• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Rússia é banida de competições e está fora de Olimpíadas e Copa do Mundo

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
jogadores-da-selecao-russa-comemoram-gol-sobre-a-arabia-saudidta-1528993827015_v2_900x506.jpg

Jogadores da seleção russa comemoram gol sobre a Arábia Saudita na abertura da Copa do Mundo em 2018 Imagem: MLADEN ANTONOV/AFP

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) decidiu hoje banir a Rússia de competições oficiais por quatro anos por causa dos escândalos de doping envolvendo atletas do país.

Com a punição, a Rússia ficará fora dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, e campeonatos mundiais que sigam regras da Wada como a Copa do Mundo de Futebol em 2022, no Qatar. Também não poderá participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, nem organizar ou sediar eventos esportivos oficiais.

A Rússia tem 21 dias para recorrer da decisão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Caso entre com o recurso, as sanções aplicadas pela Wada ficam suspensas até que o TAS as confirme ou rejeite.

Por unanimidade, o comitê da Wada aprovou as sanções porque a Agência Antidoping Russa (Rusada) teria falsificado dados dos controles antidoping entregues à entidade no início do ano.
Atletas russos que provarem que não fizeram parte do esquema e que estão limpos, poderão competir individualmente sob a bandeira neutra. A Rússia tem 21 dias para recorrer da decisão da WADA.

Um total de 168 atletas russos competiu sob uma bandeira neutra nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang depois que o país foi banido após os Jogos de 2014, sediados em Sochi. Os atletas russos conquistaram 33 medalhas em Sochi, 13 das quais eram de ouro.

A Rússia foi proibida de competir como nação no atletismo desde 2015. Apesar da proibição, a Rússia poderá competir na Euro 2020 - na qual São Petersburgo será uma cidade-sede -, já que a Uefa, órgão que controla o futebol europeu, não é definido como uma 'organização de grandes eventos' no que diz respeito a decisões sobre violações antidoping.

Fraudes estavam na mira da Wada


A entrega de milhares de dados brutos de controle antidoping, armazenados nos servidores do antigo laboratório de Moscou, sob a supervisão do Comitê de Investigação da Rússia, era uma condição imposta pela Wada para retirar, no final de 2018, a suspensão anterior da Rusada.

O órgão antidoping mundial esperava, assim, trazer à luz os controles positivos que não tiveram consequências, abrir processos disciplinares contra atletas e encerrar o caso uma vez por todas.
Mas especialistas enviados pela Wada descobriram que "centenas" de resultados suspeitos foram apagados, alguns entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, pouco antes da entrega dos dados.

Em setembro, a WADA abriu um procedimento formal de conformidade após a descoberta de "inconsistências" nos dados, dando à Rússia três semanas para explicar. Como resultado, os atletas russos ficaram de fora do Campeonato Mundial de Atletismo em Doha pelo órgão governamental do esporte, a IAAF.

A determinação da Agência Mundial para ter acesso aos dados armazenados no laboratório russo estava entre as principais condições para o fim da suspensão da Rusada, mas as promessas não foram cumpridas. E depois foi descoberto que os dados entregues para a agência antidoping foram manipulados, prejudicando as amostras e fazendo com que novos casos de doping baseados nos dados fossem descobertos.

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/12/09/russia-doping.htm
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem momento negro pro esporte russo.
 
Por que a Rússia poderá sediar e jogar a Eurocopa em 2020 mesmo banida


ari-atacante-da-selecao-russa-e-do-krasnodar-1553117846715_v2_900x506.jpg

Seleção russa de futebol posa para foto Imagem: Divulgação/RFS

Banida por quatro anos de competições consideradas grandes pela Agência Mundial Antidoping (Wada), a Rússia não poderá enviar atletas para competir importantes torneios esportivos, como a Copa do Mundo de 2022 e a Olimpíada de Tóquio de 2020, e nem sediar eventos do tipo. Mas um torneio considerado grande no mundo do futebol não entra na lista de proibições de disputa. A seleção do país poderá jogar a Eurocopa do ano que vem e ainda sediará algumas partidas da competição continental.

O caso da Eurocopa gera curiosidades. Como uma seleção banida vai disputar a maior competição de futebol da Europa?

A Rússia poderá disputar a Euro como Rússia sem precisar usar uma bandeira neutra porque a Uefa não está na lista de "organizações de grandes eventos" da Wada, da qual fazem parte a Fifa, federações mundiais de outros esportes olímpicos e olímpicos de inverno e comitês olímpicos.
Assim, pelas regras da Wada, a Eurocopa poderá seguir o curso do processo normalmente como previsto.

A não presença da Uefa na lista não quer dizer, no entanto, que a entidade europeia não siga as regras da Wada sobre doping. Pelo contrário: todo o controle de doping feito pela Uefa é conduzido de acordo com o código da agência mundial. A Uefa não se manifestou sobre o banimento da Rússia.
De acordo com a Wada, os presentes nesta lista "são responsáveis por adotar e implementar políticas e regras antidopagem para seus eventos, em conformidade com o Código Mundial Antidopagem".

Por consequência, as "organizações de grandes eventos" acatarão a decisão de banir a Rússia por quatro anos. A Fifa ainda irá falar com a agência antidoping para saber mais sobre a decisão em relação ao futebol. Segundo a Wada, a Fifa irá viabilizar uma maneira para russos competirem "sem bandeira ou hino".

Além de disputar a Eurocopa, o país ainda será uma das sedes da competição. Serão disputadas três partidas do grupo B e uma das quartas de final em São Petersburgo. A chave tem a própria Rússia, além de Dinamarca, Finlândia e Bélgica.
São Petersburgo também será palco de outra competição importante sob o comando da Uefa. A final da Liga dos Campeões de 2021 será na cidade.
 
Ainda bem que o COI ao menos permite essa opção de competir sem bandeira pra atletas que não estavam envolvidos nesse esquema sujo.
 
Tô curioso pra saber qual vai ser a saída da FIFA, caso a punição se estenda ao futebol.
Atletas competindo sem bandeira em competições do COI não é novidade. Mas acho que em torneios FIFA nunca aconteceu.
 
Copa do Mundo quando um país é excluído como já aconteceu com México e Chile pras copas de 90 e 94 respectivamente, além da África do Sul durante todo o período do Apartheid, aí não tem jeito até porque não existe mais a possibilidade de um atleta jogar uma Copa por outro país como já aconteceu com o Puskas que jogou por Hungria e Espanha.
 
É, mas eram outros tempos, além de peixes pequenos. Mesmo naquela época, duvido que a FIFA tivesse excluído Brasil ou Itália de uma Copa do Mundo. Mas vamos considerar que sim...
A FIFA hoje, do jeito que é, ainda mais tendo interesses comerciais em países como a Rússia, eu ficaria muito surpreso se excluísse. Não duvido que bolasse uma saída como "Atletas Olímpicos da Rússia" nos Jogos de Inverno.
 
Se a FIFA quisesse ter excluído o Brasil de uma Copa do Mundo, isso poderia ter sido feito isso já em 1990. Afinal ela puniu o Chile pela farsa da simulação de ferimento do goleiro Rojas pelo sinalizador atirado ao gramado do Maracanã, mas o Brasil também poderia ter sido punido por ter sido o time mandante e sendo responsável de garantir e zelar pela segurança do estádio. Aí se exclui dos dois, a vaga ficaria com a Venezuela já que na época o Brasil disputava a vaga numa chave com apenas 3 países e apenas o campeão iria pra Copa.

Pra mim, na FIFA a Rússia teria uma chance um pouco maior de evitar a sua exclusão do que no COI, mas em relação ao FIFA, eu não espero a criação de uma seleção neutra com refugiados ou jogadores impedidos de disputar por uma pátria excluída. Pode até ser que um dia façam isso, mas não a curto e médio prazo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo