1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eä é uma espécie de céu?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Fharallwad, 3 Set 2010.

1. Fharallwad

Fharallwad Usuário

Senhores, muito tardiamente estou lendo o silmarilion, e algumas duvidas me estao vindo, vamos lá.
    Se entendi bem primeiro Eru criou os ainu, e depois eles criaram arda( que eu creio seja a terra media), depois por acharem arda um lugar bonito, alguns quiseram lá morar, ai Eru criou Eä, para estes morarrem.
    Ai vem minha pergunta, Eä é uma especie de céu?
    Estou entendendo errado?

Grato:mrgreen:

Última edição: 3 Set 2010
  2. Yullia_

Yullia_ Miss Gabriela Vanessa

Re: Senhores...

Olá Fharallwad.
    Eru criou os Ainur e estes, em suas canções criaram a Terra, sim.
    Mas a Terra que eles "criaram" não existia ainda, era só pensamento, substancial, uma visão.

Nesse trecho fala que Eru mostrava aos Ainur uma visão, não fala sobre algo concreto.
    Somente nessa parte que ele realmente cria Eä, que seria tudo!

Espero ter ajudado :D

Última edição: 3 Set 2010
  3. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Simplificando, vamos dizer assim:

Eä = universo
    Arda = mundo, planeta, whatever (e portanto não somente a Terra-média)

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Vou ser bem esquemático:

• Eä: o Universo, tudo que existe.
    • Arda: o Sistema Solar (já que inclui o Sol e a Lua)
    • Ambar (ou Imbar, dependendo da versão): a Terra, o nosso planeta, com os continentes (Aman incluída)
    • Terra-média: o "continente" onde se passam a maioria das histórias.
    Espero que tenha ajudado.

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Correção do meu post: Célio Meneldur está correto ao afirmar que Arda inclui o Sistema Solar. A concepção inicial de Tolkien era de que Arda se referia somente à Terra, mas posteriormente ele incluiu o Sistema Solar nessa definição, e Ambar passa a ser a palavra que designa especificamente nosso planeta. :wink:

6. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Célio e Feanor já responderam.

Mas só pra lembrar que "Eä" quer dizer "seja" ou, simplesmente, "é". E por isso o universo é chamado de "O muno de que é".

Ou seja, é o mundo físico.

Fora de Eä, ou seja, além do Universo, existia o Vazio. E dentro do Vazio existia, também, os palácios de Eru. Este sim chega perto do que se pode chamar de céu, afinal é a morada de Deus.

Mas não é o Paraíso de descanso das almas, pois o destino destas é incerto.

Me prolonguei demais.

7. Fharallwad

Fharallwad Usuário

Gostaria de agradecer ao pessoal por toda a ajuda que me prestaram, obrigado serio mesmo...

valeu:mrgreen:

8. etienne

etienne Usuário

Também só comecei a ler O silmarilion agora, porque aconselharam a ler ele primeiro antes do Hobbit, não precisa ficar encabulado com isso, aliás achei o mito da criação do mundo segundo Tolkien o mais bonito de todos que existem.

9. Lola la Gitana

Lola la Gitana Usuário

Ëa não deixa de ter características de "céu".

10. Yasmin Lothuilë

Yasmin Lothuilë Born to be wild

Eu sempre vi Eä como a essência, visão como disseram, e não como o universo em si, pois acho universo algo mais "concreto".

11. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Não, não tem características de céu.
    Não, Yasmin. A visão veio antes.Quando Eru disse "Eä" ("que seja"), então o Universo se formou como matéria.

Compartilhar