1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

eBooks - Livros Online

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Glorwendel, 14 Nov 2003.

  1. Glorwendel

    Glorwendel Usuário

    Na revista Época da semana passada, havia um artigo sobre eBooks, versões online de livros que surgiram prometendo acabar com a publicação em papel.

    Apesar do que foi dito, hoje poucas pessoas têm o hábito de ler livros online, preferindo sempre a versão impressa, se existir.

    Em recentes crônicas do caderno Prosa & Verso, no jornal O Globo, Affonso Romano de Sant'anna vem comentando os "livros natimortos". Dezenas, centenas de livros que jamais foram publicados por editoras formais e acabaram encontrando uma saída na Internet.

    A tecnologia tem algumas desvantagens em relação ao papel. Além da luz emitida pelo monitor também incomoda a ausência de algo apalpável, algo que se possa pegar e possuir.

    Particularmente, prefiro versões impressas. Os eBooks que tenho até hoje só me serviram pra pesquisa rápida. (Como procurar rapidamente por uma passagem ou um nome.)

    Porém, muitos desses livros jamais serão publicados (em sua maioria por falta de mercado), o que me alimenta certa curiosidade.

    O gênero que exploramos nesse fórum, que é o do Romance Fantástico / Fantasia tem pouca abertura nas editoras convencionais. Com excessão dos que se encaixam na categoria infanto-juvenil. Talvez somente na Internet consigamos amplo material.

    Embora de maioria de qualidade duvidosa, os livros online ainda pode ser uma caixinha de surpresas. Um bom texto pode encontrar facilmente divulgação de admiradores pela rede.

    É mais ou menos como funciona o Clube dos Escritores. :wink:


    Algum dos sites mais conhecidos de eBooks:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    E vocês? Costumam ler livros no computador?
     
  2. Lorelin

    Lorelin Usuário

    Como vc disse ebook tem a vantagem de ser mais prático. Alguns livros que não foram e nunca serão lançados no Brasil podem ser encontrados neste formato e fica mais fácil de comprar.

    Já comprei alguns livros neste formato., pois não foram lançados aqui e preferir eles por não precisar pagar a "taxinha" de envio Brasil-USA.

    Mas nada pode substituir o livro impresso. Eu adoro ler deitada com uns três travesseiro sob a minha cabeça e poder ficar folheando o livro pra lá e pra cá.

    O ebook não te dá esta oportunidade, vc tem que ficar sentada na frente do comp. Definitivamente não é a mesma coisa.

    Sem contar o prazer de ter um estante cheia de livros pra ficar arrumando. :grinlove:
     
  3. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu com certeza prefiro os livros tradicionais, pelos exatos motivos listados pela Lorelin. Mas numa das minhas principais áreas de interesse (o RPG), os netbooks acabam por se tornar importantes, tendo em vista que são a principal forma de descoberta de talentos que não tem chance de lançar um livro livro....
     
  4. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Não consigo ler nada no computador. Simplesmente não consigo me concentrar no que estou lendo... fico com o livro de papel mesmo :lily:
     
  5. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu não conseguia também. Mas a necessidade é a mãe da invenção e acabou por se tornar a mãe da adaptação ocular (quem sabe o preço de um livro de RPG sabe do que estou falando...)
     
  6. Glorwendel

    Glorwendel Usuário

    Eu leio contos ou fics, nada mais que isso. Só de pensar em encarar 200 páginas de Word me cansa os olhos. ><

    O triste é justamente ver que alguns livros só serão publicados na web. Mas, ao mesmo tempo que podemos nos deparar com vários novos nomes, também há o tal "lixo cibernético". Zilhões de bytes de textos que não valem sequer o espaço que ocupam no monitor. Garimpar os bons é um dos obstáculos.
     
  7. renanka

    renanka Usuário

    eu prefiro o livro impresso pois acho mais confortavel para ler. e é mais facil para carregar para os lugares, imagina sair por ai carregando um computador. ai vc me diz: mas e o palm ele e'menor que um livro ,e eu respondo: ai tem o perigo de te roubarem. esse é um pontoque cada um tem sua opinião e é muito dificil mudar de opinião.
     
  8. Eloredanna

    Eloredanna Usuário

    Eu acho a idéia boa, mas eu não me adapto bem...sei lá... eu gosto de ter o livro na estante depois ^^ Eu curto as capas! (qdo elas são bonitas né!)
    Pra quem gosta é uma boa, mas eu prefiro o livro tradicional!
     
  9. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    eu ja algumas coisas no pc, como os Irish Faery Tales e o HP5 me incomoda um pouco, mas como ambos estavam em ingle foi melhor assim o babilon(um tradutor) ajuda muito .


    Dwarf
     
  10. renanka

    renanka Usuário

    por esse lado é bem legal.
     
  11. Kementari

    Kementari É só marca do fogão!

    Imprimindo tá tudo certo.
    Por tela não mesmo.
    :|
     
  12. Rach

    Rach Usuário

    concordo com a Kementari...

    leio várias fics pelo computador mas nada se compara a pegar o livro e ficar folheando as suas páginas... :grinlove:
    Se bem que quando está na internet, alguns sites não dizem quantas páginas a história tem, o que já acabou me fazendo ler uma história de mais de trezentas paginas pelo computador :eek: até eu me impressionei...
    mas depois fiquei com vontade de pegar pra ler na minha cama e lembrei que eu só tinha ele na minha máquina :disgusti: . Muito ruim isso...
     
  13. renanka

    renanka Usuário

    tem outra coisa, fica lendo na tela do computador (por muito tempo) cança a vista e detona ela também.
     
  14. Rach

    Rach Usuário

    renanka escreveu:
    eu que o diga...
     
  15. Glorwendel

    Glorwendel Usuário

    Alguma coisa me diz que você não anda praticando a leitura nem mesmo em livros de papel. :mrgreen:
     
  16. renanka

    renanka Usuário

    há isso não é falta de leitura, pois eu leio muito. isso é sono, é que eu acabei de chegar da escola e estava fazendo uma prova de química sobre pilhas e eletrólize ígnea. :wink:
    está melhor assim cansar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :mrgreen:
     
  17. Vinci

    Vinci Usuário

    Pô. Pela primeira vez não consigo fazer uma piadinha usando olhos, Cuba e Fidel Castro. Isso tá me matando :lol:
    Bom, e-books são realmente piores de se ler, mas é interessante sim...

    Ah sim, eu detesto fanfics...
     
  18. Ágata

    Ágata story of a girl

    Miopia é genético,não tem nada a ver com ler no escuro uo não,apesar de lendo no escuro sua vista fica mais cansada.Senão,o que seria das pessoas de antigamente que não tinham luz eletrica e liam a luz de vela,ou a luz de lampião? :wink:

    Eu já até li alguma coisa como e-book,mas foi meio que de desespero mesmo.Eu tava louca pra ler HP5,foi o único jeito que achei :mrgreen: mas não dá...ainda se for pra imprimir e ler do papel,beleza.Mas na tela eu não consigo :?
     
  19. Láthspell

    Láthspell Usuário

    Eu até gosto dos E-Books... Muitos livros do UE de Star Wars (que eu sou fã número 01) estão vindo neste formato...

    Mas não tem comparação, livros em papel são muito melhores de se ler, de se manusear e de se guardar...

    Da mesma forma, não abro mão de ler meus jornais sentado na poltrona, tomando meu café e fumando meu cigarro... só as news que saem durante o dia que eu pego na internet...
     
  20. Gabão

    Gabão Usuário

    nhááá ler na tela é muito ruim , pouca coisa ainda da , mas um livro de 200/300 pags num da mesmooo , deposi de um tempo teu olho ja era , fica tudo ardendo , fora que eu num consigo me concentrar direito pra ler sabendo ki tem masi 200 pags na tela ainda , afff haja saco pra isso .
    mas a vantagem como ja disseram e alguns autores que não tem a oportunidade de uma editora lançar seu livro , colocar ele na net e com isso quem sabe até conseguir algum interesse das editoras depois , mostrando se o produto dele foi aceito pelo publico , ou coisa do tipo
     

Compartilhar