• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Democracia Hobbit

As minhas opiniões políticas inclinam-se cada vez mais para a Anarquia (do ponto de vista filosófico, significando abolição de controle e não homens com bigode e bombas)

Os hobbits viviam em uma meio-anarquia, só tinham lider mesmo em situações de extrema necessidade, que fora o final da Guerra do Anel, eles conseguiam evitar muito bem.

Mesmo assim eram lideres informais, e o Thain era mais um título de reconhecimento a properidade da família do que qualquer coisa.

E quanto ao prefeito, a principal função dele era presidir banquetes em datas festivas. Então o critério mais provável deles era escolher alguém simpático, respeitável e bom de garfo.

Eu imagino que eles eram eleitos por aclamação em alguma data específica, se não me engano era no verão, de quatro em quatro anos. Mesmo que fosse uma eleição, em que votassem apenas os chefes das casas, ou todos os maiores de 33 anos, ou só os homens. Era uma eleição menos formal do que as nossas, e o prefeito era mais um representante do que um governante.

Não acho que fosse uma democracia como as que conhecemos, mas me aprece que ela funcionava melhor.
 
Eu imagino que eles eram eleitos por aclamação em alguma data específica, se não me engano era no verão, de quatro em quatro anos. Mesmo que fosse uma eleição, em que votassem apenas os chefes das casas, ou todos os maiores de 33 anos, ou só os homens. Era uma eleição menos formal do que as nossas, e o prefeito era mais um representante do que um governante.

Não, a eleição é de sete em sete anos, num festival cujo nome em Inglês é "Free Fair", mas que não me lembro o nome em português. É neste festival que se elege o Prefeito.

De resto, concordo! =)
 
Não acho que fosse uma democracia como as que conhecemos, mas me aprece que ela funcionava melhor.
Todos concordamos que não era uma democracia como a que vemos hoje e que o sistema devia ser bem primitivo mas será que funcionava melhor mesmo? Pela carta que Arabael postou aqui vemos que Tolkien podia sim se ressentir com a democracia, mas o condado era a representação das coisas boas e felizes da Terra Média, é obvio que a democracia não podia ser tão falha num lugar como esse!
 
O sistema politíco não era algo complexo com certeza (Aliás é de se notar que as palavras "complexo" e "Hobbit" não costumam combinar muito bem) E existiam alguns guardiães homens para cuidar da região. Eles não precisavam muito de um líder, afinal, lá era uma região pacifíca, normalmente, e as famílias tinham auto-suficiência para cuidar da saúde e da educação (Assuntos que cabem ao governo atual) dos integrantes. Só quando a coisa ficava preta os hobbits escolhiam algum líder e pensando nisso, criaram os títulos de Thain e de prefeito, que, em tempos de paz, eram só meros títulos que significavam a confiança dos condadunidenses.

Também a população do condado não devia ser muito grande(era só uma vilazinha), dispensando, mais uma vez, a figura de um líder forte.
 
concordo com o que Meglin diz em seu post.
não devia ser uma eleição com candidatos fazendo propaganda, data e local para votar ou partidos politicos, e sim um consenso geral de aprovação ou rejeição!!!!!

aplausos e assobios contra vaias e tomates arremessados!!!!
 
concordo com o que Meglin diz em seu post.
não devia ser uma eleição com candidatos fazendo propaganda, data e local para votar ou partidos politicos, e sim um consenso geral de aprovação ou rejeição!!!!!

aplausos e assobios contra vaias e tomates arremessados!!!!

Hahahahahaha...

Não era bem isso o que eu imaginava, mas representa bem aquilo que eu acho que era a forma de escolha do Thain.
 
Acho que o Condado e seu modo de escolha dos governantes é o que se tem de mais próximo da antiga Atenas e sua democracia pioneira: todos se reuniam em certo dia numa praça - cujo o nome esqueci :roll: - e elegiam na base de "mãos levantadas", "gritos" e "aplausos" de concordância ou discordância. Só votavam homens maiores de 22 anos e, se não me engano, havia restrições de posição social também. Além, é claro, de ter que ser um legítimo ateniense... forasteiros não votam. Quem tivesse o voto da maioria vencia.
Acredito que no caso do Condado era assim.

E embora esses governantes não tivessem muito poder 'concreto' no dia-a-dia, eles o tinham em momentos de real necessidade: como quando houve o longo inverno e o ataque dos lobos.

Acho também que temos que pensar no Condado antes e depois da Guerra do Anel.
Antes, pertenciam a um reino 'falido' e, na prática, viviam de forma independente. Nem tinham contato com os 'homens grandes', apesar de serem protegidos por eles nas fronteiras, mas sem saber disso.

Depois, se bem me lembro [corrijam-me se estiver errada], por causa da invasão de Saruman e Grima, Aragorn proibiu que qualquer 'homem grande' entrasse em todo o território dos Hobbits... portanto, embora mantivessem respeito e um bom contato com o Rei - através de alguns hobbits que o conheciam e seus filhos -, ficaram ainda mais independentes. As relações com o resto do reino eram muito mais de cortesia e aliança, do que de direitos e deveres.
Assim como Gondor, no passado, tinha dado as terras de Rohan aos rohirim e posteriormente à Guerra do Anel, Ithilien foi dada (não sei se essa é a palavra certa) para que Faramir e Éowyn a governassem (e guardassem).

E, se minha teoria estiver correta, então depois da Guerra do Anel, da 4ª Era em diante, os hobbits se tornaram mais independentes e tiveram que se organizar melhor.


Não acho que o Condado seja um local de atraso na TM. Ao contrário, como representa as coisas boas que não foram destruídas, com a guerra e o avanço, e como foi inspirado na infância de Tolkien e também por minha própria opinião, me parece um lugar melhor pra se viver... Onde ainda se pode sentar sossegado na porta de casa para observar a paisagem e bater um papo, sem maiores preocupações. Com conforto, sem malícia... Onde a vida é simples e prazerosa. Quase tão bom quanto em Valfenda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo