• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Errata do 'O Senhor dos Anéis'

Deriel

Administrador
Sempre que eu comento que "O Senhor dos Anéis" possui uma errata, de certa forma extensa, desperta-se muito interesse e curiosidade. Pra ser bem exato não existe uma errata oficial, mas sim uma compilação extra-oficial de erros citados por Christopher Tolkien dentro da série The History of Middle-earth feita pelo pessoal da Tolkien Online no longínquo ano de 2000. Segue a tradução do artigo introdutório à errata (a errata em si é bastante longa para ser traduzida, pelo menos por agora):

Tolkien era um perfecionista. Sabemos isso a partir da quantidade de trabalho que está dentro das histórias que todos amamos. Ele nunca foi capaz de terminar o Silmarillion devido ao nível de detalhes que ele precisava.

Muitas pessoas também são ciente de que tanto o Hobbit quanto o Senhor dos Anéis passaram por várias edições onde mudanças significativas foram realizadas em edições mais atuais.

O que muitas pessoas não percebem é que ainda existem muitos erros no Senhor dos Anéis. Um de nossos frequentadores habituais do Messageboard, Halbarad, me envio uma lista de erros que ele compilou enquanto lia a séria The History of Middle Earth.

Nesta série Christopher Tolkien cita muitos erros textuais. Halbarad os compilou em uma lista e enviou a mim. Ele também citou em seu e-mail que ele está certo de que a lista de forma alguma está completa e ele sabe de vários outros erros.

Se acontecer de ver um erro que não está na lista envie-o para Ted@theonering.com ou vá para o Messageboard clicando aqui e postando seu próprio erro. Nós vamos discuti-lo e corrigir nossa errata de Tolkien.


O link original do artigo é Errors in Middle-earth e o link direto para a errata é Lord of the Rings Errata
 
Pô ia ser legal traduzir isso, mesmo que aos poucos...é um material bem interessante mesmo. Alguem sabe o quanto extenso é?
 
Pô ia ser legal traduzir isso, mesmo que aos poucos...é um material bem interessante mesmo. Alguem sabe o quanto extenso é?

Wow, tirou as palavras da minha boca! :lol: Bem que poderiam traduzir, eu nem vou tentar porque o meu Inglês só serve para entender filmes :mrgreen:
Mas o texto já não deve ser muito extenso, porque Tolkien, obviamente, era quase perfeito! :mrgreen:

________
"Home is behind
the world ahead
and there are many paths to tread"
 
isso me faz lembrar uma das maiores navalhadas do livro, que é o fato de, em o Hobbit, o anel fazer bilbo ficar invisível, mas deixava sua sombra visível. Tal fato não é citado em o Senhor dos Anéis. Frodo fica invisível por inteiro. E, é claro, nos filmes isso também é esquecido
 
Bem lembrado Mestre Merry... mas era MUITA coisa para o Tolkien guardar....

Q chato...... vô vê amanhã o filme pela quinta vez.... oh vida cruel.... :mrgreen:
 
Como já disse Psamtos: "é muita coisa pro Tolkien guardar"
Mas o que isso importa? O que são esses eros perante a majestade das ciações de Mestre Tolkien? Devemos nos lembrar da trama, da criatividade e de outras várias qualidades de suas obras. O erros? Os erros nós ignoramos, afinal só os elfos não erram e Tolkien não era um elfo! :wink:
 
Snaga disse:
Como já disse Psamtos: "é muita coisa pro Tolkien guardar"
Mas o que isso importa? O que são esses eros perante a majestade das ciações de Mestre Tolkien? Devemos nos lembrar da trama, da criatividade e de outras várias qualidades de suas obras. O erros? Os erros nós ignoramos, afinal só os elfos não erram e Tolkien não era um elfo! :wink:

Perfeitamente sr.Snaga! Tolkien eh um genio, brilhante! sem ele naum existiria livros sensacionais como sda, hobbit, home, silma etc.!
devemos esqcer o lado negativo, e sim ver o lado positivo e entender como um unico homem construiu um universo q nos leva a gastar nosso rico dinheirinho com livros, cinema e action figures!
TOLKIEN ROX!!!! :wink:
 
SEI Q EH FEIO POSTAR DUAS VZS ...

mais uma coisa! Psamatos... compre o cinema e para de encher a gente se gabando q vai pela enézima ver o SdA! pra mim vc naum leu nenhum livro e se acha o maior fã! :x :x
 
SEI Q EH FEIO POSTAR DUAS VZS ...

mais uma coisa! Psamatos... compre o cinema e para de encher a gente se gabando q vai pela enézima ver o SdA! pra mim vc naum leu nenhum livro e se acha o maior fã! :x :x

Wow, calma gente, naum vamos começar uma briga né! Psamatos, veja o filme para vc. Eu tmb jah vi 6 vezes e naum fiko falando aki!

____________
"Ele pegou!"
 
Pô, impossível tb o Tolkien não ter errado nunca. Primeiro pq ele é também um ser humano (apesar ed q eu acredito q ele é o mais élfico dos humanos); segundo pq num mundo de tamanha complexidade como o que ELE (apenas UM homem) criou, é impossível não "deixar passar" alguma coisa. De qualquer forma, acredito q seja mais coisa de data, alguma descrição ou detalhe ínfimo que nem atrapalha o andamento da história.

___________________________________
Depois de ver a coroação de Aragorn no RdR eu dava tudo pra ser um mero figurante!!! KRAK!!! É D++++ Pessoal q ainda não viu o filme, esperem até a coroação!!! Vale cada segundo esperado na fila!!! (se bem q eu nem peguei fila e vi no dia 26. Cariocas, vejam no Recreio Shopping, é vazio!!! :P )
 
Alatáriel disse:
Pô, impossível tb o Tolkien não ter errado nunca. Primeiro pq ele é também um ser humano (apesar ed q eu acredito q ele é o mais élfico dos humanos); segundo pq num mundo de tamanha complexidade como o que ELE (apenas UM homem) criou, é impossível não "deixar passar" alguma coisa. De qualquer forma, acredito q seja mais coisa de data, alguma descrição ou detalhe ínfimo que nem atrapalha o andamento da história.

Exatamente! Temos de dar uma senhora crediibilidade à coesão nos seus textos assim como a sua profundidade! :obiggraz:
 
Realmente seria ótimo ter a tradução desse texto, mesmo porque seria tema de infinitas listas de discussão, acho que também que vários "erros" são devidos à omissão de fatos e não são literalmente erros, pô são muitos fatos, muitos nomes, tanto que para achar tantos erros foram necessários profundos estudos, mas é aí que está o prazer de acompanhar e discutir a obra do Mestre Tolkien, onde até nos chamados "erros" ele nos encanta.


Depois de ver a coroação de Aragorn no RdR eu dava tudo pra ser um mero figurante!!! KRAK!!! É D++++ Pessoal q ainda não viu o filme, esperem até a coroação!!! Vale cada segundo esperado na fila!!!



E quanto ao filme, concordo quanto ao momento da coroação, foi a parte que mais chorei dentre tantas outras........hehehe

Merry e Pippin gritando "POR FRODO!!!!" (quem assistiu sabe de que parte eu falo) também foi maravilhoso!!!!

Jivago :lol:
 
Citação:

Depois de ver a coroação de Aragorn no RdR eu dava tudo pra ser um mero figurante!!! KRAK!!! É D++++ Pessoal q ainda não viu o filme, esperem até a coroação!!! Vale cada segundo esperado na fila!!!

Pow com certeza a parte mais emocionante é a da coroação, mas ai, o discurso de Théoden aquele sol atrás dos cavaleiros de Rohan e eles descendo correndo para atropelar os orcs, para mim foi a maior cena do filme !!!




E quanto ao filme, concordo quanto ao momento da coroação, foi a parte que mais chorei dentre tantas outras........hehehe

Merry e Pippin gritando "POR FRODO!!!!" (quem assistiu sabe de que parte eu falo) também foi maravilhoso!!!!

Jivago
 
Os erros de Mestre Tolkien

Snaga disse:
Como já disse Psamtos: "é muita coisa pro Tolkien guardar"
Mas o que isso importa? O que são esses eros perante a majestade das ciações de Mestre Tolkien? Devemos nos lembrar da trama, da criatividade e de outras várias qualidades de suas obras. O erros? Os erros nós ignoramos, afinal só os elfos não erram e Tolkien não era um elfo! :wink:
puts cara! adorei! :mrgreen: haIUHAIOAhioaHOI.. otima resposta! não é?! o que é que tem os erros.. o importante é que eles não desviam o rumo da história...e se tá achando ruim.. vai tentar escrever um livro tão perfeccionista quanto o SDA vai... não reclame se não for capaz de faze-lo ;)...
 
Caro Tork.... foi mal mas já li os três livros de SdA, o Hobbit, o Silmarillion, Contos Inacabados e Tom Bombadil... sei que li muito menos do que outras pessoas mas já li um pouco né?! :P

e ainda... teve gente desta lista que já viu mais de 7 vezes... ou seja.. vai encher o boi! :twisted:

E outra... obrigado pela dica Mithrandir, the White... :P
 
o importante é que eles não desviam o rumo da história...e se tá achando ruim.. vai tentar escrever um livro tão perfeccionista quanto o SDA vai... não reclame se não for capaz de faze-lo ...
putz, com certeza...Tolkien errou, mais uns errinhos básicos, que não dá quase pra vc perceber, levando em consideração que ele fez essa hiStória MARAVILHOSA :grinlove: os errinhos naum sao de nada... :mrgreen:
 
Tolkien foi de uma genialidade incrível criando um universo e histórias complexas como as do Silmarillion, o Hobbit, SDA... Numa obra desse porte é quase impossível não haver erros. Mas, quem realmente se importa com isso? Os erros que estão lá não alteram a obra dele, e não diminuem em nada o valor e o gênio do autor. Com ou sem erros, Tolkien e suas magníficas histórias continuam sendo o máximo! :mrgreen:
 
Buááááá!!!!!! meu inglês não chega ao nível para ler tudo isso :( .... agora como muitos já disseram, obra de Tolkien é tão extensa e tã detalhista que uns errinhos poderiam aparecer... mas gente, diante de tudo isso que ele nos deixou, não vamos nos apegar nos erros e sim nos acertos.... e que são MUITOS!!!! :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo