Phantom Lord
London Calling
BIOGRAFIA
![]()
Resultado do movimento new romantic inglês, o Depeche Mode cresceu e se tornou a banda mais popular de eletropop do anos 80.
Uma das primeiras a estabelecer uma identidade musical totalmente baseada no uso de sintetizadores, a banda começou com um estilo dance/pop que logo evoluiu para um som mais sombrio e dramático, que a consolidou como um dos grupos alternativos de mais sucesso da sua época.
O Depeche Mode surgiu em 1976, quando Vince Clarke e Andrew Fletcher formaram o "No Romance in China", projeto que durou três anos. Depois Clarke formou com Martin Gore o "French Look", outra dupla de guitarra e teclado. Fletcher logo entrou para o time e o trio passou a se chamar "Composition of Sound". Em 1980, David Gahan assumiu os vocais e a banda adotou o nome "Depeche Mode".
Depois de se destacarem em boates de Londres, o grupo conseguiu seu primeiro contrato. Em 1981 lançaram o single "Dreaming of Me". O sucesso só veio com o terceiro single, "Just Can't Get Enough," que entrou no Top Ten do Reino Unido. No mesmo ano veio o primeiro álbum, "Speak and Spell".
Assim que a banda despontou, Clarke resolveu deixá-la para criar outro grupo, o Yazoo. Gore tomou as rédeas das composições e o tecladista Alan Wilder entrou na banda para preencher o vazio deixado pela saída de Clarke.
Em1982 chegou às lojas "A Broken Frame", seguido de "Construction Time Again" e "People Are People", que fez um enorme sucesso no mundo todo.
Lançado em 1986, "Black Celebration" continuou a tendência melancólica que deu mais força comercial ao grupo. Após o single "Strangelove", o Depeche Mode lançou o disco "Music for the Masses". Apesar das boas vendagens e dos muitos fãs, a banda ainda era considerada um fenômeno cult underground.
Essa fama durou até o lançamento de "Violator", em 1990. Hits como "Enjoy the Silence," "Policy of Truth," e "Personal Jesus" emplacaram em todas as paradas.
Com o boom das bandas alternativas na década de 90, o Depeche Mode emergiu como um dos mais bem sucedidos grupos do mundo. Em 1993, "Songs of Faith & Devotion" foi campeão de vendas.
No ápice do sucesso, a banda começou a se desmanchar. Wilder saiu em 1995 e Gahan foi vítima de uma tentative falida de suicidio -- pouco tempos depois ele se internou em uma clínica de reabilitação para tratar seu vício por heroína.
Depois de quarto anos de silêncio, a banda lançou "Ultra", que trouxe os hits "Barrel of a Gun" e "It's No Good." Em 1998 a banda embarcou em uma turnê para divulgar a coletânea "The Singles 86>98". Depois de 64 shows em 18 países, o Depeche resolveu dar mais um tempo.
Três anos depois, o grupo gravou "Exciter", com os sucessos "Dream On" e "I Feel Loved". Em 2003 Gahan e Gore lançaram seus álbuns solo e saíram em turnê.
Não demorou muito para que a banda voltasse a se reunir. "Playing the Angel" estreou em primeiro lugar em 2005. Com o sucesso de "Precious" e "John (The Revelator)", o álbum ganhou discos de platina em 20 países.
O Depeche Mode tocou para mais de 2.5 milhões de fãs em todo o mundo e o disco especial "Touring the Angel: Live in Milan" (2006) capturou a essência da banda e de seus ótimos shows.
O novo trabalho do grupo,Sounds of the Universe,está previsto para ser lançado em 20 de Abril de 2009.
DISCOGRAFIA
1981 - Speak & Spell
1982 - A Broken Frame
1983 - Construction Time Again
1984 - Some Great Reward
1985 - The Singles 81-85
1986 - Black Celebration
1987 - Music for the Masses
1989 - 101 (Ao Vivo)
1990 - Violator
1993 - Songs of Faith and Devotion
1993 - Songs of Faith and Devotion Live
1997 - Ultra
1998 - The Singles 86-98
2001 - Exciter
2005 - Playing The Angel
2009 - Sounds of the Universe
2010 - Tour of the Universe (Ao Vivo)
VIDEOS
Sou completamente alucinado pelo Depeche Mode,está entre as minhas 5 bandas prediletas.Violator é um dos álbuns da minha vida.
Mais alguém gosta da banda?
Última edição por um moderador: