• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas Dungeon World

Shakhbûrz

sculptor of reality
Dungeon-World-388x220.jpg

Alguém ai já conhece esse sistema Dungeon World? Comprei o livro tem umas semanas e, apesar de não ter jogado ainda, me pareceu muito interessante mesmo... ainda mais porque ele tem foco no "rolle play" e não nas mecânicas de dados.

O sistema ganhou vários prêmios e tá virando o "queridinho" de diversas mesas de RPG no Brasil.​

----
Ele é um sistema bem diferente do D20 padrão do D&D. Ele usa o sistema de um RPG chamado Apocalypse World, porém ele se baseou no D&D pra trazer esse sistema para o mundo medieval que já conhecemos.

Seguem algumas características que curti muito nele:

1) Você só precisa do livro do jogo pra jogar. Ele existe pra comprar tanto em PDF como a versão impressa, ambos até traduzidos pra pt-br já. E é barato. Os demais materiais, como fichas de personagens, você baixa de graça no site da própria editora. Esse livro já vem com tudo: guia do mestre, guia dos jogadores, monstros etc;

2) As fichas dos personagens são bem simples de se preencher. Todas as classes já vem com múltipla escolha, então os jogadores vão só marcando o que querem.

3) A história e os eventos do mundo você cria JUNTO com os jogadores. Durante a criação dos personagens, você faz perguntas aos jogadores sobre o passado e características de cada um e isso serve de combustível pra se criar aventuras na hora. Além disso, quando o mestre tem algum branco no momento, ele pode passar a bola pros jogadores, perguntando o que eles vêem, por exemplo, e usar isso como ponto de partida pra seguir com mundo. Mas você pode criar aventuras também, antes das sessões, e o livro te dá uma receita para isso.

4) O foco do jogo é a ficção. Ou seja, os jogadores descrevem o que querem fazer, e isso pode ou não engatilhar algumas regras para se saber o que acontece. A base do jogo é o que se chama de movimentos. Atacar corpo a corpo um inimigo, é o movimento Matar e Pilhar, por exemplo.

5) Quando um movimento é executado, em vez de se usar o D20, o jogo usa o seguinte:

O jogador rola 2D6 e soma o modificador da habilidade exigida (Força, destreza etc):

- Se conseguir um resultado >= 10, é um sucesso;

- Se conseguir um resultado entre 7 e 9, é um sucesso, mas com algum custo ou consequência negativa

- Se conseguir um resultado <= 6, é um fracasso e o Mestre diz o que acontece

Geralmente os movimentos descrevem o que acontece para cada resultado.

6) Mas o melhor é: não existe transição no jogo para um combate e não existem turnos ou iniciativas. Se uma luta começa a acontecer, os jogadores vão simplesmente falando o que querem fazer. Conforme eles vão falando, o mestre diz se isso dispara um movimento ou não. Se disparar, rolam-se os dados. Aqui o papel do mestre é como o de diretor de um filme. É ele quem muda o foco de um jogador pro outro. Por exemplo:

"Os jogadores são atacados por um grupo de Orcs. O Bárbaro saca sua espada e engaja um deles. Isso dispara o movimento Matar e Pilhar. O jogador rola os 2D6 + Força, mas consegue um 5 (um fracasso). O mestre diz que durante a luta, o Orc desarma o Bárbaro e está para acertá-lo. Com isso, o mestre muda o foco pro Ladrão, fala que ele vê isso e pergunta o que ele faz. O ladrão diz que atira uma adaga no Orc. Isso dispara o movimento Disparar. Ele rola 2D6 + Destreza e tira um 10. Ele acerta o Orc antes que ele possa ferir o Bárbaro. Ao mesmo tempo, o Mago diz que conjura mísseis mágicos. Ele rola o movimento Conjurar Magia e vê o que acontece. E assim vai."

Se o combate descrito acima tivesse ocorrido no D&D, poderia acontecer algo como, por exemplo: "O mago diz: vou conjurar Mísseis Mágicos. E o Mestre responde: pera aí, não é a sua vez ainda. Você o último a tomar a sua ação, pois sua iniciativa foi a mais baixa." Isso não existe no Dungeon World. O jogador fala, ele faz (se isso fizer sentido na ficção).

7) O jogo tem pouquíssimas regras, quando comparado ao D&D. Rapidinho se lê o livro e já dá pra mestrar.

8) O jogo é altamente customizável. O livro já te dá as bases pra você criar seus próprios Movimentos e pra criar outras classes e monstros.

----

Venda online:
Livro + PDF - http://www.secular-games.com/loja/?product=dungeon-world
PDF - http://www.secular-games.com/loja/?product=dungeon-world-pdf

----

Magazine do sistema criada por jogadores - https://medium.com/dw-magazine

----

Alguns resources traduzidos para português pela comunidade - https://plus.google.com/+RaulFontoura/posts/jVymCEPfvfJ
 
Esse jogo já é basicamente uma customização de apocalipse world.

Esta entre os melhores RPGs que ja joguei.

Muito bom e recomendo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo