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Congonhas deve ser fechado ou não??? (interesse nacional)

Congonhas deve ser fechado?

  • Sim

    Votos: 19 31,7%
  • Não

    Votos: 41 68,3%

  • Total de votantes
    60
Sena disse isso antes de morrer nao disse?

eu acredito q foi uma fatalidade q ninguem estava fazendo nada errado q tudo esta nos conformes. Mas essa fatalidade serviu para levantar a bola do caos aereo denovo.... afinal nosso bom governante parece achar q as suas lagrimas apenas podem resolver o problema.

congonhas NAO deve ser fechado tb nao acredito q o volume dele deva ser reduzido afinal 250 mil pousos e decolagens ano e apenas um acidente de grande porte eh uma excelente marca. No entanto creio q novos e melhores aeroportos devem ser feitos haja visto q congonhas opera no limite e a tendencia eh o almento dos voos.....



estava morrendo de saudades PRi^^
 
Pelo menos uma coisa leva a outra, né =P
Pior pelo menos fica siguro para os pasageiros tambem:yep:
eu vi no jornal q não estão mais vendendo passagem em congonhas mas d que adianta não vender mais se continum os pouços la?
uma pergunta! a pista foi fechada sim ou não?
Um:abraco:
 
Pior pelo menos fica siguro para os pasageiros tambem:yep:
eu vi no jornal q não estão mais vendendo passagem em congonhas mas d que adianta não vender mais se continum os pouços la?
uma pergunta! a pista foi fechada sim ou não?
Um:abraco:

Se esses poucos forem de aviões "pequenos" (ou seja, onde uma pista do tamanho de congonhas seria considerada ENORME), faz sentido tira-los de lá e sobrecarregar o Cumbica?

Tipo, dou uns cinco anos para Cumbica ficar com a estrutura comprometida, começarmos a dar "jeitinhos" para que aviões que não deviam pousar (tipo fila de aviões, saca? Um a cada dez minutos... se o anterior der problemas, como parar o outro que já tá pousando? O panorama que estava acontecendo em congonhas), a ter alguns vereadores espertinhos que dão jeitinho para regularizar a situação dos moradores que resolveram morar bem debaixo do aeroporto - por falta de chance de morar num lugar decente, etc..

Aliás, viram o dono do Hotelzinho que chegou de mercedez, colocou seu poodle de estimação no capô do carro e começou a dar piti? Eu bem que queria que ele começasse a dar nomes dos FISCAIS da prefeitura que deram jeitinho para ele construir, etc..

Aliás, também foi jeitinho que ferrou com as vítimas... o mesmo tipo de avião já teve falhas com, mas sem vítimas fatais, porque as pistas onde aconteceram os incidentes tinham espaço para tentar algo antes do pior. De novo, "ah, vai que dá!", jeitinho.

A gente dá tanto jeitinho, que uma hora o encanamento não aguenta os arremendos temporários, oras! É hora da gente parar com isso, nas rodovias, na segurança pública, em tudo, senão vamos continuar a ter nossa estatística de 100 mil mortos por ano no Brasil, pelas causas mais idiotas! Falei que um chegado meu de 26 anos faleceu duas semanas atrás? Acidente de carro. Uma das milhares de vítimas que só enchem estatísticas mudas, tragédias isoladas aos milhares.

Se todo mundo fosse um pouco responsável, não seria pouco provável o pai do Shazan estar vivo agora. Mas como responsabilidade é algo raro, então os poucos que têm acabam virando heróis.

É neste sentido que me sinto dividida: ao mesmo tempo que sei que é necessário morrer mais gente para que todos (literalmente todos) acordemos desse torpor de "salve-se quem puder" (porque não tem lugar para fugir), também é algo doloroso perceber que é necessário mais sofrimento, porque senão ninguém vai parar para pensar na grande besteira que vivemos todo santo dia. É duro a gente ir no velório de amigo (o segundo que morre) e saber que mais gente precisa morrer... talvez até alguém mais próximo a mim! - para que aos poucos todos comecem a perceber que ninguém está seguro e ninguém pode isolar o resto do mundo cruel para fora do condomínio.
 
Última edição:
Curioso notar como as soluções propostas são emergenciais, ninguem parece pensar que a longo prazo o aeroporto de Guarulhos também tende a esgotar sua capacidade, e vai ser necessário utilizar aeroportos de cidades como Campinas, São José dos Campos etc, qual é o esforço que está sendo feito para melhor a conexão dos aeroportos destas cidades a SP? A própria idéia de fazer outro aeroporto é imbecil, vão fazer aonde? Vão fazer que tipo de ligação entre ele e a cidade, etc

Alias, se notarem, Congonhas é superlotado devido a vôos para cidades mais ou menos próximas, como Rio de Janeiro, Ribeirão Preto etc, vôos que poderiam muito bem serem substituidos por transporte ferroviário, mais uma vez, qual é o projeto de transporte ferroviário pro Brasil? Aquela piada do TAV entre Rio e São Paulo? Que ninguem explicou ainda como aquilo vai passar pelas cidades e montanhas (já que TAV exige linha própria e não pode simplesmente utilizar a que já existe) sendo que é muito mais simples adotar um sistema parecido com o Acela Express dos Eua, mais modesto e viável pra realidade brasileira (mas aí não é "trem-bala", não atende aos devaneios grandiosos dos desenvolvimentistas de plantão)?
 
Eu dei uns cinco anos para Cumbica também vira Congonhas "fila de aviões um atrás do outro se o da frente fuder o de trás também fode"?

Parece que já temos problemas em Houston.

http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid27626,0.htm

Vovin, outro problema é que qualquer solução que se arranjar vai agora parecer emergencial. Tipo, o trem rio-sampa é emergencial desde o "apagão aéreo" e agora vai parecer mais emergencial ainda.

Duh... então temos 1) problemas a serem resolvidos e 2) prever problemas num futuro próximo e 3) prever problemas num futuro distante, e arranjar e executar as soluções de 1 e 2, além de dar jeito de convencer o pessoal da verba que também tem de pensar no item 3.
 
Pois é, tá faltando coragem (e um Gestor) para organizar a aviação aérea visando as próximos anos. Infelizmente o as Forças Armadas de muito poucos com capacidade administrativa de gestão. Colocaram um Brigadeiro que entende de aviões e talvez de aviação militar, mas aviação civil é outra história. Até os autores de renome, no meio acadêmico da Administração classificam a avião civil com particularidade. Está claro que o pais precisa de alguém que entenda de Negócios, não um militar, muito menos um jurista (o caso do novo ministro Jobim).

É um absurdo que empresas como a TAM e a GOL pareçam se preocupar tão pouco como o longo prazo da malha aérea do país, parece que se esquecem que o futuroo do negócio também está em jogo nesse caso.
 
Eu estava de férias quando ocorreu a tragédia mais anunciada da história da aviação brasileira. Não me preocupei nem um pouco em acompanhar as discussões e as inúmeras propostas de melhoria do atual sistema aeroportuário brasileiro.

A solução é complicada e exige muito investimento. Inicialmente, Os vôos comerciais deveriam ser deslocados de Congonhas. Parece fácil, né? Mas não é... Isso já foi tentado na Pampulha e não funcionou! As empresas aéreas fizeram muito lobby pra não utilizar o aeroporto de Confins, que fica na região metropolitana de BH e, por um certo tempo, conseguiram o que queriam. Atualmente parece que a situação mudou um pouco e Confins está sendo um pouco mais utilizado.

E por que as empresas não querem deixar de utilizar aeroportos centrais como o da Pampulha ou o de Congonhas? Simples, é mais atrativo para os clientes pousar perto da região central e as empresas não querem perder essas cifras! É um motivo que não chega nem perto de ser suficiente pra justificar tal insistência, mas no Brasil é assim que as coisas andam... Pode mais quem tem mais força política e financeira!

Enfim, eu acho que Congonhas não precisa ser fechado. Mas ele deveria ser transformado num aeroporto regional, no qual só poderiam operar aeronaves de pequeno porte. Aqui em Curitiba há um aeroporto que funciona assim... E o outro aeroporto da cidade fica a cerca de 20km do centro.

Em SP, seria necessário mais um aeroporto de grande porte. Mas somente isso não é suficiente. O governo tem de prover condições decentes para os passageiros chegarem a esse aeroporto. Um sistema de trens seria uma boa opção pra resolver esse problema.

É um investimento alto, mas necessário. O problema é que parece que vale mais a pena brincar com a vida das pessoas do que gastar alguns milhões em infra-estrutura...
 
Penso que essa não seria a solução adequada(se é que chega a ser uma solução).O fechamento do aeroporto, penso eu, serviria apenas para afastar a visão do problema, pois com o acidente recentemente com o vôo da Tam as pessoas voltaram a atenção para Congonhas, sendo que esse é só uma parte de todo o problema, que aliás, não é de hoje.Há muito tempo vem se alastrando essa crise aérea, e tambem vem havendo o ''avanço'' da cidade sobre os aeroportos.
O que é preciso na realidade é melhorar as condições dos aeroportos e aviões brasileiros e tambem ver qual é o problema com os controladores de vôo, e tentar resolve-lo.A solução deste problema não só impediria que o número de vítimas aumentasse, como também melhoraria a visão de outros países sobre a aviação brasileira, pois alguns países já pensam em impedir o pouso de aeronaves brasileiras em seus aeroportos.
 
PS: Ouvi uma pérola hoje: "Congonhas tinha que ser aumentada"

putz, jah tinha ouvido algumas coisas mas essa foi a pior
o que seria masis recomendável no momento é restringir os voos, n adianta fechar sem ter p onde redirecionar o fluxo de aeronaves...
 
Eu disse:
parece q nao foi esse o problema. hoje no roda viva o professor da usp falou q o o mi estava em condiçoes e q faltaria apenas adicionar as rugosidades a pista.

esperto disse:
dane-se esse professor da USP

Agencia Estado - 13/7/2008 8:22 disse:
Pelo laudo da Direng, a macrotextura (rugosidade que facilita o escoamento de água) da pista tinha, em média, 0,35 milímetro. O mínimo estipulado pela norma IAC 4.302, editada pelo extinto Departamento de Aviação Civil (DAC), é de 0,5 mm. Embora tenham chegado a outros resultados, peritos federais também concluíram que a macrotextura estava abaixo do recomendado. Foram realizadas duas medições. Na primeira, a média ficou em 0,48 mm. A marca seguinte foi de 0,58 mm. No documento, a PF sugere a interdição das operações até que o problema fosse resolvido. Depois do acidente, com a aplicação de ranhuras, a macrotextura subiu para 1,48 mm.

da pra ver q o bumdao da usp estava certo....... NÉ?

Agencia Estado - 13/7/2008 8:22 disse:
Para militares da Aeronáutica, a pista de Congonhas foi um dos fatores contribuintes para a tragédia do vôo 3054. O determinante continua sendo o fato de uma das manetes do jato ter permanecido em posição de aceleração. "É provável que os pilotos tenham confundido aquele comportamento estranho da aeronave com uma hidroplanagem", avalia o coronel Ricardo Hein, chefe do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4). "O efeito psicológico contribui para a 'visão de túnel', quando se perde a capacidade de analisar outros fatores


eu poderia continuar tripudiando.... mas acho q aqui nao é lugar.
 
Eu votei no sim, mas era pra votar no não.

Eu acredito que o aeroporto de congonhas poderia ser reestruturado e transformado em um aeroporto local com aeronaves pequenas.

O ideal era construir um aeroporto afastado da mancha urbana como é o caso do Aeroporto Internacional de Confins que fica a 35 km de Belo Horizonte. A pessoa chega no aeroporto e pega o onibus e com meia hora está no centro da cidade.
 
Não tem muito o que afirmar depois de ler todas as críticas de vocês.
Acabo concordando que o aeroporto deve continuar aberto, porém com uma constante manutenção para a averiguação da segurança, afinal, a mesma em primeiro lugar. O que acredito é que é um aeroporto importante, economicamente falando. :)

Mas assim. sem querer entrar em discussoes politicas, muito menos sobre o governo atual, mas o site http://www.maisbrasil.gov.br/default.php mostra o que tem sido feito no país nos ultimos tempo, e acredito que algumas coisas que encontramos lá também se encaixem em todo esse dilema do caos aéreo que passamos. Achei esse site pq gosto de ter bastante base pra dar minhas opiniões! :)
 
Por mais que falem mal de Congonhas, sempre serei contra seu fechamento total, Ele ainda é muito importante pra cidade.

Um outro aeroporto na Zona Sul de SP ainda é lenda urbana.
 
Por mais que falem mal de Congonhas, sempre serei contra seu fechamento total, Ele ainda é muito importante pra cidade.

Um outro aeroporto na Zona Sul de SP ainda é lenda urbana.
A Localização é boa demais pra quem trabalha na Zona Sul e faz muita ponte pra RJ e BH, dificil acabar com isso.
 
Pesa o fator localização, facilidade pra se chegar lá e mais a facilidade de embarque, algo que é bem melhor que Guarulhos.
 

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