• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bilibili: “YouTube chinês” tem 237 milhões de usuários e quase ninguém conhece

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


bilibili


Nesta semana o BiliBili, plataforma chinesa de compartilhamento de vídeos — uma espécie de YouTube da China — se tornou centro das atenções por recrutar jovens talentos recém-formados na área de tecnologia de universidades do sudeste asiático para colocar em prática seu processo de expansão na região.

É a primeira vez que a empresa abre vagas para recrutar funcionários fora da China. O anúncio foi destinado à Tailândia, Filipinas, Malásia, Vietnã e Indonésia. Os escolhidos no processo vão trabalhar no “Projeto Xingchen”, com em expandir os serviços da plataforma para fora da China.

A comparação com o YouTube feita no início do texto foi para reforçar a popularidade do serviço na Ásia. Embora poucas pessoas conheçam o BiliBili no Brasil, a plataforma é um dos maiores fenômenos dos últimos anos na China.

Dados recentes mostram que a plataforma tem mais de 230 milhões de usuários mensais e com tendência de crescimento com a nova estratégia de expansão da companhia.

No início, o BiliBili tem uma enorme popularidade entre o público jovem, já que conteúdos de quadrinhos, animação e games, que predominavam na plataforma, são mais consumidos por jovens. Dados de 2015, cinco anos após a estreia do serviço, revelaram que na época, cerca de 75% de todos os usuários da plataforma tinham no máximo 24 anos.

A intenção de se expandir para o sudeste asiático se dá em razão das operações bem sucedidas de outras grande empresas de tecnologia da China: Kuaishow Technology, dona do aplicativo de vídeos curtos Kwai — que inclusive está disponível no Brasil –, e ByteDance, que alcançou o sucesso global com o fenômeno TikTok.

Essa expansão parece o caminho natural a ser seguido pela empresa chinesa, que agora busca atingir mais 600 milhões de pessoas com seu serviço, atuando na região com profissionais naturais de cada país, para ajudar a empresa a se adequar às demandas e cultura locais.

Sob a gestão do atual CEO, Chen Rui, o BiliBili se tornou uma das principais plataformas de streaming de vídeo da China e também acabou diversificando um pouco mais sua base de usuários, embora ainda existam algumas pessoas que preferem os serviços oferecidos na primeira fase do BiliBili.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo