Túrin era uma alma errante por excelência. Talvez e talvez mesmo ele até poderia permanecer durante um bom tempo em Gondolin, se nesse seu exílio ele estivesse acompanhado por sua mãe e sua irmã.
Digo talvez, porque nem mesmo Morwen ficaria em Gondolin por muito tempo, nos lembremos de que era uma pessoa orgulhosa e que mesmo seu exílio em Doriath foi a contragosto e não durou muito tempo.
Agora supondo que ele tivesse sido enviado para Gondolin com 13 anos, p. ex., para treinamento junto aos elfos. Ele faria seu treinamento, trabalharia junto a guarda de defesa da cidade. Neste cenário, sua mãe e irmã não iriam para a mesma cidade, mas sim para Doriath (como na história original). Mais cedo ou mais tarde Túrin iria querer partir para Doriath para encontrar-se com sua família. Se Turgon impedisse, Túrin arrumaria um jeito de sair escondido (alguém duvida disso?). Ele iria para Doriath, mas não encontraria lá nem sua mãe nem irmã que provavelmente não iriam ficar muito tempo. Daí não é muito dificil perceber que a maldição sobre os filhos de Húrin seguiria o seu curso.
No fim, a maldição se concretizaria, e talvez ainda teríamos o adendo de que Gondolin caísse mais rapidamente.