• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em carta, clubes militares defendem 'revolução' de 64

O pior é que seria isso mesmo! Se esquerda armada tomasse o poder, só teríamos uma ditadura com barbudos stalinista e outros "istas" no comando, ao invés de militares imberbes apoiados pela elite conservadora. Parece um bom exemplo do "se ficar o bicho come, se correr o bicho pega". De qualquer forma o Brasil viveria uma ditadura. O ideal de "democracia e liberdade" da esquerda da época (tanto da mais truculenta quanto da menos) não era o mesmo que se tem hoje.

De qualquer forma isso é uma besteira, pois foi um período vergonhoso e só as camadas mais conservadoras do exército ainda enxergam 64 como "revolução".

E

Não quero defender a ditadura.

Mas se houvesse apenas duas escolhas, ditadura militar e ditadura comunista, ficaria com a militar.
Deus me livre de viver em um país comunista.


E

E não era o caso. Jango teria, na pior das hipóteses, a intenção de uma regime populista semiditatorial, como o do Chávez.

Estou tendo uma matéria na faculdade que toca nesse assunto do período nosso de ditadura, pré-ditadura, etc, e, além disso, tenho alguns textos/livros sobre. Não sou um especialista, mas pelo que todo o material indica, assim como relatos de professores, essa história de que Jango instalaria uma ditadura comunista foi um discurso usado pelos militares para justamente justificar a ditadura deles. Ela não parece ter embasamento histórico nenhum. O que Jango queria fazer era implantar algumas reformas de base, coisas que muitos outros países hoje já fizeram ao longo de sua história. Apesar de, lá para o fim, se bem me lembro, ele ter feito alianças políticas com partidos de esquerda, não há indícios reais de que ele planejava instalar qualquer coisa similar ao que ocorreu em Cuba ou na União Soviética.

E, além disso, pelo que li e ouvi, desde a época do Vargas, os militares já demonstravam interesse em tomar o poder. De um jeito ou de outro, houve toda uma conjuntura propícia ao golpe, que se deve tanto aos esforços dos militares quanto de outros detalhes, como apoio americano, paranóia da guerra-fria, etc.


Não necessariamente, os militares mentiram em tudo. Devido a época, pode ser que eles acreditavam realmente que um golpe comunista iria ocorrer, o que, como eu disse acima, poderia ser fruto da paranóia da época da guerra-fria, sem qualquer base real sólida. Entretanto, reforçando, olhando e estudando hoje os eventos do passado, muitos autores, historiadores, etc., acham que pouco provavelmente um golpe comunista iria ocorrer, ao menos partindo de Jango. Um governo de "esquerda"? Possivel, já que ele vinha de base trabalhista e tinha certa aliança com partidos de esquerda, entretanto, isso é pouco para afirmar que seria um governo "socialista".


PS: Não estou aqui procurando apoiar nenhuma posição, seja ela pró-Jango, pró-Militares, pró-Socialistas, etc., apenas procurando mostrar o que li e vi sobre.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo