• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Classificação dos Istari

fugindo um pouquinho do topico, mas me deu branco, o espirito era chamado de frëa? fána eh o corpo q sauron e gandalf usa e hroa o corpo dos "mortais", isso?

É.
Fea é espirito, hroa é corpo de Arda, fána é um "corpo divino"

Voltando ao assunto das cores...não é coincidência Radagast, o mago q gostava de florestas e animaizinho ser o castanho

Pq de resto tem nada a ver :roll:
 
Então... é nisso q eu quero chegar Riff

a cor é algo apenas alegórico....

gosta de natureza... dá castanho pra ele

andarilho... cinza(cinza é a cor mais maltrapilha pra um traje)... Gandalf deveria ser o mais humilde.

chefe da ordem... branco

mas poderia ser verde limão, rosa choque e amarelo mostarda :mrgreen:
 
Salve!

Também acho que a cor é uma simbologia. Acho que isso fica claro quando o gandalf se torna "o branco". Ele diz algo como AGORA ESTOU MUITO PARECIDO COM SARUMAN, PELO MENOS COM O QUE ELE DEVERIA SER.

Acho que com a traiçao de Saruman, gandalf se torna o líder da ordem, assumindo o lugar de saruman, e essa sucessao é representada simbolicamente pelos seus novos trajes: brancos (que deve simbolizar a cor do lider da ordem dos magos)

Se bem que laranja fluorecente ficaria melhor :obiggraz:

vlw
 
Oakshield disse:
Ele diz algo como AGORA ESTOU MUITO PARECIDO COM SARUMAN, PELO MENOS COM O QUE ELE DEVERIA SER.

O legal é que na versão extendida do filme o Gandalf fala isso, mas ele fala de um jeito tipo "EU SOU SARUMAN, PELO MENOS COM O QUE ELE DEVERIA SER." Ficou meio estranho, mas legal mesmo assim.
 
fugindo um pouquinho do topico, mas me deu branco, o espirito era chamado de frëa? fána eh o corpo q sauron e gandalf usa e hroa o corpo dos "mortais", isso?
Fëa = Espirito imortal, sem forma.
Hröa = Corpo que limita muito os poderes do fëa. tipo uma armadura enferrujada.
fána = Corpo que dá mais liberdade pro fëa, mas não total.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
O legal é que na versão extendida do filme o Gandalf fala isso, mas ele fala de um jeito tipo "EU SOU SARUMAN, PELO MENOS COM O QUE ELE DEVERIA SER." Ficou meio estranho, mas legal mesmo assim.

Mano, acho que é essa a frase que ele fala no livro.. é que fiquei com preguissa de procurar...

vlw :D
 
Tive a impressão de que, na verdade, Gandalf se tornou Branco pois Saruman não era mais o líder da ordem, o mais poderoso. Quanto aos outros magos:

Radagast, O Castanho: obviamente por causa dos bichinhos e plantinhas dele...
Alatar e Pallando(acho), Os Azuis: embora não saibamos suas missões, eu lembro vagamente de que um deles tinha ido para Rhûn(ou Lhûn, não sei agora), que, por acaso, era tipo um "mar interior". Não lembro o outro, mas isso já abre espaço para especulações.
 
RottEN GeNeRAtiON disse:
fugindo um pouquinho do topico, mas me deu branco, o espirito era chamado de frëa? fána eh o corpo q sauron e gandalf usa e hroa o corpo dos "mortais", isso?
Fëa = Espirito imortal, sem forma.
Hröa = Corpo que limita muito os poderes do fëa. tipo uma armadura enferrujada.
fána = Corpo que dá mais liberdade pro fëa, mas não total.

mas os homens tb tinham fëa? pq se fëa é imortal, e os homens ñ..... :o?:
 
Bueno...

Tá, eu meio que concordei com as explicações dadas aqui até agora.

Mas queria saber uma coisa... Se Gandalf teve um aumento de poder tão grande ao se tornar O Branco, a ponto de quebrar o cajado de Saruman, porque este não fez o mesmo com Gandalf, quando quis tirá-lo de cena, quando o aprisionou em Orthanc?
 
Mano, esse negocio de cajado eu nao to lembrado nao...

Mas é provável que Saruman nao tenha dado um jeito no Gandalf porque precisava saber mais sobre o paradeiro do anel...

E gandalf nao teve seu poder aumentado por se tornar O Branco... mas sim, porque veio em um novo corpo... acho que antes ele tinha um Hröa e quando apareceu como branco ele usava um fána, o que deixava com que usasse mais do seu verdadeiro poder, ele fala uma parada do tipo: ESQUECI DE MUITAS COISAS Q SABIA, E LEMBREI DE MUITAS QUE HAVIA ESQUECIDO... acho que foi algo assim..

vlw
 
Oakshield disse:
Mano, esse negocio de cajado eu nao to lembrado nao...

Bueno...

"... Saruman! - gritou ele, e sua voz cresceu em poder e autoridade. - Olhe! Não sou Gandalf, o Cinzento, que você traiu. sou Gandalf, o Branco, que retornou da morte. Agora você não tem cor alguma e eu o expulso da ordem e do Conselho.

Ergueu a mão e falou lentamente, numa voz límpida e fria. - Saruman, seu cajado está quebrado. - Houve um estalido, o cajado se partiu em pedaços, e sua parte superior caiu aos pés de Gandalf. - Vá! - disse Gandalf."


Senhor dos Anéis, volume único, Martins Fontes. Livro As Duas Torres, p. 611.

E é isto que me intriga... Se os poderes de Gandalf, O Branco, são comparados aos de Saruman, O Branco, porque Saruman não quebrou logo o cajado de Gandalf, enquanto este era O Cinzento?
 
O cajado não significava nada... outra simbologia... sabemos q o poder sub-criativo estava na essencia de cada ser...

Aquilo servia como um aviso... um aviso q Manwe estava descontente com a atitude de Manwe e q não aceitaria Saruman de volta em Valinor IMO...

tipo... eu retiro de vc o título q lhe dei... Gandalf foi o portador desse recado.
 
O cajado não significava nada... outra simbologia... sabemos q o poder sub-criativo estava na essencia de cada ser...
Exatamente. A quebra do cajado foi um ato apenas simbólico. O cajado era apenas um artefato "canalizador" do poder dos Istari.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo