A Democracia dos Hobbits era, com certeza, muito simples. Também tem de se ter em conta o que queremos dizer com Democracia. Se se quer dizer que o povo elege, realmente, o Shire (Condado) é o único local onde me lembro de tal ser relatado, pois já li os apêndices algumas vezes e sempre tive isso como certo, mas a eleição não implica democracia de igualdade, como a querida Jhulha falou.
Não sabemos quais as restrições desta democracia. Provavelmente as mulheres e as crianças não podiam votar. Talvez até só um certo grupo de indivíduos, ou pelas famílias (Oligarquia não é?) fosse possível votar.
Quanto a Bard e os regime de Esgaroth e Dale/Valle, estão a confundir, creio eu.
A Democracia dos Hobbits era, com certeza, muito simples. Também tem de se ter em conta o que queremos dizer com Democracia. Se se quer dizer que o povo elege, realmente, o Shire (Condado) é o único local onde me lembro de tal ser relatado, pois já li os apêndices algumas vezes e sempre tive isso como certo, mas a eleição não implica democracia de igualdade, como a querida Jhulha falou.
Não sabemos quais as restrições desta democracia. Provavelmente as mulheres e as crianças não podiam votar. Talvez até só um certo grupo de indivíduos, ou pelas famílias (Oligarquia não é?) fosse possível votar.
Quanto a Bard e os regime de Esgaroth e Dale/Valle, estão a confundir, creio eu.
Enquanto que Esgaroth era uma cidade liderada por um Mestre eleito! Não se sabe como mas provavelmente numa forma limitada de democracia. Dale, porém, era governada por Reis, dos quais Bard era descendente e por isso foi aclamado Rei.
Aliás, no Hobbit também existe um Regresso do Rei!
Mas, como já falaram, a Democracia não era assim tão moderna e Repúblicas que elegiam os seus líderes foram várias durante a Idade Média, como as Repúblicas Marítimas do Mediterrâneo.
Mrs Gilmour disse:
A impressão que tive era que no caso de Bard em Esgaroth, não se tratavam bem de prefeitos; visto que após a morte de Bard, seus filhos o sucederam perante o "governo" de Esgaroth. Para mim isso soa mais como uma monarquia. Estou enganada?
Está. Bard governou Dale, mas recusou-se a assumir o governo de Esgaroth, onde, depois da fuga do mestre antigo foi eleito um novo mestre que Gandalf afirmou ser mais sábio que o anterior. =)