1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Balrogs e Fëa

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Skywalker, 21 Abr 2002.

  1. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Os Balrogs possuem Fëa? Se possúem, de que criatura eles vieram? Se não possuem como o Balrog de Moria acordou, se não exixtia a vontade do Sauron sobre ele? Ou existia?
     
  2. bechara

    bechara Usuário

    fëa = espirito, certo??

    Ué, os Balrogs sao Maiar...

    o Balrog de moria acordou com as escavações dos Anoes..
     
  3. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Sinceramente, não entendi a primeira pergunta. Todos os Ainur já não são espíritos criados por Eru? E os balrogs são Maiar. O que acho que eles faziam é assumir fánas(uma forma visível) ou um Hröa(um corpo material), como todos os outros Ainur.

    As minhas dúvidas são, por que Balrogs e Morgoth escolheram para si um Hröa já que isso só os enfraquecia? Entendo os casos dos Istari, de Sauron e de Melian, mas esses que eu disse não.
    E por que os balrogs não voltam, já que Saouron quando perdeu seu corpo voltou?

    O que sei é que o balrog "dormiu" por muito tempo e foi despertado pelos anões. Eles foram expulsos do Moria por ele, que tornou as minas seu pequeno "domínio". Mas quando soube que Sauron era o novo "Senhor do Escuro" reconheceu sua autoridade(pelo menos acha-se isso)
     
  4. bechara

    bechara Usuário

    Balrogs nao tem hroa.. eh o fána deles
     
  5. bechara

    bechara Usuário

    ixi. acho q fiz confusao..
    Alguem me diz ae se eu to certo?
     
  6. Minas Ecthelion

    Minas Ecthelion Usuário

    Porque os Balrogs assumiram forma nao sei, mas Morgoth assumiu sua forma porque ele perdeu um pouco de seu poder, transferiu parte dele a terra-media ou ate a arda sendo quetudo que viesse da terra nunca estaria livre dos laços de Morgoth, então ele assumiu forma por causa dessa perda de poder
     
  7. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Bem, os Balrogs, como Maiar, eram fëas. Já a explicação para o porque Morgoth assumiu uma fana, creio que tenha a ver com a Teoria do Anel de Morgoth: para ele disseminar seu poder na TM ele teve de se assumir suas propriedades, adotando uma forma tão física quanto ela.
     
  8. bechara

    bechara Usuário

    e precisava de servos com formas fisicas tb..
     
  9. Gildor

    Gildor Usuário

    Amigo Maglor, acho que temos uma pequena confusão aqui.

    Fána: constituição física mais forte, privilégio dos Ainur
    Hröa: constituição física humana, mais frágil e mais sujeita a fome e cansaço.

    Os balrogs e Morgoth tinham fána. Apesar disso, obviamente não eram indestrutíveis, já que sabemos que alguns balrogs foram mortos por elfos e um pelo Gandalf, e Morgoth foi bem machucado por Fingolfin e pelo bico do rei das Águias.

    E a questão de Sauron ter voltado e os balrogs não, é simples: Sauron tinha mais poder que eles. Mesmo dentre os Maiar, existiam alguns mais fortes que os outros, e Sauron estava quase no topo dessa hierarquia de poder, muito acima de simples Balrogs 8)
     
  10. bechara

    bechara Usuário

    exato!! mas e GOthmog! ele era forte pra chuchu!
    pq nao voltou?
     
  11. Gildor

    Gildor Usuário

    Podia ter um corpo físico forte pra valer, mas só. Não tinha o mesmo poder que um Gandalf, ou algum dos grandes entre os Maiar.
     
  12. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Valeu pela correçaõ, Gildor. Eu achava que o fána era apenas uma fprma que os Ainur usavam para se tornarem visíveis aos Filhos de Eru, uma vez que eram essencialmente espíritos.

    Mas não concordo com a questão dos balrogs... Mesmo eu sabendo que eles são mais "fracos", são da mesma ordem que Sauron, com todos os seus "direitos" de Maia. Pelo menos na minha cabeça isso funciona assim, é achismo mesmo.
     
  13. Gildor

    Gildor Usuário

    São da mesma ordem, espíritos mais evoluídos e imortais iguais a Sauron e Gandalf. O problema é que moldar um novo fána consumia o poder natural desses seres, e esse poder era finito. Um balrog, sendo mais fraco, não teria condições de ter um corpo novo. E lembre-se que esse problema de esgotamento de poder afligiu inclusive os mais poderosos, como Sauron e o próprio Morgoth - que gastou seu poder manipulando a essência das criaturas de Arda.
     
  14. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Não se esqueção do anel de Sauron, já que grande parte de seu poder foi transferido para o anel da mesma forma que Morgoth fez com Arda. Também Sauron usou atos de necromancia para reconstituir parte de seu corpo. Eu acredito que GOthmog poderia voltar se recusasse ir para os salões de Mandos(o que ele não deve ter feito) da mesma forma que existem vários espíritos élficos que recusaram o chamado e podem ter conseguido roubar algum corpo de algum humano descuidado(li isso nos ensaios aqui na Valinor).
     
  15. Minas Ecthelion

    Minas Ecthelion Usuário

    Tem o seguinte tbm. Vcs tao confundindo Poder com Força. Os Balrogs tinham poder também, mas o q eles mais demosntraram foi Força, enquanto seres como Sauron Morgoth, etc mostraram mais seus poderes do que suas "força fisícas" (isso foi chute meu, nao sei se eh bem assim)
     

Compartilhar