• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crise financeira nos EUA faz brasileiros voltarem para Minas

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A crise econômica nos Estados Unidos está fazendo com que brasileiros que vivem ilegalmente naquele país retornem para o Brasil. A maioria afirma ter se frustrado com a falta de oportunidades e volta sem economias.

A informação é da reportagem de Rodrigo Vizeu publicada na edição desta segunda-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

Um desses brasileiros é Gilberto Reis, 31, que voltou dos EUA para Governador Valadares (MG) há dois meses. Ele trabalhou dez anos como pedreiro na região de Boston (Massachusetts) com a ideia de juntar dinheiro para melhorar de vida no Brasil, mas afirma que os amigos que ficaram no Brasil estão em situação melhor.

A cidade de Governador Valadares já foi o epicentro da emigração ilegal brasileira e era chamada de "Valadólares" nos anos de 1980 e 1990. Apesar disso, a reportagem esteve na região na semana passada e ouviu dezenas de relatos de quem chegou agora sem conseguir "fazer a América".

Também há frustração de quem estava na Europa. Com sotaque que destoa da zona rural de Sardoá, próximo a Valadares, vive Sandro Araújo, 23, que morou em Portugal e voltou para casa após passar 2011 amargando filas diárias em centros de emprego.

1200997.jpeg

Sandro de Araújo Silva, 23, que morou muitos anos em Portugal em sua casa na zona rural de Sardoá, em Minas​

Fonte
 
Não que eu ache que isso vai a partir de agora fazer os mineiros darem mais de valor a sua terra natal de imediato, pois por natureza mineiro é um ser que adora emigrar, mas vejo isso como um bom sinal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo