1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se... Sam traisse Frodo?

Tópico em 'E Se...?' iniciado por Não Registrado, 30 Ago 2010.

  1. Não Registrado

    Não Registrado Visitante

    – Sim Sam... Estou morrendo. – Fez-se silêncio. Sam não acreditava no que ouvia, era... era insuportável.

    – Sr. Frodo... não... podes...

    – Sam... eu não aguento a dor.

    – Mas... os elfos... o Gandalf, eles podem curar-te.

    – Sam... eles não podem sarar tudo. Principalmente esta dor. – Frodo colocou a mão sobre o peito, sobre o coração. A dor de nunca mais poder voltar para o amado Shire, fumar um cachimbo de boa erva e de voltar a sorrir e dançar com os seus amigos, e a dor de perder o seu querido tio Bilbo. – Eles não podem curar tudo.

    – Mas Senhor Frodo... O Senhor não pode... – Sam começou a soluçar, iria perder o seu amigo outra vez, mas não queria perdê-lo, Frodo era seu amigo.

    – É por isso que me és muito querido Sam e não quis partir sem ver-te pela última vez. – fez uma breve pausa olhando o seu valoroso amigo – És leal aos que tu amas, mas tu ainda tens muito que amar e que nunca irás perder. Tens a Rosie, os teus filhos... Pippin e Merry... tu também os amas.

    - Mas também amo o Sr. Frodo, eu tal como não quero perdê-los, não quero perder a si. Outra vez não.

    – Desculpa Sam... – Frodo olhou para Sam, triste. Sam chorava. Começou a nevar folhas douradas, choradas pela Árvore. Os dois amigos não disseram mais nenhuma palavra, mas Sam sentia que Frodo estava miserável ao vê-lo assim, então Sam sorriu, compreendendo por fim que o seu amigo não o queria triste, não como da última vez que se separaram. Frodo queria ver Sam feliz pela última vez. E se Frodo sofria ao viver, então que descansasse ao morrer. Sam sorriu, o seu coração alegrou-se e acalmou a angústia que sentia.


    A amizade de Frodo e Sam sempre me fascinou, mas se Sam traisse Frodo? o que poderia acontecer?
     
    Última edição por um moderador: 17 Set 2010
  2. angiuli

    angiuli Mentallion

    Re: E se... Sam trai se Frodo?

    Um Anel voltaria às mãos de Sauron e o Oeste teria sido derrotado.

    A obra história da Terra-média é composta de pequenos atos, por muitos considerados insignificantes, que se mostram fundamentais e o amor de Sam por Frodo foi certamente o mais nobre e importante.
     
  3. cpm22

    cpm22 Visitante

    Re: E se... Sam trai se Frodo?


    Concordo contigo, podemos observar que Sam sempre fez de tudo para agradar Frodo.
    Ontem pela manha, Estava assistindo novamente O senhor dos Anéis
    observei uma parte do filme, quando Sam diz para Frodo,

    - Eu não vou comer não estou com fome, coma eu fiz as contas, e a comida vai dar.

    Pergunta Frodo - Dar para quê??

    Responde Sam- Para o caminho de volta pra casa.



    Ou seja, Sam sabia que a comida era pouca, por esse motivo ficou com fome e alimentou o seu amigo.Realmente Sam é um dos personagens, que eu mais admiro, pelos atos de coragem e perseverança.
     
    Última edição por um moderador: 17 Set 2010
  4. Gimli Axefighter

    Gimli Axefighter The Goathead...

    Bom, um dos 2 morreria em um embate (fato, assim como Deagol e Smeagol e mais uma vez o Um iria impor sua vontade). Mas suponhamos que Sam vencesse, ele ficaria vislumbrado e atormentado pelo anel, se perderia na Terra Média e seria capturado pelos orcs e o Um retornaria ao seu Mestre.
     
  5. cpm22

    cpm22 Visitante


    Meu caro Murilo, fico feliz por ter voltado :D
    Ótimo tópico, realmente esse fato poderia mudar totalmente a estória da terra-média. Imaginando a traição de Sam, isso seria provável, uma luta entre ambos, mas creio também que se Sam traisse Frodo, seria pelo mesmo fato de todas as outras traições da terra-média (Busca de poder) creio que ele seria tentado pelo o Um Anel, isto sim, levaria Sam trair Frodo. Você deu o exemplo de uma suposta briga entre Frodo e Sam, e citou a vitória de Sam, porém se realmente este fato ocorresse,e se Frodo vencesse??
     
    Última edição por um moderador: 17 Set 2010
  6. Gimli Axefighter

    Gimli Axefighter The Goathead...

    Primeiro de tudo, obrigado pelas boas-vindas...
    Segundo, eu usei o exemplo de Deagol e Smeagol exatamente como ocorreria com Sam e Frodo... O "novo portador do anel morto por seu amigo tentado".. Agora acho que me fiz entender.

    Porém, você me pergunta e se Frodo tivesse vencido...
    Bom, Frodo é muito mais resistente aos encantos do Um doque Sam, ele tentaria evitar a luta. Mas se não houvesse saída e matasse seu amigo, ele se arrependeria para sempra porque ele teria conciência durante o ato.
    E frágil como ele é, digo, a respeito de atos ruins ele poderia até morrer de desgosto e tristeza antes mesmo dos orcs o encontrassem.

    Essa é minha opinião.:yep:
     
  7. Dorak

    Dorak -Morgoth! Não me chame de

    Na minha opinião, se Sam traísse Frodo você poderia jogar o livro fora, e também não teria sido Tolkien a escrevê-lo, pois não faria sentido uma das maiores mensagens da obra, que é a amizade. Existem profundos laços de amizades e lealdade na Trilogia, aliás em todo o Legendárium.

    Resumindo, não consigo imaginar essa traição por parte de Sam.
     
    Última edição: 16 Set 2010
  8. Klerigo

    Klerigo Usuário

    Na minha opinião se houvesse uma traição da parte de Sam, o anel nunca seria destruído. Frodo só conseguiu isso devido ao fato de Sam estar ao seu lado apoiando sempre durante a jornada. Tolkien quis retratar essa amizade tão valiosa em duas criaturas que tiveram pela frente uma grande dificuldade e provar que amigos realmente, estão juntos não importando a situação. Nas vezes que Frodo fraquejou ele encontrava forças em Sam para continuar. Não haveria espaço para uma traição entre eles, mas se houvesse, Frodo teria desistido, embora com um pesar muito grande. Sentindo muito mais pela traição do amigo do que pelaa missão não completada.
     
  9. Carnildo

    Carnildo O Esquecido

    Se Sam traísse Frodo... Acho que Frodo ia querer o divorcio...

    Brincadeiras a parte...
    Sinceramente pego o exemplo do Dorak.
     
  10. Arringa Hrívë

    Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

    Baseando na vida, que é uma série de acontecimentos interligados, e pré-determinados, senão, um acaso total e desengonçado. Mas por todos os ângulos, uma mudança no começo resulta na extrema mudança do final.
    É Fato!!!

    Ou seja, se Sam traísse Frodo, poder, até que poderia de a missão ser um extremo fracasso ou não, poderia ter êxito ou não. Tudo depende!!!
    Quem entende.:lol:
     
  11. cpm22

    cpm22 Visitante

    Opiniões contraditórias, este fato realmente é pouco provável mas ele poderia ter acontecido, afinal quase tudo é possível no mundo de Tolkien, penso que, uma traição tão súbita como essa, só ocorreria pela força do um anel. Como nosso amigo Múrilo citou, poderia ocasionar uma briga entre os dois, como ocorrido com Smeagol e Déagol, a estória de Smeagol iria se repetir, creio que, com este fato o um anel chegaria até Sauron, e a terra- média seria dominada.
     
  12. BeorZenni

    BeorZenni Usuário

    se sam nao tivesse o coração bom e traisse frodo, sam pegaria o um anel e se tornaria um outro gollum
     
  13. CaiÒ.ó

    CaiÒ.ó Usuário

    Eu acho que depende muito de onde e quanto iria acontecer a traição...
    Se Sam o traisse logo quando deixaram o Condado, muitas coisas poderiam acontecer, o anel passaria por muitas mãos...
    Diferente de se Sam o traisse momentos antes de o anel ser distruido, acontecendo isso, o anel seria encontrado por Sauron no mesmo instante.
    Mais acho que cedo ou tarde, o anel chegaria ás mãos de Sauron ^_^


    Tenken :lily:
     

Compartilhar