• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

CONSENSOS 3.0 - 90's

Seu chamado é uma ordem, meu caro.

Eis minha lista (com frescuras, porque estou entediado):



10. GAMMA RAY - Land of The Free

26186_Folder.jpg


Não é à toa que foi o Kai Hansen que 'começou' com essa história de metal melódico. Disco clássico do estilo, o melhor da década, só perde pros Keepers dos anos 80 (feitos justamente pelo mesmo Hansen). Foi um dos primeiros álbuns de metal que eu ouvi e um dos que eu mais tenho carinho até hoje.


9. RAGE - End of All Days

end-of-all-days.jpg


Não sei se é o melhor, mas é sem dúvida o meu álbum preferido do Rage. Mostra a mesma agressividade dos outros álbuns deles, mas de uma maneira um pouco mais melódica, o que eu acho que de certa forma define bem o Rage, essa agressividade permeada de momentos melódicos incríveis com refrões absurdamente pegajosos.


8. VIRGIN STEELE - Marriage of Heaven And Hell pt. I

virgin00.gif


Melhor coisa que o Virgin Steele fez em toda sua carreira. Épico, melodioso, com composições fantásticas e com uma interpretação incrível do Defeis.


7. AYREON - Into The Electric Castle

200px-Ayreon_-_Electric_Castle.jpg


Não é o meu cd preferido do Ayreon (o preferido vai entrar sem dúvida na lista dos anos 00'), mas é um daqueles álbuns que não tem como não se botar numa lista de melhores álbuns. Mostra toda a genialidade do Arjen Lucassen como compositor, não apenas nas músicas, mas nas letras e no próprio conceito geral do álbum.


6. MEGADETH - Rust In Peace

cover295_16546


Megadeth foi a banda que me iniciou no Thrash Metal, e justamente com esse álbum. Até hoje está entre as 3 bandas que eu mais gosto do estilo, junto com Tankard e Testament. E esse é o melhor cd deles, não à toa é também o que engloba os maiores clássicos da banda.


5. ICED EARTH - Alive In Athenas

cover737_19328


Eu conheço Iced Earth há muito tempo, mas nunca tinha dado a atenção devida à banda. Só nesses últimos meses que eu resolvi ouvir com mais atenção, além de correr atrás do resto dos materiais da banda. E que surpresa eu tive! Banda sensacional, uma mistura de thrash com power perfeita. E todas as grandes músicas da banda estão reunidos nesse, que é um dos melhores 'ao vivo's que eu já ouvi. Ótimo set list (mas também, sendo um cd triplo, não podia ser diferente né) e produção impecável.


4. JUDAS PRIEST - Painkiller

Judas_Priest_Painkiller.jpg


Álbum aonde o Judas largou de vez o hard rock pra acelerar fundo no Heavy Metal. E foi a melhor decisão que eles já fizeram. Como o Betz e alguém mais já disse, esse é o álbum que toda banda de Heavy Metal sempre quis fazer. É a incorporação do Heavy Metal, é como o Heavy Metal é e sempre deveria ser.


3. BLIND GUARDIAN - Nightfall In Middle-Earth

coversmall.gif


Eu até hoje discuto comigo mesmo em relação ao melhor álbum do Blind. Nunca cheguei a uma conclusão satisfatória se é esse ou o Imaginations. A única conclusão que conseguiu me agradar foi que musicalmente os dois se equivalem, mas o Nightfall acaba se destacando pelo conceito, pelas interlúdios, pelo o trabalho como um todo.


2. METAL CHURCH - Hanging In The Balance

url


Provavelmente a banda de metal mais subestimada da história. Esse álbum conta com a melhor formação da banda, já num momento onde a pegada já era um pouco mais power e menos thrash (embora ainda haja muito de thrash aí, é só ouvir a destruidora Conductor). Musicalmente é um álbum perfeito, o único porém mesmo é a capa, que é bisonha.


1. SAVATAGE - Dead Winter Dead

P183_1.jpg


Provavelmente o melhor álbum da história. Poucos álbuns conseguem me emocionar como esse. Pensei seriamente em botar o Streets, já que todo mundo está botando, talvez assim garantisse a presença de um álbum do Savatage na lista final, mas por mais que eu goste do Streets, seria uma injustiça com o Dead Winter Dead. Não é um álbum que vai fazer você querer banguear ou querer sair quebrando tudo, é muito mais sublime que isso, é algo realmente emocional. E sem soar forçado, como diversas bandas por aí soam. É a melhor junção de uma orquestra com uma banda de rock, é a melhor junção de letra e conceito, é a melhor junção de conceito e música. É o melhor álbum.



Lista Final:

1. Dead Winter Dead (Savatage) 1995 - EUA
2. Hanging In The Balance (Metal Church) 1994 - EUA
3. Nightfall In Middle-Earth (Blind Guardian) 1998 - ALE
4. Painkiller (Judas Priest) 1990 - ING
5. Alive In Athenas (Iced Earth) 1999 - EUA
6. Rust In Peace (Megadeth) 1990 - EUA
7. Into The Electric Castle (Ayreon) 1998 - HOL
8. The Marriage of Heaven and Hell pt. I (Virgin Steele) 1994 - EUA
9. End of All Days (Rage) 1996 - ALE
10. Land of The Free (Gamma Ray) 1995 - ALE


Savatage.GIF
 
01. Richard D. James Album (Aphex Twin)
Parece tão simples na teoria: "4" é basicamente batidas espásticas sobrehumanas por baixo de violinos tocando melodias doces; "Goon Goompas" e "Logon Witch Rock" são a trilha sonora de um conto de fadas (a segunda, de um conto de fadas especialmente bizarro); "Yellow Calx" é basicamente uma desculpa pro James usar aquele efeito que lembra uma furadeira penetrando o seu crânio. Então o que faz o disco em si ser tão especial, tão estranho, tão quente (como se alguém tivesse acendido um fósforo no seu pulmão)? Faço a mínima idéia.

02. OK Computer (Radiohead)
Composições brilhantes e produção grandiosa. É tão perfeito que parece ter sido uma paródia gerada pelo Radiohead de como um "Melhor Álbum de Todos Os Tempos" deveria soar.

03. Loveless (My Bloody Valentine)
Título irônico. Próximo.

04. Dig Your Own Hole (The Chemical Brothers)
Como aquele sample ameaçador grita na faixa inicial, os Irmãos Químicos fazem batidas pra balançar não só um carro, ou uma casa, ou uma boate, mas um quarteirão inteiro. Aliás, eu diria que, com as caixas de som apropriadas, músicas como "Elektrobank" e a faixa-título conseguiriam colocar um bairro inteiro pra dançar no meio das ruas. É um disco brutal; cuidado com o volume.

05. Super AE (The Boredoms)
Um álbum feito por psicopatas japoneses para psicopatas de todas as nações. Eu acredito que os membros da banda foram consequências de um experimento científico que tentou propôr a resposta para aquela velha pergunta: "O que aconteceria se você tocasse discos do Can para bebês com menos de 3 anos de idade, 24 horas por dia?" Ou isso ou os pais deles foram sobreviventes radioativos da explosão de Hiroshima. Escute "Super Going" e preste bastante atenção: você vai ouvir o barulho do seu cérebro desmontando.

06. Selected Ambient Works Vol. 2 (Aphex Twin)
Eu ouvi "White Blur 2" durante uma viagem de carro onde chuva forte caía e a estrada estava completamente coberta por neblina, e as 4 horas da tarde pareciam as 7:30. Desde então, eu tenho certeza de que Richard D. James é um ET.

07. Homogenic (Bjork)
"Hunter", "Joga", "Unravel", "Bachelorette". Melhor sequência de faixas iniciais de todos os tempos? Quem vai entregar o troféu para a Srta. Gudsmundottir?

08. The Music Has the Right to Children (Boards of Canada)
Você viu ali no título, que legal? Você viu que eles inverteram a ordem de "Music" e "Children"? Eles deviam estar chapados quando acharam que isso era uma boa idéia. Eles deviam estar chapados quando acharam que esse disco inteiro era uma boa idéia. A boa notícia é que você não precisa estar chapado para apreciá-lo. "Telephasic Workshop" tem uma das minhas batidas favoritas (sim, de todos os tempos! :joy: ), "Aquarius" conta com uma linha de baixo funktástica (me lembrem de usar esse adjetivo mais vezes), e o disco inteiro tem um clima "aquático", seja lá o que isso queira dizer.

09. TNT (Tortoise)
Eu adoro esse porque é tão variado. Começa com jazz cheio de linhas de guitarra sedutoras, depois vai parar lá na Espanha com "I Set My Face to the Hillside", uma linda balada, e vai acabar no curioso mundo do IDM com "Jetty", que surpreendentemente evita tons metálicos e soa quase tão orgânica quanto o resto. Eu não conheço muito bem esses caras, e não sei exatamente porque eles entram na classificação de post-rock (que eu costumava a associar com rock expansivo e quase orquestral), mas, pra falar a verdade, "Ten-Day Interval" soa boa em qualquer gênero.

10. Enter the Wu-Tang (Wu-Tang Clan)
É um disco sombrio e frio, cheio de melodias fantasmagóricos, mas eu não teria medo de encontrar o Wu-Tang Clan na rua e cumprimentar eles. Eles obviamente tem senso de humor suficiente para construir uma identidade em volta de filmes de kung-fu, e a cara de pau pra incluir samples de tais filmes com diálogos como "The game of chess is like a swordfight. [sons de espadas] You must think first... [mais sons de espadas] ...before you move." E eu apostaria que qualquer pessoa que diz odiar hip-hop reconsideraria sua opinião depois de ouvir a linha de baixo deliciosa de "Can It Be All So Simple."

Quase lá: Souvlaki (Slowdive), Zauberberg (Gas), Post (Bjork), entre outros.
 
:clap:

Tortoise, Wu-Tang Clan e Chemical Brothers? Você andou treinando para me surpreender Folco?

:cool:

Mas ainda é uma lista bem limitada. Ainda tem uma enorme quantidade de discos dos anos 90 que eu anotei pra ouvir, mas tive preguiça. Se o próximo consenso for dos anos 80, vai ser mais complicado ainda.
 
01. THRAK (King Crimson, 1995)
02. Imaginations from the Other Side (Blind Guardian, 1995)
03. Rust in Peace (Megadeth, 1990)
04. Painkiller (Judas Priest, 1990)
05. Into the Electric Castle (Ayreon, 1998)
06. The Sound of Perseverance (Death, 1998)
07. Empire (Queensryche, 1990)
08. Nevermind (Nirvana, 1991)
09. Pile of Skulls (Running Wild, 1992)
10. Land of the Free (Gamma Ray, 1996)

Não que essa lista me agrade totalmente, mas foi o melhor que o meu conhecimento limitado dos anos 90 me permitiu fazer.
 
Acabei a contagem. A partir de agora não adianta mais ninguém postar lista, mais tarde eu posto o resultado.
 
Porra, acabei esquecendo de mudar e botar o THRAK em quinto, CUH. E o Crimson Idol podia entrar também... Ah, enfim.
 
01- Radiohead | Ok Computer (97)

Esse álbum foi gravado pela banda inglesa The Radiohead, depois que Thom Yorke conversou com os deuses da Ordem e do Caos que vivem no Limiar do Infinito e aprendeu a Verdade sobre a Existência. Uma coisa interessante sobre esse álbum é que antigamente eu achava que não gostava dele, mas aí eu descobri que estava errado. É uma escolha idiossincrática porque esse álbum nunca é citado em listas de melhores dos anos 90. Eu aposto que ele nem apareceu na lista de mais ninguém, por isso eu coloquei em primeiro.

02- Aphex Twin | Richard D. James Album (96)

Eu não sou um grande consumidor de música eletrônica, mas o Selected Ambient Works 85-92 é como mergulhar em água fria depois de escalar uma montanha e não precisar sair pra tomar ar. O Richard D. James Album, por sua vez, é tipo Selected Ambient Works 85-92 + Crack. Eles chamam isso de um paradoxo.

03- The Olivia Tremor Control | Black Foliage: Animation Music (99)

Alguém andou ouvindo Beatles e usando drogas ilegais não necessariamente nessa ordem na minha opinião. Esse disco mistura experimentos minimalistas com ganchos retro-pop, e o resultado é algo que nem de longe soa como novidade nos anos 90, mas se eu fosse me preocupar com "relevância" essa lista conteria algum disco do Nirvana. Obrigado.

04- Tortoise | TNT (98)

Segunda metade da década de 90 > Primeira metade? Aparentemente.

05- Beastie Boys | Check Your Head (92)

Funky boss get off my back
Funky boss funky bald ass boss


06- Beck | Odelay (96)

07- Neutral Milk Hotel | In The Aeroplane Over The Sea (98)

08- DJ Shadow | Endtroducing… (96)

09- Talk Talk | Laughing Stock (91)

10- Rage Against The Machine | idem (92)



Faltou ouvir mais um monte de coisa, faltou organizar isso aí direito, faltou comentar metade da lista, faltou conferir se a lista é essa mesmo, mas o Gandalf já tá apontando uma arma pra minha cabeça. Em outras palavras, essa lista não é exatamente a minha lista, mas pra todos os efeitos ela fica sendo. Ok.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo