1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Em Chamas, de Suzanne Collins

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por JLM, 3 Mai 2012.

1. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

[Atenção: o texto pode conter spoilers, revelações sobre o enredo]

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

No segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, a autora Suzanne Collins consegue convencer. Apesar de o livro demorar a acontecer, com os primeiros capítulos sendo uma mera recapitulação do livro anterior, Collins faz a sua jogada de mestre colocando os tributos-protagonistas do Distrito 12, Katniss e Peeta, novamente na arena. Daí o leitor poderia pensar que a história vai ser uma mera repetição do primeiro livro, mas se engana: a escolha dos tributos segue a regra diferenciada da 75ª edição (especial) dos Jogos, o Massacre Quaternário; os treinamentos e entrevistas na Capital acrescentam informações às que já conhecemos e tornam-se a parte mais divertida do livro; os adversários e a arena passam a ser mais cruéis e mortíferos. O clima de revolta contra os Jogos e contra a tirania da Capital aumenta. Dois pontos a favor e um contra: o triângulo amoroso imaginário que acontece mais na cabeça de Katniss não ganha tanto destaque, deixando a leitura com menos cara de chicklit; os outros competidores são melhores desenvolvidos, alguns conseguindo criar empatia com a protagonista e leitores mesmo sendo novos; porém, Katniss passa o livro inteiro perdida sobre os planos de Haymitch, quando o leitor já consegue suspeitar o que está rolando faz tempo. Enfim, a sequência me surpreendeu e animou como leitor e conseguiu abrir uma boa deixa para o terceiro livro: a revolução. (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    )

Ficha técnica
    Título: Em Chamas (Catching Fire)
    Autora: Suzanne Collins (Estados Unidos, 1962-)
    Tradutor: Alexandre D'Elia
    Editora: Rocco
    Ano: 2009 (EUA), 2011 (Brasil)
    Páginas: 413

Compre o livro no Submarino

2. Lana Lane

Lana Lane Usuário

Gostei muito! Quando achei que ela não tinha mais como inovar na historia, ela fez. É daqueles livros que a gente não consegue largar.

3. imported_Mimi

imported_Mimi Usuário

É o meu favorito da trilogia! Eu fiquei muito apegada aos protagonistas, entao curti até a parte que o JLM achou que "nada estava acontecendo", rsrs.
    E enquanto teve gente que imaginava que eventualmente eles voltariam pra arena, pra mim foi uma surpresa.
    Uma pergunta, a tradução ficou boa?

4. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

geralmente percebo qdo há problemas d tradução, mimi. mas a leitura do livro passou tranquila qto à isso e qto à erros ortográficos ou d impressão. enfim, a produção me pareceu caprichada.

5. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Gostei muito desse, só perde para o último mesmo!

6. Lizzie

Lizzie Usuário

Eu também achei muito legal ela ter pegado pesado na tensão! A parte em que "nada acontecia" foi para mim muito mais interessante do que a segunda onde o perigo tomou forma. Ficou muito repetitivo em relação ao primeiro livro, por mais diferenças que tivessem.

Compartilhar