1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvida sobre Moria....

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Yanni, 10 Nov 2002.

  1. Yanni

    Yanni Usuário

    Na verdade estou sem paciencia pra reler o SDA novamente, mas fiquei com uma dúvida:

    Porque alguns membros da comitiva, principalmente Legolas e Gandalf, não queriam passar por Moria, como uma alternativa de "atalho"? A principio nenhum deles sabiam da existencia do Balrog e da invasão e domínio dos Orcs. Como prova disso, até mesmo Gimli ficou feliz ao saber que iria rever o primo distante e rico (Balin, certo? me deu branco....). Até mesmo no filme ele fala algo como "iremos beber cerveja e carne com osso!"....

    Logicamente, se eles soubessem que tinha uma legião de Orcs e um Balrog "acomodados" la dentro, acho que dificilmente eles iriam entrar em Moria. Tudo bem, Legolas naum iria se sentir bem dentro de uma mina de anões, mas deu a impressão que eles estavam usando um certo "sexto sentido" ao naum quererem entrar lah...

    Enfim, alguem sabe um motivo mais "real" para que a comitiva exitasse tanto a entrar em Moria?
     
  2. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Na verdade, ninguém tinha certeza das reais condições de Moria. Todos sabiam que Moria estava infestada de orcs há muito. Na verdade, Moria entrou em decadência quando os anões despertaram o Balrog (a ruína de Durin). Daí em diante todos os anões de Moria ou morreram ou fugiram. Gerações passaram e Balin (primo de Gimli) formou uma expedição justamente para tomar de volta Moria. Por isso Gimli tinha esperanças de encontrá-lo novamente, rico e bem. Infelizmente esse não era a opnião geral, incluindo Gandalf que, como muitos outros (elfos de lórien), sabia da existência do Maia nas profundezas de Khazad-dum.
     
  3. Mas se ele sabia do Balrog, por que não fizeram a volta pelo sul da montanhas sombrias.
     
  4. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Porque achavam que estavam (como de fato estavam) sendo vigiadas. Moria parecia a melhor das chances para a comitiva, pois podia ser que não encontrassem orcs por lá, apesar da grande probabilidade. Afinal, os orcs tinham sido quase que totalmente erradicados da montanha após a Guerra entre Anões e Orcs. Mas todos sabiam que com a crescente sombra, os orcs poderiam estar voltando. Quanto ao Balrog, pelo tamanho que Kazad-dum tem, as probabilidades também eram grandes de que não topassem com o Sr. Faísca. Assim, uma passagem por Moria poderia oferecer mais chances à eles do que uma travessia aberta no desfiladeiro de Rohan, onde olhos mil estavam à espreita (lembra-se dos pássaros e dos lobos? além da incerteza quanto ao povo de Rohan). O azar da comitiva foi a curiosidade de Pippin, creio eu.
     
  5. Fox

    Fox Visitante

    Porque por esse caminho, teriam que passar pelo Desfiladeiro de Rohan, que era próximo demais de Isengard.
     
  6. Gloin moicano

    Gloin moicano Usuário

    não só próximo de Isengard como também achavam que Rohan estavam do lado de Sauron com aquela história dos cavalos. ou seja, tinham prováveis dois inimigos a enfrentar logo de cara!
     
  7. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Eles não queriam ir por Moria porquê Aragorn e Gandalf sabiam que ela estava abandonada, e possivelmente infestada de orcs. O Passo do Chifre Vermelho estava intrepassável, e o Desfiladeiro de Rohan vigiado por Saruman.
    Escolha dificil, não?
     
  8. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    só naum entendo pq eles naum atravessaram as montanhas em valfenda, como bilbo e os anões fizeram n'O Hobbit. seria mto mais fácil, uma vez q os orcs daquela região ainda tavam mto fracos depois da derrota na batalha dos cinco exércitos.
     
  9. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Porque eles tinham pressa, e atravessar uma cadeia de montanhas iria atrasá-los por demais.
     
  10. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Esperem um pouco. A idéia de atravessar por Moria não foi justamente do Gandalf? E ele já tinha essa idéia antes mesmo de a Sociedade tentar atravessar o Caradhras.
     
  11. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Acho que sim. Era o Aragorn quem tinha o maior receio de ir pelas minas.
     
  12. Meio-Elfo

    Meio-Elfo Usuário

    Esse Balin era o mesmo das aventuras de Bilbo Bolseiro? Estou em dúvida pois os anões as vezes usam o mesmo nome. Estou em dúvida até quanto a isso :D
     
  13. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost


    Era o próprio.
     
  14. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Verdade. Moria era justamente a segunda opção de Gandalf caso a passagem do desfiladeiro de Rohan estivesse sendo vigiada. O mago temia que fossem alvos fáceis na enconsta da montanha além do clima rigoroso, mas Aragorn o persuadiu a tentar este caminho, temeroso dos perigos das Minas.
     
  15. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Ainda não sei. Gandalf já estava grilado com o Passo de Rohan desde que tinha sido aprisionado em Orthanc. Ele não queria ir para lá. Talvez ele tivesse topado atravessar o Caradhras não fosse justamente pela vigia dos pássaros, mas duvido que ele quisesse passar perto de Isengard.
     
  16. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    É...pra vocês verem como o filme acaba distorcendo a imagem do livro original. Gandalf sabia que o Desfiladeiro de Rohan tava vigiado, e queria ir por Moria. No filme, parecia que ele queria evitar Moria o possivel :?
    Foi o que ele fez...não foi pelo Desfiladeiro, tentou Caradhras e não conseguiu. Só lhe sobrou uma opção que era Moria. Mas eu acho que as lembranças que Gandalf tinah d Moria eram bem melhores que as de Aragorn. Provalvemente Gandalf atravessou Moria na época dos anões, e Aragorn quando já estava dominada pelos orcs.
     
  17. Gloin moicano

    Gloin moicano Usuário

    mas ele queria evitar Moria sim!
    a idéia era passar por cima das montanhas, e ir para o sul pelo leste
     
  18. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    A ideía era usar o Desfiladeiro de Rohan, bem mas ao Sul de onde estavam. Se não pudesse usar esse caminho, Moria era a segunda opção de Gandalf. Quem estava evitando as minas era Aragorn.
     
  19. Steve Perry

    Steve Perry Usuário

    Soh uma dúvida: Onde no livro (SDA) está escrito que Moria já estava dominada por Orcs, antes deles entrarem lá e virem com os proprios olhos?
     
  20. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Nos Apêndices exite a história da guerra de Azanulbizar, que mostra quando os orcs dominaram Moria, os anões recuperaram, cavaram fundo demais e acordaram o Valarauko. É só dar uma lida lá.
     

Compartilhar