. -- TT1 (p. 19) - TT2 (p. 19)
Till now I have hewn naught but wood since I left Moria.’ -- TT1 (p. 177) - TT2 (p. 164)



Aff...
Preguiça de ler o resto.
 
Glorwendel disse:
That Gandalf should have taken only ten days from Weathertop to Rivendell does not agree with the dating. He left Weathertop early on 4 October, and if he reached Rivendell three days before Frodo arrived on the 17th, i.e. just under a fortnight from Weathertop, not ten days.

Essa daí eu percebi que tinha algo estranho mesmo quando eu estava lendo pela segunda vez. Mas nem cheguei a fazer conta, porque eu tava com muita preguiça, hehehe... :mrgreen:
 
Eu tenho preguiça de ler em inglês. :mrgreen: Mas sempre dá pra achar umas coisas dessa no SdA.

Mestre Merry disse:
isso me faz lembrar uma das maiores navalhadas do livro, que é o fato de, em o Hobbit, o anel fazer bilbo ficar invisível, mas deixava sua sombra visível. Tal fato não é citado em o Senhor dos Anéis. Frodo fica invisível por inteiro. E, é claro, nos filmes isso também é esquecido


Realmente isso é até meio estranho, pois se a pessoa fica invisível, como a sombra dela continua a aparecer? :lol:
 
O Hobbit possui muitas passagens que contradizem SdA, mas isso não é por reles "esquecimento" da parte de Tolkien. SdA não havia ainda sido planejado na época em que escreveu O Hobbit, e a vontade de Tolkien por muitos anos foi a de reescrevê-lo, justamente por destoar do restante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo