Sister Jack
Usuário
Lord da Paz disse:Eu achei Amarcord um filme meio lento e sufocante. É verdade. Mas é essa coisa... digamos... densidade que faz o filme ser foda.
Btw, eu costumo avaliar Fellini através de três filmes, todos naquele contexto de neo realismo e num mundo pestilento pós guerra. Amarcord e o retrato da infância do cara, Dolce Vita e seu relato fiel da decadência dos possuidores do sangue azul italiano, e Oito e Meio que fala simplesmente sobre de tudo um pouco. Até (veja só) sobre o ato de fazer cinema ligado ao ato masturbatório de viver.
O meu problema com o Fellini é que a sensibilidade dele é tão distante da minha que nós podiamos viver em planetas diferentes -- o planeta do Fellini sendo um planeta onde a balconista da padaria tem seios gigantes e um velho sentado no parque solta bolhas de sabão e os garotos se masturbam juntos num carro fazendo ele balançar e tudo parece um circo e tem uma estátua Jesus flutuando num helicoptero e etc. Aquela coisa bem Mussarella mesmo. Eu não acho isso engraçado ou nostalgico ou divertido ou alegre. Se o Fellini estivesse vivo hoje, ele ia achar o The Arcade Fire uma banda muito fria, etc.
Btw, eu não vi o QUASE NOVE inteiro, mas eu dúvido que ele chegue a quinze quilômetros de A NOITE AMERICANA.
Ah sim, compare as memórias da infância de Fellini nesse filme com as memórias da infância do Noah Baumbach em A LULA E A BALEIA (quando você assistir esse). Aí você vai entender em qual planeta fica localizada a minha sensibilidade.
Lord da Paz disse:Eu não vi A Morte Num Beijo.
Existem coisas que não se encontra em locadoras daqui, etc. Não é minha culpa.
Acontece nas melhores famílias.
Tem uma cena no final do segundo ato em que o SPOILER descobre que a SPOILER é uma SPOILER SPOILER que leva o filme pra um nível SPOILER.
É tão foda. Entende?