• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Casos de doping ocultados

No passado, muito se desconfiava de que certos atletas participavam dopados de competições internacionais, como Olimpíadas e Mundiais (de atletismo, natação, etc.). Havia muitas suspeitas quanto ao atletas do ciclismo na volta da França e de nadadores chineses e australianos nos últimos mundiais de natação. Mas a maior bomba parece que explodiu do outro lado do mundo...

Recentemente, várias pessoas envolvidas com controle anti-doping mundial revelaram que diversos atletas medalhistas dos Estados Unidos usaram alguma substância proibida em Olimpíadas - Carl Lewis está entre eles. Ao que tudo indica o Comitê Olímpico dos EUA era (ou ainda é, nunca se sabe) conivente com casos de doping. Inclusive, é reconhecido que em alguns esportes "profissionais" tipicamente americanos os atletas fazem uso de substâncias consideradas doping, como no caso do baseball e do futebol americano. Por conta dos escândalos recentes, entretanto, já se cogita (remotamente, é verdade) até mesmo "expulsar" os Estados Unidos do esporte internacional:

Dick Pound ameaça "expulsar" os Estados Unidos do esporte internacional


BERLIM, 30 abr (AFP) - O presidente da Agência Mundial Antidoping (AMA), o canadense Dick Pound, ameaçou expulsar os Estados Unidos do esporte internacional se o país não modificar sua atitude em relação à luta contra o doping.

Numa entrevista concedida ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, Pound declarou que se os americanos continuarem como até agora "serão expulsos. Jamais voltarão a organizar os Jogos Olímpicos ou Campeonatos do Mundo, e seus atletas não poderão voltar a competir".

Jaques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional, "o faria sem pestanejar e eu também", acrescentou. "Quem não joga limpo não é bem-vindo", afirmou o presidente da AMA.

"Porém, não acredito que cheguemos a esse extremo porque não posso imaginar um país dizendo: 'Não participamos desses Jogos porque preferimos que nossos atletas se dopem'", afirmou Pound.

"Acredito que os Estados Unidos e o USOC (Comitê Olímpico dos Estados Unidos) aceitarão o código da AMA no próximo ano. Espero que a porta do passado, e seu lote de dopings, seja definitivamente fechada", declarou.

Pound também criticou, indiretamente, o ex-presidente do COI, o espanhol Juan Antonio Samaranch. "Muitos de nossos problemas existem apenas porque nossos ex-dirigentes esportivos foram muito diplomáticos. Ao invés de expulsar os trapaceiros, eles diziam: temos que ser solidários em harmonia".

fonte: http://esporte.uol.com.br/ultimas/afp/2003/04/30/ult33u26509.jhtm

Tá certo que expulsar os americanos é uma idéia quase que utópica. Mas ficam várias questões em aberto: com estes casos de doping confirmados, será que estes atletas terão que devolver as medalhas e títulos que ganharam? Por que as regras sempre parecem mais severas aos mais fracos? Ainda dá pra confiar em comitê anti-doping? Qual seria a punição mais adequada aos Estados Unidos? De quem é a culpa pelo doping - atleta, técnico, comitê olímpico?
 
O Robson Caetano já tá de olho na medalha de ouro. Ele ficou com bronze em 1988 onde o Carl Lewis pegou ouro. Como ele e o prata estariam dopados, há sérias possibilidade do Robson herdar o ouro, principalmente pq Carl Lewis assumiu publicamente que estava dopado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo