• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 Eleição presidencial 2014 - Comparação de propostas

Olha, @Eriadan, eu não duvidaria que a maior parte do eleitorado dela concorde com os argumentos sobre a submissão ao capital financeiro ou então que "é preciso escolher um lado", como ela diz no vídeo que foi super divulgado no Facebook. Até parece que esse argumento de escolher lados existe dessa forma. Acho que que a Luciana escolheu um lado sim, o de quem não vai vencer a eleição - "é claro, pq ela não vai se submeter ao capital financeiro", responderão alguns.
 
Tá fazendo falta um top10 de motivos contra e a favor de cada candidato.

Tem alguns sites que fazem a averiguação dos dados citados pelos candidatos. Convenhamos: cuspir números no debate é fácil. É ficar impressionado com eles também. O site Truco faz uma verificação interessante. Sobre a Dilma, tem considerações úteis, especialmente sobre a famosa alegação do crescimento da classe média.
 
"Aécio eleva o tom e acusa Marina de plagiar programa de FHC
O candidato a presidente da República, Aécio Neves, afirma que lutará "até o último instante"
No início da noite dessa terça-feira, o tucano convocou uma coletiva à imprensa para dizer que vai “lutar até o último instante” e para distribuir um documento com o programa de governo divulgado na semana passada pelo PSB e que teria trechos idênticos ao plano de FHC. Aécio Neves falou sobre o assunto ao lado de FHC, que compareceu à coletiva com o intuito de reafirmar a candidatura do PSDB. “Talvez o senhor não saiba, presidente, que o capítulo dos direitos humanos da candidata Marina, do programa de governo, é uma cópia fiel do PNCH apresentado pelo seu governo em 2002”, disse o tucano. "
Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/es...acusa-marina-de-plagiar-programa-de-fhc.shtml

O candidato do PSDB ainda não apresentou o programa dele, mas em certo ponto tem razão já que o programa da Marina se não é semelhante em alguns pontos é muito mais conservador em outras questões mais até que o PSDB segundo análises que tenho lido.
 
Por falar em elevar o tom - e abaixar o nível - a campanha da Dilma está beirando o desespero. Comparando com Jânio e Collor, anunciando na última hora o apoio à criminalização da homofobia (sendo que em 2010, a campanha da Dilma correu atrás dos evangélicos no segundo turno) e coisa e tal. Marina vencendo no RJ e em SP, de acordo com a última pesquisa IBOPE.
 
Deve ter gente ganhando uma grana alta com a divulgação de pesquisa parcial em apenas dois estados (SP,RJ) como foi publicado pelo @Grimnir. Quem encomendou a pesquisa divulga de acordo com o interesse que lhe convém. O resultado geral não deve interessar neste momento. Por enquanto,né.
 
O que, obviamente, é tão tosco quando falar que não vai votar na Marina pq ela é evangélica.

maizomeno. primeiro: a questão da orientação sexual da dilma é mera especulação, sendo que os panfletos visam justamente queimá-la com um grupo de eleitores baseando-se em uma provável mentira. sobre a marina, todos sabem que é evangélica mesmo até porque ela faz questão de deixar isso evidente. então mesmo que a vida pessoal das candidatas não seja relevante, já temos a primeira diferença entre os dois casos: um pode ser mentira, outro é verdade.

aí vem para a parte da política: a justificativa do evangélico de não votar em uma lésbica é medo que ela conduza suas decisões/ações tendo como foco sua orientação sexual e aí "destrua a família brasileira" ou sei lá o que. ok, cada um escolhe aquilo que o representa, etc. - o negócio é que a dilma tem já o histórico de quatro anos de um governo onde quase nada mudou para o grupo LGBT. ou seja: tanto pode não proceder a "acusação" de que ela é lésbica como também não procede o fato de que ela estaria "destruindo a família brasileira" (hehe), tomando decisões que tenham alguma relação com sua orientação sexual. lembrando que ela caradepaumente resolveu adotar agora a causa porque ficou feio pra marina a mudança no plano de governo e está só tentando faturar uns votos com isso.

já a justificativa do ateu para não votar em marina é que, por conta da religião, ela daria ainda mais força para a bancada evangélica que já enche o saco sem um presidente evangélico que os apoie. então desculpa, até entendo onde você quer chegar (vida pessoal diferente de ações do gestor), mas o caso é que com a arregada para o malafaia a marina mostrou que o fato de ela ser evangélica é relevante sim. antes dessa arregada eu veria como você está vendo, uma tentativa de queimar a marina para um grupo em específico (e aí a semelhança dos que não votam na dilma porque ela é lésbica e quem não vota na marina porque ela é evangélica). mas depois dessa mudança no plano de governo, eu não boto mais minha mão no fogo por ela em termos de saber separar a religião da política, não.

não sei se fui clara, mas assim, só para resumir: depois do caso malafaia, o medo de que a religião influencie o governo de marina é muito mais justificado do que o medo de que a orientação sexual de dilma influencie um segundo governo dela.
 
Eu entendi o seu ponto. O recuo foi um erro. Se ela tivesse divulgado o programa já corrigido, seria muito melhor, já que a versão final (até agora...) do programa LGBT dela é melhor do que os programas do PSDB e do PT. Política é assim, não pode dar mole.
 
Alguém sabe se há propostas no sentido de haver uma matéria obrigatória no ensino fundamental/médio relacionada ao aprendizado de política?
 
Dependendo do que você quer dizer com "aprendizado de política", pode ser uma boa ideia.
Noções a respeito da política com o objetivo de prover capacidade para entender como funciona e despertar interesse.

Eu mesmo não tenho autonomia nenhuma para saber se um projeto de governo é viável ou identificar impactos negativos de uma proposta.

Me sinto muito a mercê. Acaba que o maior peso para se escolher o candidato é sua capacidade oratória.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo