• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

CS Lewis

Também não gostei do final de A Última Batalha. Gostei muito de todas as crônicas, menos desta, por causa do final. Achei muito trágico, sinistro, sombrio.
Lembrou aquele atentado terrorista no trem em Londres.

Ja li Crônicas algumas vezes, embora seja uma leitura infantil, é bem gostosa, e me prende facilmente, as teólogicas tenho muita vontade, mas ainda não li, me dissera (não lembro quem) que C. S. Lewis foi um dos maiores teólogos do século, é verdade?

O final pode parecer "trágico" mas devemos ver que a morte, no pensamento de lewis, não é um mal... mas sim uma libertação.

Creio que ele foi sim um grande teológo!!

E, como já disse, considero o lewis um grande escritor (assim como Lobato)...e eu prefiro o mointeiro lobato do que o machado de assis.

Mas tentem manerar nas discussões, não sou um moderador mas tbm não qro ver o pessoal se matando por nada:yep:
 
eu numca tinha ouvido falar dele antes do filme mas depois que eu assisti o filme gostei muito e me interessaria ver os outros livros afinal não temos muitos escritores ,conhecidos, de fantasia.
 
Eu gostei dos livros. Não em excesso, mas gostei. Acho que é um dos livros infantis mais bem escritos, ao meu ver; sei lá não li muitos livros infantis de renome...vou dizer que é o melhor livro infantil que li até agora, os outros que que lerei podem ser melhores...enfim.

Não conhecia o seu título de teólogo, mas fiquei interessada. Agora que sei tenho uma opção de leitura sobre teologia.
 
Sim, C.S. Lewis está na lista como um de meus autores preferidos. Embora as Crônicas de Nárnia possam parecer imaturas, existem grandes verdades e úteis pensamentos contidos na obra.
 
Já li As Crônicas de Nárnia e gostei. Tenho outro livro dele: Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, que inclusive é dedicado a Tolkien, mas ainda não li pois estou acabando de ler Contos Inacabados. Esse livro do Lewis me foi muito bem recomendado, dizem que é muito bom.
 
Vocês falam como se "infantil" fosse sinônimo de "inferior". Tipo, já leram Monteiro Lobato? Lewis Carroll? Roald Dahl?

Acho que vocês precisam rever alguns conceitos. =]

Muito bem observado. :clap: :clap:
O que é preciso é escrever uma boa obra, seja de que género for.
Só isso, por si só, já é um grande feito.

CS Lewis e Tolkien eram grandes amigos, que falavam entre si sobre suas obras.
Já imaginaram o quão fantásticas deviam ser as conversas entre ambos?
:amem:
 
Eu adoro Tolkien. Adoro Senhor dos Anéis. Mas adoro também Lewis e suas obras. Tanto as Crônicas quanto as teológicas. Mas enfim, o que acham dele e de suas obras? Quero opiniões e argumentos!:cool:

As obras de Lewis são fantásticas, li partes d'As Cronicas de Nárnia no inicio desse ano e adorei. Tanto porque as histórias de Tolkien e de Lewis se passarem em terras encantadas, povoadas por criaturas fantásticas. As Crônicas são menos detalhistas e rebuscadas que os textos de Tolkien, mas isso não vem ao caso.
E quanto ao mencionado acima , as conversas de Tolkien e CS Lewis deviam ser 'fantásticas' mesmo (em todos os sentidos)!!!
 
Última edição:
As obras de Carroll são muito boas, apesar de muitas pessoas criticarem dizendo que são destinadas à crianças, isso estou citando a série "Alice". A história é muito bem feita, propõe algumas questões filosóficas que um adulto ficaria a se questionar.

E agora pensem só, Tolkien deve ter lido os livros de Lewis com certeza.

Qual seria a opinião do Professor sobre as obras de Carroll ?
Dorak, você está se confundindo. Este tópico se destina a discussão sobre C. S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia.

E não Lewis Carroll, criado de Alice no País das Maravilhas.
 
CS Lewis ajudou Tolkien a escrever SdA e Tolkien ajudou CS a escrever Narnia os dois eram amilgos eu vi isso no Dvd de O Leao a feiticeira e o guarda roupa
 
CS Lewis ajudou Tolkien a escrever SdA e Tolkien ajudou CS a escrever Narnia os dois eram amilgos eu vi isso no Dvd de O Leao a feiticeira e o guarda roupa
Sim, sim. Os dois eram muito amigos. Tinham,com outros amigos, um clube de literatura, The Inklings, onde sempre liam trechos de suas obras uns para os outros, procurando críticas amigas e construtivas.

Lewis sempre elogiou o trabalho de Tolkien na Terra-média. Mas a única ajuda que Tolkien deu a Lewis em Nárnia foi convertê-lo ao catolicismo. Fora isso, Tolkien sempre criticou As Crônicas de Nárnia, por achá-las muito alegóricas.

E como eu já disse acima e completo aqui: Lewis era ateu. Tolkien, como um católico fervoroso que era, falou na cabeça dele até convertê-lo ao Cristianismo e maravilhado com toda a nova experiência, Lewis escreveu as aventuras de Nárnia, tendo como base a Bíblia (por isso a alegoria).
 
Mas Snaga mençoes da biblia em As Cronicas de Narnia eu ja sabia mas Tolkien como catolico fervoroso como vc falou faz mençao a ela em SdA???
 
Que eu saia, não, Thiago. Algo assim seria comentado e eu nunca li ou ouvi nada sobre isso. Não posso dizer por experiencia, pois não conheço a Biblia.
Mas muitas comparações são feitas, como a face boa e a má (mas isso sempre há na maioria das histórias).

Dorak, me desculpe por ter lhe indicado o caminho errado, meu amigo!
 
sim sim...peguei o tópico errado sem querer e não li as respostas antes só vi o lewis..essa msg era pro tópíco do Carroll do alice mesmo..

mas já editei de acordo com o CS lewis
 
Última edição:
Mas Snaga mençoes da biblia em As Cronicas de Narnia eu ja sabia mas Tolkien como catolico fervoroso como vc falou faz mençao a ela em SdA???
Os conceitos Cristãos, obviamente, sempre estiveram presentes em toda a obra de Tolkien: a definição nítida entre Bem e Mal, além de fraternidade, igualdade, amizade, lealdade etc etc etc.

Há quem compare algumas histórias do Silmarillion com as histórias da Bíblia, mas eu, pelo pouco que conheço nda Bíblia, não consigo ver semelhança alguma. Com excessão, claro, de Eru e Melkor. Impossível não compará-los com Deus e Lúcifer (o Criador e o Anjo Decaído) na História Hebráico-cristã.

O que devemos sempre lembrar é que Tolkien era completamente contra todo e qualquer tipo de alegoria ou analogias explícitas. Portanto não existem influências conscientes em sua obra.
 
Adoro as crônicas de Nárnia, por isso sou um tanto suspeita para opinar. As histórias são fantásticas, algumas deixam a desejar, mesmo assim conseguem cativar.
São boas para começar a desenvolver gosto por leitura, principalmente por fantasia.
 
já li todas as cronicas de narnia, pois tenho o volume unico. acho que é uma leitura envolvente, que flui facil e que corresponde as expectativas. ao contrario de alguns, gostei do final de a ultima batalha, pois lewis achou um jeito de juntar todas as geraçoes de narnia, o que foi, na minha opiniao, fantastico, pois achei que esse mundo ia acabar no final. apesar de ser infantil ( passei faz pouco tempo dessa idade, mas, enfim) gostei muito e indico a leitura.
 
Na verdade, As Crônicas De Nárnia não são apenas infantis, algumas são infanto-juvenis. Além disto, estão na minha opinião dentre os melhores livros já escritos. Não há nada de bobinho nem de ingênuo lá, são pura prosa, poesia, e até filosofia nas entrelinhas. Acontece que, como já foi muito bem dito aqui anteriormente, O Senhor Dos Anéis e As Crônicas De Nárnia são feitos para públicos de faixas etárias distintas, muito embora, isto nunca tem impedido que adultos leiam e gostem muito. E o estilo de narrativa dos dois é diferente. Lewis tem uma prosa mais dinâmica. Já Tolkien tem uma prosa mais detalhista e minuciosa. O que não quer dizer que seja melhor ou pior, exceto no gosto pessoal de cada um, já que estamos falando de arte, não de ciência (sim, romances são arte :lol:). O apelido de Lewis era Jack, ele próprio criou este, se não me equivoco, ainda na infância, quando já era ávido leitor. Mas uma correção se faz visivelmente aqui necessária: Lewis não era católico, era anglicano. Tolkien era católico. Lewis era um jovem ateu, e Tolkien converteu-o ao cristianismo, e Lewis escolheu o cristianismo anglicano, que é uma vertente protestante evangélica do cristianismo. Quanto à questão da Teologia, Lewis de fato foi o maior teólogo do século XX, juntamente com John Stott, se não engano-me. Além disto, Lewis foi famoso crítico literário, um dos maiores críticos de língua inglesa. Mas Lewis não foi escritor unicamente infantil quando trata-se de romances, não se esqueçam de A Trilogia Cósmica, a qual Tolkien apreciou os dois primeiros volumes. Na minha opinião, Trilogia Cósmica, embora mais sonhadora, não perde em nada para as melhores obras de ficção-científica. E já que tocaram no assunto, uma curiosidade off-topic: sabiam que o atual papa é fã de Tolkien? :)
 
Última edição:
Olha só, fui negativado por um post láááá de 2007 por discordar somente do final de Nárnia e o cara dá um gostei para a Padme (sendo que ela também não gostou do fim). Vai entender :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo