• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clássicos com tragédias amorosas, quem se lembra de algum?

Haleth

Sweet dreams
Este tópico pode conter spoilers, cuidado.

Ei, povo!

Fui responder um post noutro fórum, e tive que puxar nas ideias clássicos que contenham histórias de amor truncadas e/ou com finais tristes (resumindo: anti-românticas). Puxa, lembrei de tão pouca coisa! Pior é que, mesmo olhando minha listinha de livros lidos, alguns eu já não lembrava como era o final...hahaha

Vocês me ajudam a lembrar (e a conhecer) mais alguns?
Tristemente, só lembrei de:

- Shakespeare e cia (Romeu e Julieta, Otelo, Macbeth - a história de amor nesse é meio secundária, né? - etc.)
- Tristão e Isolda
- Édipo Rei
- A insustentável leveza do ser (é truncado, de fato, mas o final tanto pode ser feliz quanto triste, depende da sua compaixão pelos personagens, né? rs)
- Memorial do Convento
- Pigmaleão (ok, não é assim triste triste mas é bastante anti-romântico)
- O Jogo do Carona (é conto, ok, mas é o mais didático de todos. E tenso.)

e pronto, mais nada! Oo

Quem dá mais?
 
Os Filhos de Húrin, apesar de não ser ainda um clássico, possui não só uma tragédia romântica...
E uma delas é bastante triste
 
Eita, Manu! Difícil é dar exemplos sem criar um super tópico de spoilers... :hahano:

Pensem bem se não preferem continuar na inocência romântica antes de seguirem em frente:

Foi Apenas um Sonho, Richard Yates
A Servidão Humana, Sommerset Maugham (como ele sofre nas mãos da Mildred :mad: )
O Grande Gatsby, Fitzgerald
O Vermelho e o Negro, Stendhal
O Crime do Padre Amaro, Eça de Queiroz

... foi o que lembrei.
 
Acho que a maioria das histórias de amor mais lindas têm final triste, não?

=(

Algumas que lembrei:
(mas concordo com o Gigio, que tem bastante spoiler por aqui)



- O Doutor Jivago, de Boris Pasternak (Pra chorar.)
- Grandes Esperanças, de Charles Dickens (Triste e doce, ao mesmo tempo.)
- Paciente 67, de Dennis Lehane (Tragédia de dar raiva.)
- A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne (Muito, mas muito trágico! :susto: )
- Dom Casmurro, de Machado de Assis (Achei bem triste, viu? =/ )
- Trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman (Amor juvenil que não termina em "tragédia" propriamente, mas é bem triste.)
- A Queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe (Um conto. Trágico!)

Editando com mais um que acabei de ler:

- Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens (Porra, Sidney Carton! :( )
 
Os Sofrimentos do Jovem Werther -- Goethe
Ulysses -- James Joyce
Madame Bovary -- Flaubert
Anna Kariênina -- Tolstói
Orlando Furioso -- Ariosto
Faust (primeira parte) -- Goethe


Vou ver se me lembro de mais alguns... Vou dar uma pesquisada, de toda forma.
 
Clara, Grandes Esperanças tem final triste? Ebaaaa! Aumentou-me ainda mais a vontade de ler!
 
"Manon Lescault", de Abbé Prévost, e "Judas, o obscuro", de Thomas Hardy: toneladas de reviravoltas amorosas. =)
 
A maioria das tragédias racinianas possuem um fundo amoroso, como "Fedra" ou a "Tebaida". Mas ontem mesmo eu li uma peça, brazuca, que é linda, linda, linda: "Leonor de Mendonça" do Gonçalves Dias. A forma como o Gonçalves cria o enredo e maneja a tensão das personagens, em especial no terceiro ato... É sublime, é fortíssimo. Não tem como você não se emocionar com o final da peça.
 
O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë é bem trágico também(dá pena do Heathcliff, apesar de ele ser tão mal:mad:)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo