1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Coluna Ives Gandra - A Esquizofrenia da Modernidade

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ives Gandra, 3 Mai 2009.

1. Ives Gandra

Ives Gandra Colunista Valinor

Há um personagem na saga de ''O Senhor dos Anéis'' de J.R.R.Tolkien (publicada em 3 volumes durante os anos de 1954 e 1955) que simboliza cabalmente o dilema da alma humana quando confrontada entre o querer e o dever, considerado o primeiro como aquilo que é apetecido pela vontade e o segundo como aquilo que é visto como apropriado pela inteligência. Esse personagem se chama Sméagol ou, como passa a ser conhecido após se apoderar do Um Anel (ou Anel do Poder) e com ele destroçar sua vida, Gollum.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Ben Kenobi

Ben Kenobi Aprendendo com um

Nossa, fazia tempo que eu não lia um texto filosófico que me atraisse assim.
    Ficou ótimo, parabéns!
    Li que vai sair outro, estou no aguarde.

3. Mina Murray

Mina Murray Usuário

Parabéns!
    O texto tb me atraiu bastante. Super interessante!

4. JPHanke

JPHanke Usuário

Realmente este texto está muito interessante!! Deu pra sacar um pouco da mente perturbada de Sméagol, como sua vontade influi na visão que ele tem da realidade. Também estou aguardando o próximo!!

Acho que somos nós que devemos agradecer por nos presentear com artigos tão bacanas, que nos propiciam uma reflexão tão profunda e interessante, como os textos que escreve! =]

5. Sindar Princess

Sindar Princess Que deselegante...

Sinto-me lisonjeada por ser citada como uma das pessoas que te auxiliam a refletir sobre diferentes visões de mundo, Ives. Obrigada mesmo!
    Mas acho que somos nós que devemos lhe agradecer por trazer artigos tão profundos e interessantes!
    E esse artigo sobre a esquizofrenia da modernidade foi um supra sumo! Perfeito! Parabéns, mais uma vez!
    E que venham mais!

6. Veänis

Veänis Lempe ou Sleestak?

Primeiramente quero dizer que fico lisonjeada por ser agradecida. No entanto, ao fazer parte de um fórum como esse, ler é o mínimo que se pode fazer. E eu prefiro ler artigos antes dos post, não que os discrimine, não, nunca. É só uma preferência mesmo.
    Quanto ao tempo que nos toma a vida real, acho que a maioria dos "valinorianos" (:blah: é isso mesmo?!) concordam: às vezes nos toma o tempo de lazer. eu adoraria ficar de papo pro ar, só fazendo o que gosto, mas como tenho um pouco de "Gollum" em mim:

:mrgreen:

Se mais pessoas aperfeiçoassem o "bem moral" e pregassem menos o individualismo, talvez o mundo não estivesse tão maluco como está! Se bem que faz tempo que ele está assim. (Lá pro Oriente Médio era só o Saladino reencarnar, pra dar jeito numa grande parte!)
    Brincadeiras à parte. Mas claro que jamais resolveríamos o problema universal com tal facilidade, acontece que se cada um seagiisse melhor com o metafísico e o moral, a vida cotidiana seria muito mais fácil, muito mais calma para a própria pessoa. Talvez não existisse a "tolerância zero". Talvez houvesse mais paciência entre todos...

Na Idade Média era muito forte a presença de Deus - apesar do clero da época ser a chave para o "mal" -, muitos tinham senso moral.
    E hoje, com a milhares de doenças que justificam os atos (como por exemplo, a "Síndrome de BurnOut - uma mistura de depressão com exaustão que habita o ser de pessoas ligadas à área da educação), somos jogados das selas de nossos cavalos por causa que "outros", doentes, não conseguem executar o MESMO trabalho. Ora, não seria apenas uma queestão de mudar de ofício? Porque se não se gosta do que se faz, a vida pode se tornar um martírio, excluindo todas as outras possibilidades que advém com essa! :roll:

Ah, a retórica... ela quase sempre foi a ruína da humanidade! :cerva:
    - Vai, totó, pega esses caras! (lê-se totó como um povo ou um reino).

7. ccgimli

ccgimli Homo homini lupinus

Amei o artigo. Um texto filosófico bem abrangente !:mrgreen::cerva:

8. clandestini

clandestini Cylon ou

Nossa. O texto está fantástico. Terei de ler mais uma vez para absorver tudo que o texto compreende.

Gostei muito, parabéns.

9. Lord Treville

Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

Texto excelente! :clap:

Um perfil que se encaixa é a do Denethor, tendo em vista que este, em nome de Gondor, visava usurpar a coroa e ter o controle de outros povos, claro que com menos ambição e discaramento que seu maior rival Sauron.

PS.: Faço minhas as palavras de Sindar Princess.

Última edição: 13 Mai 2009
  10. Ikarus

Ikarus Visitante

Olá! Adorei o texto. Parabéns.

Já tive a oportunidade (desprazer) de conversar com um relativista moral. Se parar pra prestar atenção, percebe-se uma porção de sofismas sem argumentos consistentes em seus discursos, visto que para justificar seus princípios, decidem qual variável devem ou não desprezar.

É como uma banheira cuja agua se esquenta aos poucos.

11. Excluído046

Excluído046 Banned

Não entro na Valinor há tempos. Porém, ao abrir meu e-mail e ver o título da coluna, no "Informativo Valinor", senti interesse em aparecer por aqui para ler. Não me arrependi. Artigo muito bem construído, que abre campo para diversas reflexões.

12. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Ótimo texto, muito bom mesmo... embora tenha ficado intrigado com o uso da palavra esquizofrenia. Por que usá-la?

13. servo de Eru

servo de Eru Chuck Norris passa vergonha

chega a dá pena do Smeagol,o coitado tem uns pobleminhas :mrgreen:

ótimo artigo

14. Lord Treville

Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

Acredito que o Ives tenha usado este termo para demonstrar, grosso modo, a gama de personalidades (ou condutas melhor dizendo) adotadas pelos individuos na modernidade em que nos situamos.

15. ccgimli

ccgimli Homo homini lupinus

Como já comentei, foi um belo texto. Contudo, devo dizer que essa já assertiva é errônea. A Teoria da Relatividade foi comprovada empiricamente em um acelerador de partículas.:lol::lol::lol:

Além disso, na Idade Média os prazeres eram justificados pela doutrina, principalmente no que tange o enriquecimento da Igreja e exacerbado poder ideológico e político,do qual esta abusou, na Idade das Trevas.:bamf:

A estratificação em absolutamente certo e absolutamente errado tollhe a visão de mundo e o conhecimento. A ciência se desnvolveu a partir de ponderação e reflexão, não por dogmatismos, aos quais foi limitada a mente dos cristãos medievais.

16. SidneyAvila

SidneyAvila Usuário

Parabéns pelo artigo. Captou extraordinariamente bem o desvio dessa sociedade "esquizofrênica". Devo confessar que estava a optar por esse caminho deformado. Como, realmente, consertar algo que se eleva devido à idealização dos argutos que defendem essa moral troncha? Seria uma religião sem ter pra onde ir, sem direcionar, sem ensinar. A ciência pela ciência. Valeu, muito bom mesmo!

17. Silmenel

Silmenel O Brilho dos Céus!

Sensacional Ives seu artigo.
    Principalmente por mostrar a sociedade esquisofrenica em que vivemos.
    Nossa ao citar a "esquisofrenia gollumiana" foi brilhante, não só na explicação da personagem, mas também no da doença em si.
    Vou guardar a frase "...a realidade não é aquilo que queremos, mas aquilo que é.", num quadro.

18. Pedro Freire

Pedro Freire Usuário

Fiquei boqueaberto com a leitura que o autor fez da personagem Gollum. Foi um dos melhores artigos que eu já vi aqui na Valinor. Com certeza, é uma observação... que me deixou sem palavras.

Parabéns

19. aistano

aistano vulgo Gilvan Borges

Grata surpresa foi ver-me citado ao fim deste artigo, diga-se o primeiro com que me deparo ao retornar às leituras valinorenses.

Quanto ao conteúdo do presente, não tive menos prazer ao lê-lo do que o tive quando da leitura dos outros de tua autoria. Ousaria dizer que, de alguma forma conseguiste burlar a incompletude de Gödel ao tratar de filosofia, mecânica quântica, mecânica clássica com uma precisão considerável.

Pressinto grande perigo com as ''teorias de tudo'', que vem surgindo nos últimos tempos, em proporções maiores do que nunca, e vejo no teu ensaio um oásis de lucidez em meio ao período conturbado em que vivemos.

um abraço e que não nos falte a tua opinião na valinor.

20. Dostoiévski

Dostoiévski Usuário

Perfeito esse artigo! (grande admirador das obras do Ives)
    "Em suma, a esquisofrenia gollumiana na vida pessoal e social pode e deve ser desfeita pela busca sincera da verdade e do bem, independentemente do interesse que se tenha".

Caritas in veritatis (amor e verdade), esse sim é o caminho que a humanidade inteira deve trilhar, e sem demoras.

Compartilhar