• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Católicos: Nosso Papa está partindo.

Dwain disse:
Sinceramente...não consigo compreender algumas coisas...

1-Porque elegeram um papa tão velho? ?

2-Em uma era avançada como a nossa...a Igreja deveria ser um tanto mais liberal....já se foi provado o quanto o conservadorismo afasta as pessoas do monastério....então porque escolhem logo o mais Ortodoxo de todos? Qual será a verdadeira intenção do eclesiáticos com uma atitude desta? Eles não preveem o desgaste que será causado?

Não consigo compreender :disgusti:

1 - Para prepatrar a transição, permitindo um papado curto, dedicado a esta transição. Papa Bento XVI trabalhou anos e anos com o JoãoPaulo II, como braço direito deste. Na verdade este papado é uma continuidade do anterior, mas com tempo de preparar uma transição mais detalhada

2 - Eu sinceramente me abstenho de afirmar que a igreja deveria ser mais ou menos liberal simplesmente por não ter em mãos nenhum tipo de pesquisa sobre o que os católicos praticantes desejam. Portanto é no mínimo uma temeridade afirmar que "os fiéis somem" e tudo mais. Querem igrejas mais conservadoras que as evengélicas? e mesmo assim ganham e ganham fiéis.
 
Dwain disse:
Sinceramente...não consigo compreender algumas coisas...

1-Porque elegeram um papa tão velho? ?

2-Em uma era avançada como a nossa...a Igreja deveria ser um tanto mais liberal....já se foi provado o quanto o conservadorismo afasta as pessoas do monastério....então porque escolhem logo o mais Ortodoxo de todos? Qual será a verdadeira intenção do eclesiáticos com uma atitude desta? Eles não preveem o desgaste que será causado?

Não consigo compreender :disgusti:

1) Um tipo de tradição do Vaticano: um papa novo para um papado longo, um papa velho para um papado curto (= de transição), um papa novo, etc, etc...

2) Parem de se iludir. Estamos falando da Igreja Católica, uma instituição que é conservadora por definição, pregadora da "palavra de Deus" e coisa que o valha. Ela nunca será liberal do modo como vocês querem. :)
 
Exato, principalmente por que toda a estrutura de uma Igreja está formada em cima de seus DOGMAS, se as mudanças contrariam os dogmas são rechaçadas, é simples, não espere que um dia a Igreja aceite o homossexualismo ou qualquer outra idéia polêmica, isso não acontecerá. Se vc quebra os dogmas vc quebra a fé.
 
Respondendo à Prímula :

Encaro as escolhas de líderes mundiais, quaisquer que sejam, como indicadores políticos; pode ser em um pequeno país na Europa, se um cara de extrema direita eleito eu me "assusto" e fico de olho, pq afinal já se sofreu tanto em guerras causadas por radicalismo que chama a atenção votarem nesses caras mais uma vez.

Nesse contexto, a escolha de um Papa mais conservador do que o anterior, simplemente o cara que presidiu "a nova inquisição" (o tribunal que substituiu a Inquisição, ou seja seu equivalente nos dias de hoje), me chama a atenção, ainda mais em tempos em que temos o George W Bush só procurando desculpas para cometer suas atrocidades.

Não me iludo, jamais achei que seria alguém altamente progressista - como eu disse, essas pessoas simplesmente não chegam a ser cardeais - mas cheguei a sonhar com alguém que tivesse uma visão um pouco mais avançada das relações internas e externas da Igreja Católica... acordei ontem :disgusti:
 
Não espero uma igreja liberal, mas que aceita as mudanças sociais e procure se posicionar de forma adequada a elas. Por exemplo evitando o aumento de casos de sida na África. Lembrando que Joseph Ratzinger foi o mesmo que expulsou Leornado Boff da Igreja
 
Drizzet disse:
Não espero uma igreja liberal, mas que aceita as mudanças sociais e procure se posicionar de forma adequada a elas. Por exemplo evitando o aumento de casos de sida na África. Lembrando que Joseph Ratzinger foi o mesmo que expulsou Leornado Boff da Igreja

E tinha mais é que "expulsar" mesmo.
Nada contra a Teologia da Libertaçao, mas a corrente deste movimento, do qual o Boff fazia parte, estava ficando muito forte. E ela tinha premissas que eram contrarias a muitos dogmas da Igreja Catolica.
Nao dá para permanecer vinculada. Ora, seria uma incongruencia.


PS: Sobre ser contra ou a favor da Teologia da Libertaçao, aí sao outros 500....
 
Drizzet disse:
Não espero uma igreja liberal, mas que aceita as mudanças sociais e procure se posicionar de forma adequada a elas. Por exemplo evitando o aumento de casos de sida na África. Lembrando que Joseph Ratzinger foi o mesmo que expulsou Leornado Boff da Igreja

Já ouviu falar na Bíblia? Pois é, a Igreja Católica é baseada nela. Podem esperar tudo, menos que a Igreja vá contra o que tem na Bíblia.

Antes que venham tacar pedra, a Igreja é absolutamente contra (e sempre vai ser) contra o sexo fora do casamento. Portanto, pra que camisinha? Seria conivir com o pecado. Sacaram?
 
Lord Skywalker disse:
Fudeu !!!
Ratzinger é Papa. Bento XVI.


Podia se chamar Judas I.

Por que? Ele por um acasoo traiu alguém?


Takuan disse:
Nossa
Eh só eu ou tem mais alguem que ache que ele tem uma puta cara de pilantra?
Ele é alemão. Vai ver que é por isso.

Acho que é só você que acha.

Eu acho que se pilantra tivesse cara ninguém seria enganado, era só olhar e dizer "ah! esse aí é pilantra..."


Drizzet disse:
Não espero uma igreja liberal, mas que aceita as mudanças sociais e procure se posicionar de forma adequada a elas. Por exemplo evitando o aumento de casos de sida na África.

Adequadas sob o ponto de vista de quem?

Eu mesma mais cedo nesse tópico disse:
A Igreja prega fidelidade conjugal e sexo somente após o casamento. A Igreja também é contra o uso de drogas. Se um bom católico segue esses princípios ele estará mais resguardado do risco da AIDS do que um não católico que usa drogas e que quando faz sexo com desconhecidos usa camisinha. Não concorda?

Eu mesma mais cedo nesse tópico disse:
Se o Dalai Lama de repente começasse a comer carne e pregar a resistência armada dos habitantes do Tibet contra a ocupação da china estaria agindo com lógica para algumas pessoas, mas estaria sendo incoerente com seus princípios e sua religião.


Drizzet disse:
Lembrando que Joseph Ratzinger foi o mesmo que expulsou Leornado Boff da Igreja

De repente começam a falar do Leonardo Boff como se o cara fosse um santo. Você sabe alguma coisa da Teologia da Libertação e sobre as doutrinas do Boff ou simplesmente está repetindo algo que ouviu/ leu por aí? Se sabe algo sobre o Boff deve saber que ele optou por sair da Igreja para não ter que cumprir um voto de silêncio que considerou humilhante.
 
Anigel disse:
Drizzet disse:
Não espero uma igreja liberal, mas que aceita as mudanças sociais e procure se posicionar de forma adequada a elas. Por exemplo evitando o aumento de casos de sida na África.

Adequadas sob o ponto de vista de quem?

Eu mesma mais cedo nesse tópico disse:
A Igreja prega fidelidade conjugal e sexo somente após o casamento. A Igreja também é contra o uso de drogas. Se um bom católico segue esses princípios ele estará mais resguardado do risco da AIDS do que um não católico que usa drogas e que quando faz sexo com desconhecidos usa camisinha. Não concorda?
Concordo, mas o Papa como um Chefe de Estado não tem o direito de intervir idelogicamente em estados africanos. Estamos falando aqui de populações sem qualquer tipo de informação.


Anigel disse:
Drizzet disse:
Lembrando que Joseph Ratzinger foi o mesmo que expulsou Leornado Boff da Igreja

De repente começam a falar do Leonardo Boff como se o cara fosse um santo. Você sabe alguma coisa da Teologia da Libertação e sobre as doutrinas do Boff ou simplesmente está repetindo algo que ouviu/ leu por aí? Se sabe algo sobre o Boff deve saber que ele optou por sair da Igreja para não ter que cumprir um voto de silêncio que considerou humilhante.
Os textos dele são amplamente divulgados na minha escola, inclusive ele já deu uma palestra aqui. Ele é muito ligado à direção da minha escola, que é franciscana.
Ele saiu da Igreja por ter que cumprir um voo de silêncio humilhante. Por acaso vc continuaria na Igreja se fosse submetida ao silêncio obsequioso? Há de convir então que isso é um tipo de expulsão
 
Drizzet disse:
Concordo, mas o Papa como um Chefe de Estado não tem o direito de intervir idelogicamente em estados africanos. Estamos falando aqui de populações sem qualquer tipo de informação.

O papa como líder religioso tem toda a liberdade de passar informações de conduta a seus fiéis, ué.
 
Drizzet disse:
Anigel disse:
Drizzet disse:
Não espero uma igreja liberal, mas que aceita as mudanças sociais e procure se posicionar de forma adequada a elas. Por exemplo evitando o aumento de casos de sida na África.

Adequadas sob o ponto de vista de quem?

Eu mesma mais cedo nesse tópico disse:
A Igreja prega fidelidade conjugal e sexo somente após o casamento. A Igreja também é contra o uso de drogas. Se um bom católico segue esses princípios ele estará mais resguardado do risco da AIDS do que um não católico que usa drogas e que quando faz sexo com desconhecidos usa camisinha. Não concorda?
Concordo, mas o Papa como um Chefe de Estado não tem o direito de intervir idelogicamente em estados africanos. Estamos falando aqui de populações sem qualquer tipo de informação.

Antes de mais nada ele é um líder religioso e tem o dever de orientar os seus fiéis sob o ponto de vista religioso da maneira que julga correta.

O Papa não proibe ninguém de fazer nada (ele não possui um sacristão para ficar vigiando cada um dos seus fiéis), ele apenas orienta os seus fiéis.


Drizzet disse:
Anigel disse:
Drizzet disse:
Lembrando que Joseph Ratzinger foi o mesmo que expulsou Leornado Boff da Igreja

De repente começam a falar do Leonardo Boff como se o cara fosse um santo. Você sabe alguma coisa da Teologia da Libertação e sobre as doutrinas do Boff ou simplesmente está repetindo algo que ouviu/ leu por aí? Se sabe algo sobre o Boff deve saber que ele optou por sair da Igreja para não ter que cumprir um voto de silêncio que considerou humilhante.
Os textos dele são amplamente divulgados na minha escola, inclusive ele já deu uma palestra aqui. Ele é muito ligado à direção da minha escola, que é franciscana.
Ele saiu da Igreja por ter que cumprir um voo de silêncio humilhante. Por acaso vc continuaria na Igreja se fosse submetida ao silêncio obsequioso? Há de convir então que isso é um tipo de expulsão

Não é não.

Como você conhece amplamente os ensinamentos do Boff deve saber também que eles em alguns pontos eram contrários aos ensinamentos da Igreja e por isso ele recebeu o primeiro voto de silêncio.

Como tornou a errar recebeu o segundo voto de silêncio. Correto?

Outra coisa, era um voto de silêncio público. Ele não poderia publicar nada ou dar entrevistas. Conversar com outros freis seria permitido.

Não sei quanto a você, mas eu sempre achei que quem escolhe ser frei está atrás de uma vida de reclusão, logo não dar entrevistas não é nenhum grande sacrifício.

O Papa não olhou simplesmente para ele um dia e disse: "Ei você aí, fique calado!"

Isso sim seria humilhante.

Mais uma coisa, você sabe quais os três votos que um frei (como Leonardo Boff era) faz ao entrar para a ordem dos franciscanos?

Pobreza, castidade e obediência.
 
particularmente num vejo esse negocio de expulsão ou qlq coisa do tipo algo negativo.....
a Igreja é um grupo ideologico q, por ser um grupo q entra kem ker, pode admitir kem kiser tb sob as regras q bem entender......
se tu num concorda, então tu num tem q tá no grupo mermo.....qual o grande dilema disso? se tu fosse obrigado a sê-lo, aí sim teriamos um grande problema.....


mas como disse......só axo q por kestão meio ética, ela num deveria meter bedelhos em países e culturas onde ela num tem voz, como países comunistas, d otras religiões ou coisas do tipo......pode criar animosidades desnecessárias......
 
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]particularmente num vejo esse negocio de expulsão ou qlq coisa do tipo algo negativo.....
a Igreja é um grupo ideologico q, por ser um grupo q entra kem ker, pode admitir kem kiser tb sob as regras q bem entender......
se tu num concorda, então tu num tem q tá no grupo mermo.....qual o grande dilema disso? se tu fosse obrigado a sê-lo, aí sim teriamos um grande problema.....

Mais aí fica fácil né? Você não concorda, então cai fora. É uma atitude errada. Ao ínves de dialogar, contornar o problema, mudar, fica mais fácil simplesmente expulsar.
 
Krebain disse:
Mais aí fica fácil né? Você não concorda, então cai fora. É uma atitude errada. Ao ínves de dialogar, contornar o problema, mudar, fica mais fácil simplesmente expulsar.
exatamente.....
a Igreja num é uma democracia.....é bem visivelmente hierarquizada.....

se tu num concorda com o q o grupo prega e faz.....pra q q tu vai fazer parte desse grupo?
 
Krebain disse:
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]particularmente num vejo esse negocio de expulsão ou qlq coisa do tipo algo negativo.....
a Igreja é um grupo ideologico q, por ser um grupo q entra kem ker, pode admitir kem kiser tb sob as regras q bem entender......
se tu num concorda, então tu num tem q tá no grupo mermo.....qual o grande dilema disso? se tu fosse obrigado a sê-lo, aí sim teriamos um grande problema.....

Mais aí fica fácil né? Você não concorda, então cai fora. É uma atitude errada. Ao ínves de dialogar, contornar o problema, mudar, fica mais fácil simplesmente expulsar.

Ahn, a Igreja tem algo que não muda (e nem pode mudar): a Bíblia, saca?
 
mais ou menos, Deriel. A Bíblia, por falar em metáforas, pode ser interpretada de formas diferentes por pessoas diferentes. Nesse sentido, ela pode ser vista como mutável.

Tanto é, que existem diversos grupos cristãos que a interpretam de forma diferente da Igreja Católica; sem contar as pessoas não doutrinadas que têm suas interpretações pessoais...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo