1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Diretor da Semana Billy Wilder

Tópico em 'Cinema' iniciado por Spartaco, 27 Ago 2013.

  1. Spartaco

    Spartaco James West

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Billy Wilder
    (Sucha, 22 de Junho de 1906 — Beverly Hills, 27 de Março de 2002)

    A carreira de Billy Wilder como roteirista, cineasta e produtor estendeu-se por mais de 50 anos em mais de 60 filmes. Ele é lembrado como um dos mais brilhantes cineastas de sua época em Hollywood e vários de seus filmes foram aclamados tanto pelo público quanto pela crítica.

    Um dos cineastas mais versáteis de Hollywood, Billy Wilder dirigiu 26 filmes e escreveu cerca de 70. A exemplo de diretores que mais admirava (e com quem trabalhou), Howard Hawks e Ernst Lubitsch, ele foi versátil e passeou por diversos gêneros cinematográficos: fez comédias, filmes de guerra, suspenses, romances e dramas.

    BIOGRAFIA
    Nasceu Samuel Wilder na Galícia, na atual Polônia, filho de Max Wilder e Eugenia Dittler, ambos judeus. Originalmente pretendia tornar-se advogado, mas quando mudou-se para Viena abandonou a carreira, tornando-se jornalista. Mais tarde, com a experiência ganha, foi trabalhar num grande tablóide em Berlim, onde iniciou a sua carreira no cinema como roteirista, em 1929. Depois da ascensão de Hitler, em 1933, emigrou para França e, depois, para os Estados Unidos. Sua mãe e avós morreram em Auschwitz.

    Apesar de não falar inglês quando chegou em Hollywood, aprendeu rápido o idioma e contou com a ajuda de Peter Lorre para ingressar na indústria cinematográfica estadunidense. Em parceria com Charles Brackett, escreveu clássicos como Ninotchka (1939) e Ball of Fire (1941). A partir de 1942, a dupla começou a fazer filmes, com Brackett produzindo e Wilder na direção. São dessa época clássicos como Double Indemnity (1944), Five Graves to Cairo (1943), The Lost Weekend (1945) (Oscar de melhor filme, direção e roteiro) e Sunset Boulevard (1950) (Oscar de melhor roteiro), após o qual, findou a parceria.
    Seus filmes seguintes foram produzidos por ele mesmo, como Ace in the Hole (1951), e as comédias Some Like It Hot (1959) e The Apartment (1960), que lhe rendeu o Oscar de melhor filme e melhor direção. Aposentou-se em 1981.

    Ao longo da carreira, deu primazia ao texto em detrimento a cenas exuberantes que chamassem atenção para si mesmas e distraíssem o espectador da história. Procurava demorada e pacientemente até encontrar a melhor solução para uma cena, o melhor caminho para passar de um ponto a outro: era um mestre em encadear sequências. Para ele, escrever um filme era como jogar xadrez.

    Wilder interessava-se pela natureza humana e a vida das pessoas comuns. Tinha um senso de humor cortante e uma visão de mundo cínica e melancólica.

    Seus principais colaboradores foram os roteiristas Charles Brackett (em 13 filmes) e I.A.L. Diamond (em 20).

    Billy Wilder morreu de pneumonia em 2002, aos 95 anos de idade, após enfrentar problemas de saúde, incluindo câncer, em Beverly Hills, Los Angeles, e foi sepultado no Westwood Village Memorial Park Cemetery em Westwood, Los Angeles, Califórnia.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Carreira
    [TABLE]
    [TR]
    [TD]Título original

    [/TD]
    [TD]Título no Brasil

    [/TD]
    [TD]Ano
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Mauvaise graine
    [/TD]
    [TD]Semente do mal
    [/TD]
    [TD]1934
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]The Major and the Minor
    [/TD]
    [TD]A incrível Suzana
    [/TD]
    [TD]1942
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Five Graves to Cairo
    [/TD]
    [TD]Cinco covas no Egito
    [/TD]
    [TD]1943
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Double Indemnity
    [/TD]
    [TD]Pacto de sangue
    [/TD]
    [TD]1944
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]The Lost Weekend
    [/TD]
    [TD]Farrapo humano
    [/TD]
    [TD]1945
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]A Foreign Affair
    [/TD]
    [TD]A mundana
    [/TD]
    [TD]1948
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]The Emperor Waltz
    [/TD]
    [TD]Valsa do imperador
    [/TD]
    [TD]1948
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Sunset Blvd.
    [/TD]
    [TD]Crepúsculo dos deuses
    [/TD]
    [TD]1950
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Ace in the Hole
    [/TD]
    [TD]A montanha dos sete abutres
    [/TD]
    [TD]1951
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Stalag 17
    [/TD]
    [TD]Inferno nº 17
    [/TD]
    [TD]1953
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Sabrina
    [/TD]
    [TD]Sabrina
    [/TD]
    [TD]1954
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]The Seven Year Itch
    [/TD]
    [TD]O pecado mora ao lado
    [/TD]
    [TD]1955
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Witness for the Prosecution
    [/TD]
    [TD]Testemunha de acusação
    [/TD]
    [TD]1957
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Love in the Afternoon
    [/TD]
    [TD]Um amor na tarde
    [/TD]
    [TD]1957
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]The Spirit of St. Louis
    [/TD]
    [TD]Águia solitária
    [/TD]
    [TD]1957
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Some Like It Hot
    [/TD]
    [TD]Quanto mais quente melhor
    [/TD]
    [TD]1959
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]The Apartment
    [/TD]
    [TD]Se meu apartamento falasse
    [/TD]
    [TD]1960
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]One, Two, Three
    [/TD]
    [TD]Cupido não tem bandeira
    [/TD]
    [TD]1961
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Irma la Douce
    [/TD]
    [TD]Irma la Douce
    [/TD]
    [TD]1963
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Kiss Me, Stupid
    [/TD]
    [TD]Beija-me, idiota
    [/TD]
    [TD]1964
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]The Fortune Cookie
    [/TD]
    [TD]Uma loura por um milhão
    [/TD]
    [TD]1966
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]The Private Life of Sherlock Holmes
    [/TD]
    [TD]A vida íntima de Sherlock Holmes
    [/TD]
    [TD]1970
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Avanti!
    [/TD]
    [TD]Avanti… Amantes a italiana
    [/TD]
    [TD]1972
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]The Front Page
    [/TD]
    [TD]A primeira página
    [/TD]
    [TD]1974
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Fedora
    [/TD]
    [TD]Fedora
    [/TD]
    [TD]1978
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]Buddy Buddy
    [/TD]
    [TD]Amigos, amigos, negócios a parte
    [/TD]
    [TD]1981
    [/TD]
    [/TR]
    [/TABLE]

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Prêmios e indicações


    • Prêmio Irving G. Thalberg
    • Ganhou o prémio concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em 1988.

    Oscar


    • Recebeu oito nomeações na categoria de Melhor Realizador, por Double Indemnity (1944), The Lost Weekend (1945), Sunset Blvd. (1950), Stalag 17 (1953), Sabrina" (1954), Witness for the Prosecution (1957), Some Like It Hot (1959) e The Apartment" (1960); venceu em 1945 e 1960.
    • Recebeu oito nomeações na categoria de melhor argumento, por Ninotchka (1939), A Porta de Ouro (1941), Double Indemnity"' (1944), "The Lost Weekend (1945), "'A Mundana" (1948), "Sunset Blvd." (1950), 'Ace in the Hole" (1951) e "Sabrina" (1954); venceu em 1945 e 1950.
    • Recebeu duas nomeações na categoria de melhor argumento original, por The Apartment (1960) e The Fortune Cookie" (1966); venceu em 1960.
    • Recebeu uma nomeação na categoria de melhor argumento adaptado, por Some Like It Hot (1959).
    • Recebeu uma nomeação na categoria de melhor história original, por Bola de Fogo (1941).
    • Venceu na categoria de melhor filme, por The Lost Weekend (1945) e The Apartment (1960).

    Globo de Ouro


    • Recebeu três nomeações na categoria de melhor realizador, por The Lost Weekend (1945), Sunset Blvd. (1950) e Avanti! (1972); venceu em 1945 e 1950.
    • Recebeu duas nomeações na categoria de melhor argumento, por Sabrina (1954) e Avanti!" (1972); venceu em 1954.

    Festival de Cannes


    • Ganhou o Grande Prémio do Júri, por The Lost Weekend (1945).

    Festival de Berlim


    • Ganhou um Urso de Ouro honorário, em 1993.

    Festival de Veneza


    • Ganhou um Leão de Ouro honorário, em homenagem à sua carreira.

    Prêmio Bodil


    • Venceu na categoria de melhor filme americano, por Sunset Blvd." (1950).

    Fonte: Wikipedia e
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Ótimo Ótimo x 6
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Arquivos Anexados:

    • LOL LOL x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  3. Vëon

    Vëon Do you know what time it is?

    O cara é bom mesmo quando tem uma das melhores comédias de todos os tempo, um dos melhores romances, um dos melhores dramas, um dos melhores noir e por ai vai.
    Não assisti nada que ele fez depois de 1960, tem que ver isso ai.
     
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Olhando a lista dele vejo que só assisti exatamente a metade (incluindo as clássicas comédias estreladas pela M. Monroe).

    Ainda tenho muita coisa pra conferir deste grande diretor que teve uma vida quase centenária e nisso suas produções atravessaram décadas e momentos bem marcantes do cinema, um feito épico e memorável que poucos tiveram esse privilégio.
     

Compartilhar