• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Destino

Uma coisa que se tem de perceber é que não houve um destino mais importante, nem mesmo uns: Todos os destinos na Terra-Média foram importantes, por mais insignificantes que possam ter parecido, acabam por ser de importância extrema no desenrolar dos acontecimentos. Como é que vocês imaginam um Mundo em que só tivesse existido Earendil ou qualquer outro desses que consideram "importantes". Como teriam sido as coisas? Aliás, era impossível só existir um Earendil, pois tiveram de haver todos aqueles antecessores antes dele para acabar a dar origem nele. Por exemplo, todos aqueles Hobbits de todas aquelas gerações e gerações de Tooks, Brandibucks, Baggins e sei lá mais o quê, ã gente olha e diz: "Ai, que coisas mais parva e sem importância!" Pura burocracia. sem alguns deles não tinham havido nem Frodo, nem Sam, nem Merry, nem Pippin para ninguém. E até mesmo sem Merry que pode acabar por parecer tão insignificante na Sociedade, teve uma importância extrema na Guerra do Anel. Sem ele, O Rei-Bruxo teria morto a Eowyn, sem ele o Rei-Bruxo teria continuado a guerrear, a matar tudo e todos, o animo dos orcs manter-se-ia em alta, tornar-se-iam muito mais eficientes em batalha, e mesmo com Aragorn e os Dunedain a batalha poderia ter sido perdida. Vêm como um simples Hobbit alterou tudo? Sem ele a Guerra do Anel poderia ter acabado de forma completamente diferente, pois a grande batalha dos campos de Pelennor acabaria em vitória para Sauron e ele teria vencido. Pensem bem antes de começarem a dizer que este foi mais importante que aquele. Todos foram importantes, à sua maneira.
 
Claro que todos são essenciais, mas de fato houveram alguns que desempenharam um papeldemaior relevancia, que de fato tiveramuma vida de maior destaque e maiores feitos.
Dentre esses, considero Fëanor como o maior. A confecção das Silmarils, e o juramento feitos por ele mudaram muito as coisas em Arda. No proprio silma é dito que por muito tempo o destino da propria Arda esteve ligado às tres gemas de Fëanor. Delas e do juramento adviram muitas coisas, para o bem, e para o mal, que mudaram de fato a historia de Arda.
 
Fëanor ¥ disse:
Claro que todos são essenciais, mas de fato houveram alguns que desempenharam um papeldemaior relevancia, que de fato tiveramuma vida de maior destaque e maiores feitos.
Dentre esses, considero Fëanor como o maior. A confecção das Silmarils, e o juramento feitos por ele mudaram muito as coisas em Arda. No proprio silma é dito que por muito tempo o destino da propria Arda esteve ligado às tres gemas de Fëanor. Delas e do juramento adviram muitas coisas, para o bem, e para o mal, que mudaram de fato a historia de Arda.

Realmente foram de maior relevância, destaque e maiores feitos, mas o que queria dizer era que isso não se pode confundir com importância, como foi feito ao início. Mas tendo isso em conta realmente eu considero Feanor um dos mais relevantes, pelas razões dadas acima. Aliás, a maior parte das personagens do Silmerillion são todas relevantes, fazendo a grande maioria feitos igualmente importantes.
 
Acho que foi o Fëanor. Mesmo fazendo merda, foi por causa da "merda" dele que os Noldor foram para a TM e começaram a desenrrolar a verdadeira historia de Arda.
Em Aman, tudo é imortal e imutavel de certa forma.

O destino dele era grandioso, até pq se não fosse ele levar os noldor para a TM o terreno não estaria propicio para o nascimento dos homens, que encontraram auxiliadores importantes para começar a sua propria historia !!
 
Quando eu digo que tudo faz parte do PLANO de Iluvatar para a Terra Media, é porque isso esta realmente escrito la no Silmarillion. Ate Melkor, que so trouxe desgraça e destruição para a terra Media e causou dissonância na Musica, provou ser somente um instrumento do plano de Iluvatar. Como você disse Proview, ele não controla, mas tudo que acontece na Terra Media, tem Nele a sua mais remota raiz. Assim, é por isso que eu digo que todas as ações dos herois na Terra Media tem no plano de Iluvatar a sua mais remota razão de existir, por isso é que mesmo q os grandes herois não tiveessem concluido suas jornadas mesmo assim ainda aconteceria algo na terra media que mudaria a mare em favor da Sua Vontade. Se vc ler com atenção o Silmarillion as circunstâmcias que cercam muitos acontecimentos, como a entrada de Beren em Doriath por exemplo, so podem tem tido uma mãozinha de Iluvatar para ter acontecido. Assim, Deus (Iluvatar) não controla os acontecimentos mas simplesmente transparentemente coexiste com a Terra Media fazendo valer a Sua Vontade não atraves da intervenção direta.
 
O texto do Martinez na Duvendor diz exatamente isso. A mão de Iluvatar agindo diretamente sobre os povos da Terra-Média. "A Terra-média não requer um Deus intrometido, exceto naquilo que assegurará que seu plano é aquele que se desenvolve."

Pra que negar o óbvio? Tudo que ocorreu foi segundo a vontade dEle. Nem um ato bondoso a mais e nem um ato maléfico a menos.
 
Claro, desde a corrupção de Melkor até o sacrifício de Frodo, todos foram passos necessários para a realização completa do mundo de Arda e de seus habitantes, meros personagens na grande obra do verdadeiro Autor, Ilúvatar, a única vontade e potência completamente livre, segundo Tolkien.
 
Se vcs pensarem bem, os Valar haviam planejado um mundo perfeito, sem males, sem doenças ou máculas, mas um mundo estático, imutável, que não se encaixaria com os homens. Ai que entra Melkor nos planos de Iluvatar.
 
O problema é que os Valar por si mesmos eram criaturas imperfeitas. Eles tinham a crença de que o mundo seria perfeito, imutável, imperene, sem doenças e morte, entretanto sem nascimento e renovação da vida. Acreditavam piamente que os elfos, e o mundo, deveriam ser fisicamente inalteráveis e se espantaram quando testemunharam a morte e o definhar causado por Melkor. Eles sabiam muito do futuro mas pouca coisa do verdadeiro destino dos povos.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
O problema é que os Valar por si mesmos eram criaturas imperfeitas. Eles tinham a crença de que o mundo seria perfeito, imutável, imperene, sem doenças e morte, entretanto sem nascimento e renovação da vida. Acreditavam piamente que os elfos, e o mundo, deveriam ser fisicamente inalteráveis e se espantaram quando testemunharam a morte e o definhar causado por Melkor. Eles sabiam muito do futuro mas pouca coisa do verdadeiro destino dos povos.
Exatamente. Cada Valar é somente um aspecto da mente de Eru como diz lá no Silma que todos os Valar são o Um e o Um é todos os Valar.
 
na minha opinoão foi Eldarion... filho de Elessar...
nao pelo que ele fez (ele nao fez nada rsrsrs) mas pelo que representou...
eu tava fazendo todas as linhagens de todas as casas, e todas elas dao em um só descendente: Eldarion.Sigam minha linha de raciocínio: se nao fosse pela casa de Finarfin nao teria Celebrian e por sua vez nao teria Arwen que nao teria quem? Eldarion... se nao fosse pela casa de Turgon nao teria Idril e nao teriamos Eärendil que nao se casaria com Elwing filha de Dior e neta de Luthien e Beren (casa de Barahir e Thingol) que nao teriam filhos: Elrond que se casaria com Celebrian da casa de Finarfin, que teria Arwen que se casaria com Elessar descendente distante de Elros....cujo qual nasceria adivinham quem???? Eldarion.....ufa me impolguei...
em fim acho que ele foi o cara pois ele representa a união de todas as casas...
bom é isso...
mas é lógico que há mais pessoas que era e são importantes peos seus feitos...mas para mim destes é Eru....imagine se ele nao tivesse criado os Valar que habitaram a TM e criaram todas as raças??
esses são os personagens para mim: Elu Ilúvatar e Eldarion....
 
Na minha opiniao, isso é uma coisa que contribui muito para enriquecer a história da Terra Média: por mais ínfimos que sejam, cada um dos personagens que aparecem, dao sua contribuiçao para o enredo da história, tornando os acontecimentos, por mais individuais que sejam, em um conjunto de fatos, de consequências.Talvez a beleza se instaure aí: nao só os reis, ou os mais bravos e poderosos movem o mundo, mas também, cada uma das ações de pessoas mais simples e esquecidas.
mas se fosse pra citar um personagem importante, Eärendil, sem duvida, pelos feitos junto aos Valar, da derrota de Melkor.....e talvez, por incrível que pareça, Sam, pois eu acho que sem ele o diabo do anel nunca teria chegado a fenda da montanha perdiçao........ como ja dizia Elrond:
"é sempre assimo curso dos fatos que movem o mundo:as maos pequenas os realizam porque precisam, enquanto os olhos dos grandes sempre se voltam pra outros lugares...."
 
Ghorthaur disse:
...e talvez, por incrível que pareça, Sam, pois eu acho que sem ele o diabo do anel nunca teria chegado a fenda da montanha perdiçao........ como ja dizia Elrond:
"é sempre assimo curso dos fatos que movem o mundo:as maos pequenas os realizam porque precisam, enquanto os olhos dos grandes sempre se voltam pra outros lugares...."

Isso é uma coisa que o Tolkien enfatiza muito na sua obra, que as pequenas mãos podem mover o mundo.
 
Morgoth (Melkor)! Se nao fosse ele nada de ruim teria acontecido e tudo seria uma xatice! nao ia ter livros (talvez o Hobbit q foi escrito bem antes... mas de onde viria o dragão Smaug?) ... nao ia ter filmes...

:P
 
Acho que o grande responsavel por todos os fatos que acontecem apó a 1a Era provém do próprio Morgoth. Se ele nao tivesse o espirito de ser diferente e de querer o poder de toda Arda para si, nada teria acontecido: nao haveria herois pois nao haveria o que salvar!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo