• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Barbárvore vs Tom Bombadil

Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Mesmo que Tom não seja mais velho ele ainda é mais legal, e isso é suficiente.

Como assim Tom não é mais velho??

Tom Bombadil disse que viu Melkor entrar em Arda. Os Ents só foram criados mais tarde, numa convers entre Yavanna e Manwë.

Como bem disse o Imadofus, ele viu Melkor entrar em Arda, enquanto os ents surgiram depois que todos os Valar já estavam lá...inclusive, eles surgiram depois dos anões!! Mesmo tendo acordado depois dos elfos, os anões foram criados antes dos ents...

Tom é mais velho...definitivamente!!

post 666 :devil:
 
Última edição:
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

digamos que isso explica tudo, Bombadil é o primeiro de todos, já Barbárvore é a primeira criatura a ser feita quando os valar criaram Arda.
Não sei se Barbárvore é a primeira criatura, creio que não. Mas na época de SdA podemos dizer que ele é o mais velho vivo.
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Tive pesquisando sobre o assunto, mas nao encontro nada sobre quem e o mais velho... Acho que vamos ter de ficar pelos palpites mesmo, pois em todo o lado que fui tem a historia de ambos os personagens(inspirado nos livros) mas sbre a idade nada... :(
*yams*
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Tive pesquisando sobre o assunto, mas nao encontro nada sobre quem e o mais velho... Acho que vamos ter de ficar pelos palpites mesmo, pois em todo o lado que fui tem a historia de ambos os personagens(inspirado nos livros) mas sbre a idade nada... :(
*yams*
Na época de SdA, Barbárvore é o ser vivo mais velho.
Como a gente sequer sabe o que é Tom Bombadil, ele nem é considerado "ser vivo". Mas é mais antigo que Barbárvore.
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Bem se voçe esta assim tao certo nao o contadio
:yep:
Valeu, mas uma pergunta respondida...
MAs so mais uma pergunta:
. Tom e mesmo imortal??
*yams*
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Bem se voçe esta assim tao certo nao o contadio
:yep:
Valeu, mas uma pergunta respondida...
MAs so mais uma pergunta:
. Tom e mesmo imortal??
*yams*
Se ele diz estar lá desde antes de tudo e de todos, podemos dizer que sim, é imortal. Ao menos no sentido "não vai envelhecer e morrer". Pois ele poderia ser destruído.
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Sim
Acho(se nao estou enganado) a excepçao do exercito dos mortos nao ha mais nenhum sere que nao possa ser destruido...
Obrigado pela ajuda pandatur...
*yams*
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Sim
Acho(se nao estou enganado) a excepçao do exercito dos mortos nao ha mais nenhum sere que nao possa ser destruido...
Obrigado pela ajuda pandatur...
*yams*
Vale lembrar que o exército dos mortos não é aquela coisa que PJ inventou nos filmes, que saía derrubando todo mundo. Da mesma forma que eles não podiam ser tocados, eles também não podiam tocar seus adversários. Sua arma era o medo que infligiam sobre os outros. Mas isso é outra história, senão foge do assunto deste tópico. =]
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Sim, Yavanna os criou logo depois que se deu conta que Aulë tinha criado os anões.
Sim, mas Eru não permitiu que os anões despertassem antes daqueles que seriam os primeiros. Assim pode ter acontecido com Yavanna e com os ents, ela apenas alerta Aulë do perigo que os anões correriam se ferissem as árvores, entretanto, não deixa claro se eles já tinham sido criados.
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Ainda acho que Tom Bomdbadil é o primeiro simplesmente pel ofato de que ele já estava em Arda quando ela foi criada, como se fosse parte dela!
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Ha varias possibilidades para essa pergunta...
Mesmo que continuemos adar opinioes ainda ficamos na mesma...
Mas enfim...
Depende de muitos factos e um deles e a intençao o autor do livro para com o seu leitor....
Tom Bombadil tem uma historia e os entes tem outra(mas instruidas na mesma) o importante e que sao os dois "velhos" e que sao personagens muito "fixes" dos SDA, disso tamos todos de acordo nao??
*yams*
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

bom queridos... eis o que achei... e notem que diz: Tom Bombadil entre os entre os Elfos era chamado de Iarwain ben-Adar (“o mais velho e sem pai”)...

Tolkein em uma carta de 1954, nos mostra claramente que Tolkien desejava que Tom permanecesse para sempre como um mistério a ser descoberto. "Como uma história”, ele diz, “eu acho bom que haja uma porção de coisas não explicadas (especialmente se uma explicação de fato existe); E mesmo na Era mítica deve haver alguns enigmas, como sempre existem. Tom Bombadil é um deles (intencional).” Na mesma carta, Tolkien diz que Tom não era uma pessoa importante para a narrativa, mas tinha seu papel como “um comentário”. E esse comentário existe apenas para nos mostrar que existem pessoas e coisas no mundo para as quais a guerra, o poder, o domínio e a riqueza são coisas distantes e sem importância. Tal como o grilo falante da história de Pinóquio, Tom Bombadil fala com a voz da consciência do velho Professor, para nos ensinar uma importante lição moral diante do poder, do orgulho e da ambição.

o que acham??
 
Última edição:
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

bom queridos... eis o que achei... e notem que diz: Tom Bombadil entre os entre os Elfos era chamado de Iarwain ben-Adar (“o mais velho e sem pai”)...

Tolkein em uma carta de 1954, nos mostra claramente que Tolkien desejava que Tom permanecesse para sempre como um mistério a ser descoberto.

Sabe, interessante descoberta.

Pra mim, dá margem pra 2 interpreções:
1) Que Tolkien não quis dar sentido nenhum à ele, mas que ele permanece para sempre como um mistério.
2) Que o personagem é uma espécia de "lição" à nós.

Não sei.. Foi o que pensei.
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Bombadil faz parte da terra?
será que Bombadil não é a chama imperecivel que Iluvatar mandou para Arda?
Bombadil é mais velho
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Bombadil faz parte da terra?
será que Bombadil não é a chama imperecivel que Iluvatar mandou para Arda?
Bombadil é mais velho

Eu AINDA penso que ele poderia ser Eru.. Praticamente tudo o que "comparo" se encaixa: O Anel não fazer efeito nele, a despreocupação dele para/com o que acontece com o mundo (que, pra mim, pode ser interpretada subjetivamente como uma constante vigia)...
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Eu AINDA penso que ele poderia ser Eru.. Praticamente tudo o que "comparo" se encaixa: O Anel não fazer efeito nele, a despreocupação dele para/com o que acontece com o mundo (que, pra mim, pode ser interpretada subjetivamente como uma constante vigia)...

A gente precisa esquecer de tentar achar o que Tom era. Na verdade ele era. Simplesmente isso.

Agora ainda acredito que os Ents já estavam pastoriando as árvores mesmo antes do elfos aparecerem na Arda.
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

A gente precisa esquecer de tentar achar o que Tom era. Na verdade ele era. Simplesmente isso.

Sim, eu comentei isso acima:

Falassion disse:
1) Que Tolkien não quis dar sentido nenhum à ele, mas que ele permanece para sempre como um mistério.
2) Que o personagem é uma espécia de "lição" à nós.

Mas, se fosse pra dizer que ele é alguma coisa, eu diria o que falei no post que quotaste.
 
Última edição:
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Mas chegamos a conclusao de que tom e o mais velho certo??
O mais velho e sem pai(como diz no post da corina) logo os ents sao mais novos do que ele...
*yams*
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo