• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Barbárvore vs Tom Bombadil

Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Eu acho que não podemos afirmar que Tom seria mais velho que Bárbavore. Não temos nada concreto sobre eles, já sobre os ents... sabemos que eles foram criados logo após um desejo de Yavanna. Antes mesmo do despertar dos filhos de Eru.
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Ou seja, voltamos ao p+onto de partida... :yep:
Apenas ideias e nada de muito certo ne??
Acho que e como a historia da galinha e do ovo...
Enfim...
Quem tem mais noticias ou algo parcido que nos ajude neste "enigma"??
*yams*
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Quanto aos Ents, temos fatos que comprovam. Eles foram uns dos primeiros a nascer na T-M. Já Tom, sua vida, seu destino e seu passado é completamente incerto. Tolkien não deixou nada explicado sobre sua origem. O único recurso que temos sobre sua história é o livro As Aventuras de Tom Bombadil, que nem pode ser considerado como recurso, já que não tem relação alguma sobre a T-M.

Nas minhas viagens sobre Tom, eu penso da seguinte forma:
Se ele foi quem viu tudo aparecer e desaparecer na T-M, ele é o "espírito guadrião" da T-M. Aquele que representa a vida da T-M, em forma física, pensate e falante (e como fala :roll:).
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

É que a discussão que tá rolando (e vai rolar para sempre) é sobre o que é Tom Bombadil.

Vamos viajar um pouquinho e considerá-lo... Uma miragem. Uma miragem não seria considerada um ser vivo, logo não poderia ser comparada à Barbávore, que seria a mais velha.

Então, eu acho que nunca conseguiremos saber quem é o mais "vetchoto". xD
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Sim...
Mas todos tem idade...
Mas, como eu ja dize, e como a historia do ovo e da galinha...
Estariamos aqui para sempre e nunca chegavamos a um acordo mutuo... :yep:
Mas e um tema interessante...
Next... :lol:
*yams*
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Tá, mas a teoria do ovo e da galinha não cola, porque nenhum é pai nem filho do outro. :hihihi:
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Bombadil diz que estava em Arda antes de Melkor, portanto para mim parece evidente que ele é sim mais velho do que qualquer ent.
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Haran Alkarin disse:
Bombadil diz que estava em Arda antes de Melkor, portanto para mim parece evidente que ele é sim mais velho do que qualquer ent.

Havia me esquecido disso, então: ele é mais velho que qualquer ent sim. :dente:.
Se ele era mais velho que Melkor, eu reforço ainda mais minha teoria de que ele era uma presença de Eru na Terra-média. :yep:

Mas aí voltariamos a falar de Tom (somente) e esse tópico iria virar bagunça, desconsiderem minha teoria. :g:
 
Última edição:
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Eu AINDA penso que ele poderia ser Eru.. Praticamente tudo o que "comparo" se encaixa: O Anel não fazer efeito nele, a despreocupação dele para/com o que acontece com o mundo (que, pra mim, pode ser interpretada subjetivamente como uma constante vigia)...
Mas isso não é possível: Tolkien escreveu algo sobre ele e disse que Tom não é Eru...porém a chama imperecivel ESTAVA com Eru MAS NÃO É ERU...pelo menos é o que no ainulindalë
qual a opnião de vocês?:think:
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Eu não te entendi muito bem.. (não é raridade eu deixar de entender algo :g: )...

Mas você comparou Tom com a chama de Eä? O fogo sagrado, é isso?
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Eu não te entendi muito bem.. (não é raridade eu deixar de entender algo :g: )...

Mas você comparou Tom com a chama de Eä? O fogo sagrado, é isso?
Isso mesmo.
veja só: Todos podem ser influenciados pelo mal. Os istaris podem ser infleunciados pelo mal (Sarumam é um exemplo claro disso); Os Valar podem ser influenciados pelo mal (Quem esqueçeu do Melkor?); Os elfos podem ser influenciados pelo mas (Fëanor era um elfo); Hobbits podem ser influenciados pelo mal (Frodo QUASE morreu por esse motivo); Anões podem ser influenciados pelo mal (na batalha conhecida como a Guerra da Ira muitos anões estavam do lado de Morgoth); Homens podem ser influenciados pelo mal (estes nem se falam...por causa dessa raça que o Um-Anel não foi destruído)...Porém Tom não PODE. Ele só pode ser alguma coisa maior que tudo isso que foi dito...Porém ele não pode ser Eru e muito menos um "deus".
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Faz sentido, muito mesmo.
Mas acho bom esquecermos o Tom por hora. :g:
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Faz sentido, muito mesmo.
Mas acho bom esquecermos o Tom por hora. :g:

Sim e melhor porque senao teriamos muito para descutir e estariamos aqui ate fecharem o topico e arranjavamos sempre tema:lol:
*yams*
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Isso mesmo.
veja só: Todos podem ser influenciados pelo mal. Os istaris podem ser infleunciados pelo mal (Sarumam é um exemplo claro disso); Os Valar podem ser influenciados pelo mal (Quem esqueçeu do Melkor?); Os elfos podem ser influenciados pelo mas (Fëanor era um elfo); Hobbits podem ser influenciados pelo mal (Frodo QUASE morreu por esse motivo); Anões podem ser influenciados pelo mal (na batalha conhecida como a Guerra da Ira muitos anões estavam do lado de Morgoth); Homens podem ser influenciados pelo mal (estes nem se falam...por causa dessa raça que o Um-Anel não foi destruído)...Porém Tom não PODE. Ele só pode ser alguma coisa maior que tudo isso que foi dito...Porém ele não pode ser Eru e muito menos um "deus".

É bom lembrar que Tom só tinha poderes dentro de sua terra, por isso não deve ser a chama...Tom é inexplicável, teremos que nos conformar com o fato...:mrpurple:
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

É bom lembrar que Tom só tinha poderes dentro de sua terra, por isso não deve ser a chama...Tom é inexplicável, teremos que nos conformar com o fato...:mrpurple:

Todos seres tem uma explicaçao e uma razao de terem nascido, por isso acho que ate tom tinha uma raçao de viver como todos os outros e nao era assim tao explicavel como isso...
*yams*
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Todos seres tem uma explicaçao e uma razao de terem nascido, por isso acho que ate tom tinha uma raçao de viver como todos os outros e nao era assim tao explicavel como isso...
*yams*

A razão ele tinha sim, ajudou os hobbits é uma delas...mas quanto a podermos explicar sua origem....ha...ainda estou duvidando, poderíamos se ele relamente existisse, podemos pensar em hipóteses, mas nunca teremos certezas...
 
Re: Barbarvore vs Tom Bombadil

Tom Bombadil sem duvidas,O Primeiro e Sem Pai.
As vezes considero ele como um "deus" na Terra Média.Suas atitudes não são infantis e sim acima disso,em um patamar filosófio perfeito,por isso,"deus".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo