• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Batman: The Dark Knight Rises, 2012)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    55
Truth be told, The Prestige e Inception são filmes monstruosos difíceis de serem "superados". Insomnia é bom mas o original (norueguês), de 1997, é melhor ainda
 
Fusa, o Robin original vira o:
Night wing (Asa Noturna)

E pelo que li há uma cena pós creditos sim, mas não posso confirmar por que só vou assistir o filme nesse fim de semana.
 
Sim, dos três o mais fraco, mas um FILMÃO.

Crianças, falarei abertamente, por isso, quem não assistiu, não clique no botão spoiler.

Porra Bruce...a mina quase disse com todas as palavras que sabia que você é o Bátima e você nem tchum??? Achei feio isso.
Aliás, todo mundo sabe quem é o bátima nesse filme?
O filme é muito fácil. Você saca logo o esquema de não ser Bane o "vilão" principal. Você saca logo que a mina é bandida.

Mas tirando essas coisas é um baita filme. Te prende, dá raiva, dá pra dar gritinhos nerds em cenas como a do Robin no final...
é um excelente divertimento. O filme tenta ser profundo, mas não é.

Modo Clube do Bolinha ON:
Fantástica a cena da Anne hathaway de bunda empinadinha na super moto do Bátima.
Modo Clube do Bolinha OFF:
 
Sim. Isso tá perfeito. Inclusive é estranho o Wayne não ter percebido mais cedo a contradição entre as 2 histórias que ele escuta sobre o Bane.

A questão é que eu não vi a presença da Cotillard como organica na história. É um plot twist bastante dispensável e que inclusive eu vi que quebrou muito do personagem do Bane.
Aquela cena final dele com a Cotillard monologando que a fraqueza dele era ter se apaixonado por ela e blablabla, ajeitando a máscara quebrada, passando a mão no rosto, etc, ficou uma cena muito Batman&Robin quando a Uma Thurman fazia exatamente a mesma coisa com o Bane daquele filme.

Se o personagem da Cotillard não existisse e a explicação da máscara do Bane ser algum treinamento do Rha's manteria o filme no ritmo que estava e eu não conseguiria enxergar nenhuma perda de trama. Pelo contrário, economizaria tempo de projeção para ele aprofundar cenas importantes.


O Blake eu também enxerguei como mais prejudicial ao ritmo do filme do que bom. Tudo pra no prólogo eles colocarem aquela famosa ceninha pra promover uma continuação.
A única cena relevante dele é a conversa dele com o Wayne para convencê-lo a voltar a ser Batman. Mas é dispensável ser ele ali. Podia ser o Gordon, podia até ser o Blake mas sem depois dar tanta importância e tempo de tela pra ele.

Eu também achei o Nolan errou com a Talia no final do filme. Como Miranda Tate, acho que estava um personagem interessante. Coadjuvante, mas que fazia a história se mover... e até o fato de o Bane ter conseguido acesso aos equipamentos da Wayne Enterprises através da infiltração da Talia na empresa foi uma idéia muito boa. O problema foi que, na minha opinião a personagem ficou muito pobre no final.

"Eu não gostava do meu pai, mas depois que ele morreu o consegui compreender. Quero a minha vingança sobre o Batman, e vou destruir Gotham para cumprir o último desejo do papai". A personagem é só isso. Disso eu não gostei. A Talia Al'Ghul original, das HQs e do desenho, é uma personagem incrível. E, por incrível que pareça, o Nolan vacilou bastante somente no final.
Pior, além de não ter explorado a personagem como merecia, ela ainda estragou um pouquinho do Bane, que deveria ser quem nasceu na pior prisão do planeta e conheceu a brutalidade desde o primeiro momento de vida.

Para que a Talia tivesse sido uma personagem boa, o Ras Al'Ghul teria que estar vivo ainda. Eu acharia muito mais interessante se o Ras tivesse sobrevivido àquele acidente ao final de Begins. Ele estaria paraplégico em uma cadeira de rodas, mas seria quem teria entregado ao Bane os serviços da League of Shadows, para que ele destruísse Gotham. A Talia deveria ser uma personagem dividida entre o amor por Bruce Wayne e pelo pai. Enfim... acho que a história teria ficado muito mais rica desse jeito.

Mas eu só achei que houve esse deslize no finalzinho, quando ela se revela. O restante do filme é espetacular. Até essa parte, achei do nível do The Dark Knight.


Quanto ao Blake, eu gostei muito do personagem. E achei legal ele se tornar o "Sucessor" do Batman. Desde o início do Dark Knight, que o Bruce e o Alfred já conversavam sobre "inspirar" outras pessoas. E se você acha que a idéia seria ele pular direto para Nightwing, eu já acho que ele avançaria também essa etapa. Acho que o Nolan pensou mais em uma saga chamada "Batman Incorporated". Lá o Dick Grayson (Robin original) assume o papel de Batman no lugar do Bruce Wayne.

1575965-detective_comics_annual__12_007cr_super.jpg


Para que 1 Batman e 1 Robin, se você pode ter 2 Batmans?
 
Última edição:
Fusa, o Robin original vira o:
Night wing (Asa Noturna)

E pelo que li há uma cena pós creditos sim, mas não posso confirmar por que só vou assistir o filme nesse fim de semana.
Se tem cena pós crédito então não passou por aqui.



Eu também achei o Nolan errou com a Talia no final do filme. Como Miranda Tate, acho que estava um personagem interessante. Coadjuvante, mas que fazia a história se mover... e até o fato de o Bane ter conseguido acesso aos equipamentos da Wayne Enterprises através da infiltração da Talia na empresa foi uma idéia muito boa. O problema foi que, na minha opinião a personagem ficou muito pobre no final.

"Eu não gostava do meu pai, mas depois que ele morreu o consegui compreender. Quero a minha vingança sobre o Batman, e vou destruir Gotham para cumprir o último desejo do papai". A personagem é só isso. Disso eu não gostei. A Talia Al'Ghul original, das HQs e do desenho, é uma personagem incrível. E, por incrível que pareça, o Nolan vacilou bastante somente no final.
Pior, além de não ter explorado a personagem como merecia, ela ainda estragou um pouquinho do Bane, que deveria ser quem nasceu na pior prisão do planeta e conheceu a brutalidade desde o primeiro momento de vida.

Para que a Talia tivesse sido uma personagem boa, o Ras Al'Ghul teria que estar vivo ainda. Eu acharia muito mais interessante se o Ras tivesse sobrevivido àquele acidente ao final de Begins. Ele estaria paraplégico em uma cadeira de rodas, mas seria quem teria entregado ao Bane os serviços da League of Shadows, para que ele destruísse Gotham. A Talia deveria ser uma personagem dividida entre o amor por Bruce Wayne e pelo pai. Enfim... acho que a história teria ficado muito mais rica desse jeito.

Mas eu só achei que houve esse deslize no finalzinho, quando ela se revela. O restante do filme é espetacular. Até essa parte, achei do nível do The Dark Knight.


Quanto ao Blake, eu gostei muito do personagem. E achei legal ele se tornar o "Sucessor" do Batman. Desde o início do Dark Knight, que o Bruce e o Alfred já conversavam sobre "inspirar" outras pessoas. E se você acha que a idéia seria ele pular direto para Nightwing, eu já acho que ele avançaria também essa etapa. Acho que o Nolan pensou mais em uma saga chamada "Batman Incorporated". Lá o Dick Grayson (Robin original) assume o papel de Batman no lugar do Bruce Wayne.

1575965-detective_comics_annual__12_007cr_super.jpg


Para que 1 Batman e 1 Robin, se você pode ter 2 Batmans?

O final eu considerei a parte mais fraca também.
Por essa revelação da filha do Rhas que eu já mencionei, mas também pela cena do Batman levando a bomba e depois as cenas finais.

Entra um pouco naquilo que eu costumo sempre reclamar dos filmes. O filme pode terminar bem, pode terminar mal, pode não terminar, etc, mas tem que ser coerente e tem que ser orgânico.
Toda a explicação do reator nuclear foi bastante inconsistente e me pareceu forçado para criar aquele final do Batman se matando pra depois vermos que não.
Além do sucessor do Batman. Na realidade pra mim não deveria ter sucessor nenhum. Pelo menos não nessa franquia. O Blake também não me pareceu natural no filme e a razão talvez seja porque o propósito dele não era durante o filme, mas era a ceninha final.
Dá pra perceber a diferença quando o personagem é funcional no filme, na trama, etc, ou quando você vê que o objetivo era outro.
 
Quase três horas, mas tive a sensação de ter passado só uma hora. O filme não para, quase não tem "descanso". Anne Hathaway como Selina Kyle é um presente ao fã de Batman, tanto pela interpretação quanto pelo que foi aos olhos. Não é melhor que The Dark Knight (a terceira parte dá uma quedinha mesmo), mas é muito melhor que Batman Begins. Inclusive por amarrar os dois e finalizar muito bem a saga.

Nem lembrei da Talia Al'gul, por isso nem saquei que a Miranda Tate fosse ela. Também passou despercebida por mim a brecha que o Bane deu quando esta foi levada a ele, e depois ela aparece solta, meu amigo percebeu isso e também lembrou da Talia, mas sentamos separados porque o cinema estava lotado. Realmente, a Talia ficou meio superficial, mas não acho que prejudicou o Bane (muito bom, por sinal) e não acho que era necessário manter o Ras Al'gul. Pelo que eu e meu amigo pudemos entender, a proposta do Nolan é usar o menos de sobrenatural possível, então nada de Ras imortal. Aliás, achei boa a sacada do pesadelo do Bruce em que ele aparece: "existem outras formas de ser imortal".
Já o Robin, saquei desde o começo, e gostei. Nas HQs houveram outros Robins, e não sei se houve algum como o Blake ou se o Nolan o inventou, mas gostei do mesmo jeito.

Não acho que se trata de "todo mundo sabe quem é o Batman", são alguns personagens que souberam ligar os pontos e sacar. Que eu me lembre, são cinco ou seis que sabem, sendo que só no fim o Batman dá a deixa pro Gordon. Mas não chega a ser como Tony Stark: "eu sou o Homem de Ferro!"

Apesar de que lembrei do Iron Man com aquele arsenal do Lucius Fox. :lol:

Não, não tem cena após os créditos, ficamos até o fim deles. :lol:

E antes que eu me esqueça: Knolex, concordo integralmente contigo.
 
O Blake realmente é um personagem deslocado do resto (e o ator tem uma expressão sem sal demais, que não ajuda nem um pouco). Até em Inception esse ator era dispensável. =/
dá até pra suspeitar que foi um personagem incluído contra a vontade do Nolan, pelos executivos. Pessoalmente, gostei da cena do Batman carregando a bomba para longe estilo Goku na saga Cell. Agora, peraí, vocês REALMENTE acham que o Wayne sobreviveu? Não é possível que o Nolan ficou tão óbvio assim. Para mim, o que o Alfred viu foi "miragem"/alucinação causada pela saudade e pelo amor incondicional por seu "neto de consideração". E me fez chorar mais ainda
 
Última edição:
Agora, peraí, vocês REALMENTE acham que o Wayne sobreviveu? Para mim o que o Alfred viu foi miragem causada pela saudade e pelo amor incondicional por seu "neto de consideração".

Ele não consertou o piloto automático da "nave" à toa, né?

Edit: sobre o ápice do trecho final
22625_o.gif


Obs: o Hobbit Bonzinho já tinha postado o link na página anterior, mas pode ter passado despercebido =P
 
Última edição por um moderador:
Ele não consertou o piloto automático da "nave" à toa, né?

Edit: sobre o ápice do trecho final
22625_o.gif


Obs: o Hobbit Bonzinho já tinha postado o link na página anterior, mas pode ter passado despercebido =P

hahaaha ...
Se ele SOBREVIVEU mesmo,
merece ser zoado com essa foto :lol:
 
Última edição:
O Blake realmente é um personagem deslocado do resto (e o ator tem uma expressão sem sal demais, que não ajuda nem um pouco). Até em Inception esse ator era dispensável. =/
dá até pra suspeitar que foi um personagem incluído contra a vontade do Nolan, pelos executivos. Pessoalmente, gostei da cena do Batman carregando a bomba para longe estilo Goku na saga Cell. Agora, peraí, vocês REALMENTE acham que o Wayne sobreviveu? Não é possível que o Nolan ficou tão óbvio assim. Para mim, o que o Alfred viu foi "miragem"/alucinação causada pela saudade e pelo amor incondicional por seu "neto de consideração". E me fez chorar mais ainda
Depois de fazer um filme em que ele deixa o final bastante solto como em Inception, parece que o Nolan não quis fazer a mesma coisa.
Aquela cena do piloto automático não é de graça. Pra qual outro propósito ele teria mostrado essa cena?
Os argumentos que eu escuto de "ah, tá ali pra confundir" eu não engulo. Ainda mais um diretor como o Nolan que não é desse tipo de colocar cenas falsas. Ele é um diretor bem sóbrio nesse sentido, diferente de um Lynch, Bunuel ou similares.



Nem lembrei da Talia Al'gul, por isso nem saquei que a Miranda Tate fosse ela. Também passou despercebida por mim a brecha que o Bane deu quando esta foi levada a ele, e depois ela aparece solta, meu amigo percebeu isso e também lembrou da Talia, mas sentamos separados porque o cinema estava lotado. Realmente, a Talia ficou meio superficial, mas não acho que prejudicou o Bane (muito bom, por sinal) e não acho que era necessário manter o Ras Al'gul. Pelo que eu e meu amigo pudemos entender, a proposta do Nolan é usar o menos de sobrenatural possível, então nada de Ras imortal. Aliás, achei boa a sacada do pesadelo do Bruce em que ele aparece: "existem outras formas de ser imortal".
Já o Robin, saquei desde o começo, e gostei. Nas HQs houveram outros Robins, e não sei se houve algum como o Blake ou se o Nolan o inventou, mas gostei do mesmo jeito.

Não acho que se trata de "todo mundo sabe quem é o Batman", são alguns personagens que souberam ligar os pontos e sacar. Que eu me lembre, são cinco ou seis que sabem, sendo que só no fim o Batman dá a deixa pro Gordon. Mas não chega a ser como Tony Stark: "eu sou o Homem de Ferro!"

Apesar de que lembrei do Iron Man com aquele arsenal do Lucius Fox. :lol:

Não, não tem cena após os créditos, ficamos até o fim deles. :lol:

Mas o "todo mundo" também são as pessoas que importam, né?
Qual personagem secundário mais importante não sabe? Selina soube, Gordon soube, Alfred sempre soube, Bane soube, Blake soube, etc.

Mas o que mais me impressionou foi ninguém ter ligado o sumiço do Batman com o inicio da reclusão do Wayne. Afinal, Wayne e Batman são os 2 superstars da cidade.
 
Gente,

com Nolan, sem Nolan, seja com quem for, seja o enfoque que a história tenha, é o mesmo Batman que a gente conhece desde sempre! É o cara que sempre vai dar um jeito de resolver o problema e escapar. O que fica pra se imaginar é como ele escapa. Cheguei a acreditar, durante o filme, que já era. Mas a cena em que o Lucius Fox descobre que o Bruce consertou o piloto automático já entrega que ele deu um jeito de se safar.

Fusa,

acho que cai também naquele lance de as pessoas não se preocuparem de fazer a relação. Não chega a ser o absurdo do Superman que se disfarça só botando um óculos e arrumando o cabelo diferente, mas creio que o Batman aposta nisso.
 
Vi segunda-feira e ainda estou um tanto quanto dividido em relação a O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Certamente é o filme de super-herói mais ambicioso que já vi, um que eleva a enésima potência tudo o que Nolan construiu dentro da franquia. Personagens, temas, sets, subtramas, referências aos outros dois filmes, rimas temáticas/visuais, como dizem os americanos, não faltou nem a pia da cozinha. XD

Só que as fraquezas de Nolan, que perdoei em Cavaleiro das Trevas, ficam impossíveis de se ignorar neste filme. O Eduardo já citou o "didatismo", que me irritou enormemente, embora eu normalmente tente ignorar esse tipo de coisa em blockbusters. As cenas de lutas também não me empolgaram, Nolan nunca foi muito bom nelas. Mas talvez o que mais me decepcionou foi que a trama, que já era rocambolesca em Cavaleiro das Trevas, tornou-se ainda mais complicada sem que houvesse a exploração mais adequada de temas e conflitos. Vejam bem, não são furos na trama que me incomodam, mas talvez a falta de foco no que se pretendia dizer através dela. Só sei que, diferente de TDK, fiquei com uma certa sensação de "meh" ao final de TDKR. Lembro de ter lido uma comparação com Matrix Revolutions, o que, de fato, é pertinente, embora para mim seja no mau sentido.

É uma pena, pois Christopher Nolan realmente sabe como criar e manter um clima de tensão, enquanto intercorta diversas tramas e personagens. Aplaudo, também, a ambição dos Nolan em tentar criar algo além de apenas mais um capítulo de uma franquia. Diria, por fim, que as cenas que mais me emocionaram foram as com o Michael Caine (e teria sido tão melhor se uma certa cena com Alfred tivesse acabado com o close no rosto dele).
 
As cenas de lutas também não me empolgaram, Nolan nunca foi muito bom nelas.
Eu gostei do ambiente que ele criou dentro do esgoto na primeira luta entre o Batman e o Bane, quando a mulher gato o traí. Aquelas cenas ali ficaram muito interessantes, tanto que me fez lembrar rapidamente do desenho, aonde tem algo parecido.

E no final o Bane dando uns socos ficou muito show. Foi uma sequência bem legal a luta do Batman vs o Bane.

Diria, por fim, que as cenas que mais me emocionaram foram as com o Michael Caine (e teria sido tão melhor se uma certa cena com Alfred tivesse acabado com o close no rosto dele).
Digamos que ele quis dar um final na história, sem deixar algo em aberto.
 
Eu adorei o filme. Da franquia só achei inferior ao Cavaleiro das Trevas porque o vilão do 3o não tem o peso que o Coringa do 2o filme, o Heath Ledge foi um show a parte. Mas mesmo assim, eu acho essa franquia superior as franquias anteriores do Batman, do Superman, do Homem Aranha e do X men.
 
Acabei de rever o filme hoje pela 2ª vez, e algumas impressões minhas mudaram. Positivamente.

O Bane também nasceu na prisão que é o "Inferno na Terra". Na primeira luta com o Batman - que na minha opinião foi espetacular! -, ele diz que nasceu nas "sombras", e só viu a luz quando já era um homem crescido. No meu entender, ele também nasceu lá. Quando ele viu a Talia, que era igual a ele - um inocente que nasceu no inferno -, ele se afeiçoou e a salvou. Ela escapou. Ele não. Só depois é que o Ras o tirou de lá, e ele teve o treinamento... mas ele foi expulso, por lembrar a ele o que aconteceu à sua esposa. Dor. O Bane é a encarnação do único sentido que jamais o abandonará, do início da vida até a morte. A Talia não reduz o personagem. Na verdade, o engrandece. Ela foi o único alívio, a única inocência que já teve em sua vida. E daí surge o amor.

Espetacular o filme! Após assistir pela segunda vez, o coloco no mesmo patamar do "The Dark Knight". Essa é a minha trilogia favorita do cinema. E as cenas de ação são geniais! Os combates do Bane contra o Batman são totalmente brutais. O confronto de duas forças equiparáveis. Tem peso na mão, tem dor no golpe. Tem que ter fôlego para aguentar, pois na técnica são equiparáveis. Ambos discípulos do Diabo.
 
O Bane também nasceu na prisão que é o "Inferno na Terra". Na primeira luta com o Batman - que na minha opinião foi espetacular! -, ele diz que nasceu nas "sombras", e só viu a luz quando já era um homem crescido. No meu entender, ele também nasceu lá. Quando ele viu a Talia, que era igual a ele - um inocente que nasceu no inferno -, ele se afeiçoou e a salvou. Ela escapou. Ele não. Só depois é que o Ras o tirou de lá, e ele teve o treinamento... mas ele foi expulso, por lembrar a ele o que aconteceu à sua esposa. Dor. O Bane é a encarnação do único sentido que jamais o abandonará, do início da vida até a morte. A Talia não reduz o personagem. Na verdade, o engrandece. Ela foi o único alívio, a única inocência que já teve em sua vida. E daí surge o amor.
Eu acredito que ele nasceu fora dali, mas que caiu por lá bem jovem. Pelo que me lembro do filme, é dito que somente uma pessoa chegou a nascer na prisão e essa pessoa foi a Talia. O sentido dele falar que não conhecia a luz do sol, acho que fica mais no fato das pessoas perderem o sentido ali dentro, já que não possuem esperanças ali e acabam perdendo o sentido do tempo em si.
 
adorei o filme :D

anne hathaway tá tão gata quanto a....anne hathaway

o filme é bem melhor nos 3 primeiros 1/4 de filme. mas o final não compromete.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo