• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curso mais popular de Harvard está disponível de graça e em português

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium
Universidade de Harvard - Getty Images

Universidade de Harvard Imagem: Getty Images

A Fundação Estudar acaba de lançar o CC50, versão em português do curso CS50. Conhecido por ser o curso mais popular da universidade Harvard, comandado pelo professor David Malan, o CS50 é um curso de introdução à ciência da computação. O CC50, que pode ser acessado gratuitamente, é a versão em português do curso.

O CC50 foi traduzido a partir do CS50 pelo bolsista da Fundação Estudar Gabriel Guimarães. Ele fez o CS50 em 2011, quando tinha 17 anos e estudava no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A ideia de traduzir o curso, que já estava disponível online, veio da vontade de compartilhar as aulas com estudantes que não dominassem a língua inglesa.

Gabriel também foi assistente do professor David Malan mais tarde, quando estudou em Harvard. Além de traduzir o curso, também já ministrou três edições presenciais dele, em Vitória, no Espírito Santo.

O que vou aprender no CC50?


O CC50 é um curso introdutório à Ciência da Computação focado em pessoas que não tenham conhecimento prévio da área. Ele ensina os fundamentos de como funcionam os computadores e a internet, e também introduz o aluno à lógica da programação. A partir dessa base, o estudante tem mais facilidade para aprender qualquer linguagem.

A versão online, gratuita, e em português do CS50 pretende ser o mais fiel possível às aulas ministradas em Harvard. Para isso, ela usa os mesmos materiais e conjuntos de problemas oferecidos na universidade. Isso significa que você vai aprender tudo que os alunos de Harvard aprenderam.

Para acessar o CC50, basta clicar neste link e, na página seguinte, clicar no botão "Quero Acessar". Você precisará completar um breve cadastro; no final, você poderá acessar o curso diretamente ou esperar até que o link seja enviado para o seu e-mail.
Na manhã desta segunda-feira (3), devido ao alto número de acessos, o site estava instável.

* O texto "Curso mais popular de Harvard está disponível de graça e em português" foi publicado originalmente no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.


 

Neoghoster Akira

Brandebuque
Antigamente, o curso mais caro que tinha na escola de informática aonde eu estudava em SP era o de Hardware por causa das aulas práticas no laboratório. Era tipo umas 10 vezes o preço de cursos como o de gráficos (Photoshop, Corel, etc...) e a mensalidade girava em torno dos 650-700 reais, o que hoje daria bem pra lá de 2000 mangos. Cheguei a ver cursos on-line (por vídeo) depois que as plataformas estilo youtube surgiram mas não sei até que ponto elas competem com as presenciais. Se tivesse grana eu o faria mesmo não querendo entrar no ramo. Porém o preço era mais caro do que o aluguel da casa boa que eu alugava (na época em torno de 550 paus).

Em todo caso, quem for começar, pode ser uma boa pedida associar as aulas teóricas on-line com um curso assim pois para um amador é uma boa pedida pra ficar independente na hora de mexer diretamente nos componentes e não ficar na muleta com algum técnico.
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$100,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo