• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil, os EUA dos latinos

Lordpas disse:
Sim. Yeah, nos somos uma democracia capitalista, ou não?


Até agora nenhuma novidade.

:blah:

E os EUA não são líderes? Não? Outros países desenvolvidos? O Japão e seus tigres asiáticos? Ou vais dizer que essas potências não exploram os países periféricos a eles?

Se voce quer fazer uma comparacao com os EUA esta afirmando o meu argumento do Brasil como um pais 'neo-imperialista'... o que pra mim nao tem graca nenhuma.

Uma coisa e ter interresses no exterior. outra e pagar uma miseria aos trabalhadores extrangeiros e mandar o dinheiro para algum bilionario enquanto existe um enorme desemprego no pais.

O Brasil nao e um pais Capitalista, sim um pais de sistema economico Mixto; no qual falta muito mais intervencao governamental

Os chamados Tigres Asiaticos nao tem nunhum poder politico definido sobre seus vizinhos. Esta claro que tem uma influencia economica enorme, mas pelo que eu saiba nao existe nenhum lider, ou um pais tomou uma decisao politica importante por outro.

Lordpas disse:
Quantos falam "chinês" de verdade?

muito pouca gente... e nao vejo a relevancia disso, o Brasil nao busca liderar a China

Lordpas disse:
Quantos falam "inglês" de verdade?

Conhece massificação? "Cultura de Massa"? Demais termos globalizados? Pois então... a propaganda da Coca-Cola no Brasil é em Inglês ou em Português? Não tem o *mesmo* Urso polar como carro chefe que tem lá em algum paraíso tropical do Pácifico? Desde quando "língua" é uma barreira intransponível? A História prova que não o é.

te dou como exemplo que nos paises do norte Europeu e praticamente uma segunda lingua...tambem aqui nao vejo um argumento claro em relacao ao Brasil. Eu me referia simplesmente a visao dos nossos vizinhos sobre nos como ajenos a eles.

[/QUOTE]

Lordpas disse:
:eh:

Cuidado com os termos que você usa... ou eu entendi *totalmente* errado...

Entenda que Carta Magna foi um documento que entrou para a história dos Estados Nacionais Modernos... e se você pretende usar tal termo é interessante deixar claro, etc... ou pode fazer a coisa ficar sem pé nem cabeça.

De qualquer maneira essa "submissão" é beeeeem subjetiva... aliás... que país da América Latina tem sua Constituição respeitada? :roll: Até parece que cada país vive um sonho de democracia, huh?

Eu me referia como 'Carta Magna' simplesmente a constituicao. Na Espanha sao sinonimos, meu portugues esta um pouco enferrujado.

Independente da estabilidade economica isso serve muito bem para inflamar orgulho patriotico no povo contra uma possivel 'lideranca' do Brasil, ou nao?

Lordpas disse:
Numa região altamente instável politica e economicamente?

Não.

O que se precisa é de um líder forte e integração econômica.

A Argentina, o Uruguai, o Chile e o Mexico sao instaveis?

o Fidel e o Chavez estao ai pra ficar, pelo menos por uns anos e esta claro de que lado estao

os demais paises nao tem forca nem significancia para se oponer

Lordpas disse:
E quem disse que temos "supremacia" sobre eles? O que natural é que em se tratando de América do Sul, como temos um PIB de 600 Bi, sejamos naturalmente o país com a maior economia da região... O que dado ao contexto de globalização e neoliberalismo confere a nós o papel de país influente perante a nossos hermanos... Nada mais natural.

realmente? se somos tao poderosos por que mendigamos a sua ajuda?

ate um ponto em que o Brasil seja autosuficiente entre os 'grandes' deveria tratar melhor a seus vizinhos e aliados
 
Acho que aqui na América do Sul nós não temos muita noção de "irmandade", ou pelo menos não sabemos como articular direito os nossos interesses comuns... um exemplo: todo brasileiro gosta de alfinetar os argentinos, mas o que agora não passa de brincadeira poderia muito bem tomar proporções catastróficas em uma situação crítica como a de uma guerra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo