1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

CS Lewis

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por Kryshnack, 28 Mar 2007.

  1. Kryshnack

    Kryshnack I am more I

    Eu adoro Tolkien. Adoro Senhor dos Anéis. Mas adoro também Lewis e suas obras. Tanto as Crônicas quanto as teológicas. Mas enfim, o que acham dele e de suas obras? Quero opiniões e argumentos!:cool:
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  2. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Eu só li O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupas até hoje. Achei bem infantil, muito água com açucar. Talvez, se algum dia eu chegar a ler todas as Crônicar de Nárnia, eu até passe a gostar. Mas por enquanto, acho ele bem fraquinho.

    Repetindo aos fãs de Lewis: eu só li UM livro dele, portanto não me crucifiquem!
     
    • LOL LOL x 1
  3. Tilion

    Tilion Administrador

    Tu acabou repetindo algo que já vi muitos dizerem: "é muito infantil". É óbvio, pois a série toda é infantil propositalmente, foi escrita dessa forma. Não é como se ele tivesse tentado fazer o SdA dele e tivesse falhado: ele sempre teve em mente escrever livros infantis, e nisso foi muito bem sucedido.

    Vocês costumam avaliar as Crônicas em comparação com SdA, o que é simplesmente um absurdo, visto que são duas formas literárias completamente diferentes para dois públicos completamente diferentes.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. Déor

    Déor Usuário

    quando pequeno eu tinha varios livros deles, mas ai eu ganhei meu estojo com guache, giz de cera, e tal e ate tesouras,
    ai ja vil ne
    8 anos muita cratividade e cores nas paginas.
     
    • LOL LOL x 1
  5. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    As obras de C.S.Lewis são exelentes... porém nunca li os livros teologicos dele, exeto o Surpreendido Pela Alegria (que gostei e até levo algumas coisas por outro lado).

    E para os fãs de Tolkien (como eu) que não sabem valorizar a maravilhosa obra de C.S.Lewis (Nárnia) procurem ler o livro do Mestre: Sobre Contos de Fadas.
     
  6. *Fingon*

    *Fingon* Usuário

    Eu li faz alguns meses todos os livros das crônicas e achei muito legal.Claro que é um livro infantil, mas apesar disso gostei da obra.Só acho que não se pode comparar com senhor dos anéis, pois este é muito melhor...
    Acho que as crônicas está no nível da bússola dourada do philip pulmam(não lembro como se escreve corretamente o nome dele).mas é isso aí..tolkien na maioria das obras sobre a terra media escreve mais para jovens e não para crianças.
     
  7. Tilion

    Tilion Administrador

    Vocês falam como se "infantil" fosse sinônimo de "inferior". Tipo, já leram Monteiro Lobato? Lewis Carroll? Roald Dahl?

    Acho que vocês precisam rever alguns conceitos. =]
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  8. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Eu lias as crônicas de Nárnia. Quer dizer, eu li quase todas. Quando chegou no 'A ùltima batalha', eu simplesmente não consegui ler. Achei infinitamente chato.

    Pode ser que seja a tradução, mas eu acho o livro mal escrito. A estória nem sempre flui como deveria, eu tenho a sensação de que os livros não foram escritos PARA crianças, mas POR crianças.
    Eu não acho que isso tenha a ver com ser infantil. Basta pegar 'O Hobbit', ou, para citar alguns que o Gabriel citou, "Matilda" do Roald Dahl ou "Reinações de Narizinho", "Viagem ao Céu", "Os 12 trabalhos de Hércules" do Monteiro Lobato. Todos são infinitamente mais bem escritos do que qualquer uma das Crônicas (exceto talvez 'Cavalo e seu Menino', que se destaca)
     
    • Péssimo Péssimo x 1
  9. Kryshnack

    Kryshnack I am more I



    De jeito maneira. Claro que você pode ter não gostado da obra. Mas aí ja é demais. Dizer que foi escrito por crianças. O livro não vem encantando crianças e jovens (até alguns adultos também) por acaso. Como já disse, tem todo o direito de não gostar do livro, mas também não pegue pesado. Seria mesma coisa eu xingar o Machado e as obras dele (claro que eu não o faço) sem pensar que ele era epilético, gago, mulato, órfão, semi-analfabeto e com problemas intestinais. Pense nisso agora. Pensou bem? Então pense na época em que ele viveu, século 19 (acho que era 19, pelo menos). Mas enfim, eu posso tranquililamente não gostar das obras de Machado, mas não posso negar que ele foi um imenso escritor decorrente de todas as dificuldades que tivera. Se CS Lewis escreve como crianças, mesmo assim eu duvido que você com 200 anos escreva melhor que ele.
     
  10. Knight

    Knight Rider On The Storm

    Não concordo, e acho que essa comparação pode ser usada exatamente ao contrário. Acho que ambos são obras infantis, mas enquanto uma é chata e pouco inspirada, a obra do Pullman é muito divertida ao mesmo tempo que consegue atingir uma profundidade incrível.

    Mas bem, eu só li o Leão, a Bruxa, o Armário, o Coelhinho, o Sei-lá-mais-o-que, então nem tenho muita autoridade pra falar no assunto :mrgreen:

    Mas a trilogia do Felipe Puxa-Homem é fantástica.
     
    Última edição: 1 Abr 2007
    • Péssimo Péssimo x 1
  11. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Não acho que peguei pesado. Dei minha opinião; eu acho que o desenrolar da estória segue uma linha de pensamento muito infantil, alguns acontecimentos se sucedem sem nenhuma 'preparação'.
    Você não está falando sério. A cada vez que posta uma coisa destas, eu fico mais tentada a começar a ignorar você; isso é exemplo que se dê? O seu 'claro que não faço' é nada mais que um lavar de mãos para uma coisa que você já fez.
    Eu não julgo CS Lewis por causa da religião, ideologia, idade, raça, sexo, cor preferida; acho a obra dele (o que li, como deixei claro) fraca, pela forma como foi escrita.

    Você está realmente sendo condescendente como Machado de Assis? :eek: Alguém por favor salve ele!

    Em primeiro lugar, eu nunca disse que escrevia melhor; mas também, eu não me prontifiquei a publicar não apenas um livro, mas uma série de livros além de artigos e ensaios.

    Depois, como você nunca leu nada que eu possa ter escrito em termos de ficção, seu opinião realmente é baseada em fatos muito concretos... :roll:
     
    • Péssimo Péssimo x 1
  12. Kryshnack

    Kryshnack I am more I


    É obvio que não gosto dele por sua cor ou religião. Não sei de onde inventou isso. Você tem todo o direito de não gostar da obra, mas apresente argumentos mais convincentes e trabalhados, não dizer que foi escrita por uma crianças. Isso é que é uma afirmação infantil.




    Se você escrever ficção que nem argumenta, acho que não irá muito longe.....
     
    Última edição: 2 Abr 2007
  13. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Tirei isso da comparação que você fez com Machado de Assis. Volte, leia seu post. Você vai entender que, da forma como você colocou, parece que eu deveria gostar de um autor por alguma coisa que eu admire nele fora sua escrita. Eu não funciono assim. Mas você parece admirar CSLewis, como pessoa, mais do que sua obra juvenil - que é a única que eu estou discutindo aqui, já que como eu disse não li o resto e não posso dar opinião.


    não entendi o que você quis dizer.

    ps: se você não consegue se fazer entender, acho qe não irá muito longe :roll:
     
    • Péssimo Péssimo x 1
  14. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Eu li as Crônicas, e gostei. Claro que é infantil, pois essa era a intenção, o que não lhe dá carater de inferioridade.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  15. Kryshnack

    Kryshnack I am more I

    É, realmente. As vezes CS Lewis é comparado excessivamente com Tolkien e SdA, normalmente por que eles eram muito amigos, daí alguns comparam o Lewis com Tolkien (ou simplesmente porque ambos escrevem ficção fantástica). O que é um erro. Já que uma é declaradamente infantil, quanto a outra, não. Não foi como se Lewis tivesse "tentado" imitar Tolkien e falhado, foi sua intenção escrever uma obra infantil. E aliás foi bem realizada na minha opinião, já que "A Última Batalha" ganhou a Carnegie Medal, que é o prêmio mais alto da literatura INFANTIL. :cool:
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  16. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Agora eu entendi pq vc odeia tanto HP e Lewis.
    Fanboy.
    :g:
     
  17. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Li As Crônicas de Nárnia. Gostei da desrição do países e costumes de cada nação e o vai e vem das crianças ao longo da história de Nárnia. Não gostei do final. Ao fim da leitura, cheguei a conclusão de ter lido um livro de cunho espírita e não uma aventura de fantasia. Talvez, em outra situação, eu gostasse. Mas não agora, não depois de acompanhar nos noticiários tragédias e mais tragédias que dizimam famílias nas estradas. O livro é bom, o final dele, não.
     
    • Péssimo Péssimo x 1
  18. Kryshnack

    Kryshnack I am more I


    Não entendi o que quis dizer.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  19. .:Padme:.

    .:Padme:. Usuário

    Também não gostei do final de A Última Batalha. Gostei muito de todas as crônicas, menos desta, por causa do final. Achei muito trágico, sinistro, sombrio.
    Lembrou aquele atentado terrorista no trem em Londres.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  20. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Ja li Crônicas algumas vezes, embora seja uma leitura infantil, é bem gostosa, e me prende facilmente, as teólogicas tenho muita vontade, mas ainda não li, me dissera (não lembro quem) que C. S. Lewis foi um dos maiores teólogos do século, é verdade?
     
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar