• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censurando pesquisas universitárias

Drizzet

On vacation forever
A ciência sob pressão

"Vítimas do conhecimento que acumulam,
pesquisadores são perseguidos no Brasil
e no exterioR, enfrentando uma guerra
contra seus direitos individuais
Por Júlio Wiziack

Única brasileira a receber o prêmio Manuel Velasco-Suarez, a mais alta honraria concedida pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), a antropóloga Débora Diniz nem teve tempo para comemorações. Foi demitida da Universidade Católica de Brasília, onde lecionava, no mesmo dia em que colocou a mão no troféu concedido por seu trabalho na área de medicina fetal. O episódio, ocorrido há cinco anos, ganhou repercussão internacional, especialmente depois que a Pró-Vida, uma organização ligada à Igreja Católica, começou uma campanha contra a pesquisadora, a quem chamava de “a abortista”. Desde então, Débora teve de trocar quatro vezes o número de seu telefone e perdeu a conta das ameaças que recebeu (uma delas foi de morte). Depois de anos exigindo retratações, a especialista chegou no início deste ano à mais alta instância do Judiciário. Sua ação por danos morais corre no Supremo Tribunal Federal (STF). A justificativa: o desrespeito à liberdade de cátedra.

[...]

No Brasil, os problemas começaram a surgir em universidades particulares, principalmente as confessionais – nome dado às instituições ligadas a grupos religiosos. Nesses centros são grandes as chances de censura sempre que os dogmas seculares entram em xeque.

[...]

A violação da liberdade científica também ocorre em universidades e agências de pesquisa públicas. Chefe do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo, o infectologista Anthony Wong fez um alerta recente aos riscos oferecidos pelos remédios contra dor de cabeça, como o Tylenol. Para ele, o excesso do medicamento aumenta as chances de falência do fígado, podendo levar à morte. Segundo o hospital, o laboratório Aché encaminhou uma carta sugerindo a censura ao especialista devido ao tom alarmista de suas declarações. Wong, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente, foi submetido a uma investigação, mas o rigor de seus estudos falou mais alto: 'Minhas opiniões foram comprovadas cientificamente por meus colegas.' "

http://www.terra.com.br/istoe/1946/ciencia/1946_ciencia_sobre_pressao.htm

Os casos não param por aí. Essa matéria dá inúmeros exemplos de intimidações contra pesquisadores que produzem conhecimento científico, seja por motivo religioso ou por interesses obscuros. É mole?
 
Última edição:
Uma vez tive uma palestra com uma Doutora que falou desse tipo de censura, só que era numa Universidade Federal (USP) e na década de 70, se não me engano (resultado do regime militar, presumo).
Mais de três decadas se passaram e ainda estamos nessa.
 
Pesquisas em instituições pública é bem "normal" isso ocorrer.
Afinal, quem dá o dinheiro se acha no direito de tê-lo sendo dirigido da forma que lhe interessar.


Mas instituições públicas isso não deveria ocorrer.
E infelizmente hoje em dia isso tem ficado até explícito como no caso dos EUA do Bush.
 
Esforço e luta deve ser a bandeira para os cientistas contra a censura, inclusive quero adicionar que muitos cientistas poraí estão recebendo propina de grandes empresas para que suas pesquisas "tenebrosas" não venham á público, triste saber que hoje não podemos ter total confiança dos meios científicos
 
Preocupante são os cientistas que trabalham para empresas farmaceuticas e são proibidos de relatar qualquer problema com o remédio testado.
 
Deveria existir uma lei severa para casos de cientistas ameaçados por grandes empresas, talvez assim ouvesse maior liberdade de expressão por parte do meio científico
 
Deveria existir uma lei severa para casos de cientistas ameaçados por grandes empresas, talvez assim ouvesse maior liberdade de expressão por parte do meio científico


Não só uma Lei, mas também uma boa fiscalização (para que isso realmente pudesse funcionar).
 
Deveria existir uma lei severa para casos de cientistas ameaçados por grandes empresas, talvez assim ouvesse maior liberdade de expressão por parte do meio científico

Por que apenas grandes empresas? Não viu que a moça da reportagem era ameaçada de linchamento por povo comum? :eek: (grandes empresas não ficam encucadas com "assassinos de bebês", mas gente comum sim)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo