• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

CHEGUEI: Os Filmes.

Sister Jack

Usuário
Não é foda quando um filme já começa com uma cena tão tipo-foda que você imediatamente se envolve na obra? (dica: sim, é) Geralmente, as melhores aberturas são as que preparam o clima pro resto do filme, e introduzem algum conceito temático.

Eu quero que todo mundo aqui escolha um filme (de cada vez) que tenha uma cena de abertura que você adore e a descreva (a cena) detalhadamente, explicando porque você a considera envolvente/intensa/empolgante/atmosférica/tematicamente relevante. Não se esqueçam de avisar sobre SPOILERS pq senão já viu etc.


O Espantalho (Jerry Schatzberg, 1973)
Esse filme foi fotografado pelo Vilmos Zsigmond btw que é o rapaz que fotografou OS CONTATOS SÃO IMEDIATOS CASO O SPIELBERG ESTEJA DIRIGINDO e também AQUELE AMARGO PESADELO e também ALTMAN, MCCABE E A SENHORITA MILLER. Ele é fera. Com isso em mente... O primeiro plano é de Gene Hackman vagando por uma planície desértica, passando desengonçadamente por uma cerca de arame farpado e chegando a uma estrada. Numa das poucas árvores ao lado da estrada está Al Pacino, espiando. Os dois se notam. Fica um silêncio tenso entre eles. Al Pacino atravessa a estrada e os dois ficam em lados opostos, ambos esperando por uma carona (que parece não vir tão cedo). Um long-shot lindo com uma steadicam bem no meio da estrada, de um lado o Hackman e do outro o Pacino. Os dois começam a andar pela mesma direção, vagarosamente. Um vento forte começa a bater, levantar uma poeira amarelada. Um daqueles bolos de feno passa pela estrada (um toque sutil e hilário e perfeito). Os dois continuam lentamente andando pela estrada (e a camera acompanhando, com movimentos delicados), trocando breves olhares, esperando algum carro que não chega... Absolutamente perfeito.

Plans-16363.jpg

Pacino dando boas vindas calorosas ao Hackman, que chega na estrada para esperar uma carona.



Ok, agora vai vocês e etc. Depois eu penso em outro e posto.
 
Última edição:
Ok, vou pôr o primeiro que me veio a cabeça e sem dúvida eu adoro.

Donnie Darko

A estrada deserta. Um menino adormecido no meio dela com sua bicicleta ao seu lado. A câmera vai aproximando (não lembro bem se é assim, acho que sim...). Este é o protagonista Donnie Darko(Jake Gyllenhaal), que acorda, sobe na bicicleta e segue em direção à sua casa, passando pela cidadezinha onde habita ao som da mágnifica The Killing Moon do Echo & The Bunnymen. O diretor aproveitou muito bem a música e as imagens, mostrando um pouco da rotina dos habitantes da cidade que mais tarde se envolverão no filme e tal.

Isso...
 
Eu também vou por o primeiro que me vem à cabeça agora, e que certamente me marcou:

Apocalypse Now

A câmera fita uma floresta tropical. Barulhos surdos de helicópteros no fundo. Lentamente, começa a tocar "The End", do The Doors. Um helicóptero passa pela câmera. Várias explosões começam a surgir na floresta, e o rosto do Martin Sheen aparece no fundo, com o barulho do helicóptero em sincronia com o ventilador do quarto dele. O ambiente passa a ser só o quarto dele. "Saigon. Shit, still in Saigon."
 
Eu sempre penso no Um Corpo que Cai.

A cena do Stewart e do amigo perseguindo os bandidos, pelos telhados. O personagem do Stewart então escorrega, fica pendurado até que seu amigo tenta salvá-lo. E bem, acontece o pior.
 
Era uma vez no Oeste (Sergio Leone, 1969)

outw.jpg


Bom, vou postar rápidom antes que alguém venha antes falar sobre essa cena de abertura.
Revi o filme esses dias (pelo 6° vez) e cada vez ele sobe mais no meu conceito. Já acho superior ao Três Homens em Conflito e talvez a todos outros filmes das década de 60.
E como abertura não consigo lembrar de alguma outra tão foda. Toda essa sequência na estação é impressionante. A fotografia é perfeita (na verdade eu queria a foto de um dos capangas sentados na cadeira e a camêra por trás, dentro da casinha, mas não achei essa imagem). Os sons ambientes, todos tocados intencionalmente, vão coloborando na atmosfera criada, também favorecida pela falta de diálogos. Até o momento da chegada do Gaita e dai pra frente cada vez melhor...

Enfim, segundo Syd Field a gente descobre se vai gostar do filme nos primeiros dez minutos né? Nessa sequência de abertura e créditos (que por sinal tem 10 minutos) eu já descobri que se tratava de uma obra prima e que entraria na minha lista de filmes preferidos.
 
Eba!!

Lembrei de outro que vi não faz muito tempo!

A Marca da Maldade. É um plano seqüência sem corte, focando num carro prestes a explodir. Do alto acontecem coisas simultâneas, mas aquele carro sempre está presente. Achei bem tenso e te prende ao filme no primeiro instante.
 
A Última Noite de Boris Grushenko

Narração do Allen apresentando a família de seu personagem. O avô com risada maravilhosa, o primeiro encontro com a morte, seu pai e o pedaço de terra em que sonha construir algo, dança russa, etc. Completamente hilário.
 
O Resgate do soldado Ryan.

Essa é a melhor cena de abertura que eu conheço. Começa dentro de um barco de desembarque, apenas um soldado olhando para a cara do outro, um vomita devido aos chacoalhões, então há o grito de desembarque e com a abertura das portas varios morrem instantaneamente. O posicionamento da camera logo atrás deles junto com o som de tiros estourando nos companheiros são assustadores. Depois do desmbarque há um massacre na areia e outra cena maravilhosa de corpos e o zunido dos tiros debaixo d'agua do mar.
 
Metz disse:
O Resgate do soldado Ryan.

Essa é a melhor cena de abertura que eu conheço. Começa dentro de um barco de desembarque, apenas um soldado olhando para a cara do outro, um vomita devido aos chacoalhões, então há o grito de desembarque e com a abertura das portas varios morrem instantaneamente. O posicionamento da camera logo atrás deles junto com o som de tiros estourando nos companheiros são assustadores. Depois do desmbarque há um massacre na areia e outra cena maravilhosa de corpos e o zunido dos tiros debaixo d'agua do mar.

Na verdade, essa é a segunda cena. A primeira é a do Matt Damon velho visitando o cemitério.
 
Tisf disse:
Eba!!

Lembrei de outro que vi não faz muito tempo!

A Marca da Maldade. É um plano seqüência sem corte, focando num carro prestes a explodir. Do alto acontecem coisas simultâneas, mas aquele carro sempre está presente. Achei bem tenso e te prende ao filme no primeiro instante.

Esse é foda. Eu ia falar dele aqui.

Mas dava pra explicar melhor, hein. Tudo num plano-sequência de muitos minutos (uns 7, sei lá?) sem corte. Vem mostrando o casal feliz apaixonado andando pela rua, aí a câmera se afasta lateralmente e mostra um carro. Um homem vem e coloca explosivos atrás do carro e foge. Então o casal entra no quadro mais uma vez, ligam o carro e a câmera vem acompanhando o movimento do carro em cima do capô da frente. Orson Welles é tipo, deus. A tensão está instalado, wowza, tudo que eles conversam sobre parece meio banal. Aí ele são parados numa blitz por uns policiais ou coisa do tipo que não me lembro, mostram o passaporte ou coisa do tipo (viu como tudo fica em segundo plano, etc) e aí o carro sai da cena, câmera fica parada nos fiscais e BOOM, explode tudo no espaço fora da câmera.

Tem um fodão também e muito comentado - o começo de O Beijo Amargo do Sam Fuller. Uma mulher batendo num homem. Só que tipo, é ela, de frente pra câmera, levantando a bolsa e a mão e quase a certando a lente mesmo; e Fuller cortando com uns jump cuts fodinhas e cortando de vez em quando pra outro ângulo, mostrando o cara apanhando. E aí ela deixa o mané sangrando e vai se olhar no espelho para ajeitar a peruca que caiu, enquanto aparecem os créditos.
 
Acabei de ver um com uma abertura orgásmica.

Buena Vista Social Club (Wim Wenders)

Compay Segundo, já nos seus 90 anos de idade, mas ainda bem vestido e elegante, vaga em um carro conversível pelas ruas acabadas de uma cidade de Cuba. Em Amsterdã, um teatro enorme começa a se encher. Compay Segundo para o carro e pergunta pros moradores na rua onde fica o Buena Vista Social Club. Eles dão direções e avisam que lá não existe mais clube a muito tempo. O Compay pergunta se eles lembram como era e uma senhora diz que passou muitas noites lá. O teatro em Amsterdã já está cheio e os músicos estão começando a chegar. Compay explica pros moradores que pararam em volta do carro qual é a bebida favorita dele, "Espera o sangue da galinha perder a cor e joga alho". Os músicos estão todos em posição. As primeiras notas de "Chan Chan" (com certeza, uma das músicas mais lindas e nostalgicas de todos os tempos) começam a soar, a platéia vai a loucura. Ao som da música, as ruas de Cuba, as ondas quebrando no litoral e caindo em cima de uma estrada, palmeiras, memórias do passado. Perfeito.
 
Folco disse:
Na verdade, essa é a segunda cena. A primeira é a do Matt Damon velho visitando o cemitério.
Ví o filme duas vezes e não me lembro dessa cena, preciso ver novamente.:disgusti:
 
Última edição:
Folco disse:
Os músicos estão todos em posição. As primeiras notas de "Chan Chan" (com certeza, uma das músicas mais lindas e nostalgicas de todos os tempos) começam a soar, a platéia vai a loucura.
Eu simplesmente adorei essa música quando vi o filme. Não conhecia ela. Aliás, o quanto estamos vendados com relação à qualidade e ao conhecimento dos músicas latinos.
Folco, recentemente um deles faleceu.
 
O Ibrahim Ferrer, que canta a música supracitada. E a Omara Portuondo (que canta Guantanamera) vai fazer um show aqui em São Paulo dia 17/09. :cerva:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo