Mesmo se alguém estiver morrendo bem na sua frente, é bom pensar duas vezes antes de ir descansar.
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Lembrando que o jogo já saiu.
Mas acho que a seção de games na Valinor morreu de vez, então
Imagine essa situação: Faerûn, ano 1492 CV. Você está andando na estrada com seus amigos quando de repente sente cheiro de fumaça. Na curva, você se depara com uma pousada envolta em chamas. Lá dentro, você pode ouvir várias vozes gritando por socorro. Você sabe que deveria correr e salvá-los, mas seu grupo está um pouco danificado por conta da última batalha com os goblins locais.
Então você se senta, monta acampamento e descansa um pouco para ter certeza de que está pronto para salvar a todos. Horas depois, com sua saúde recuperada, você se levanta, apenas para descobrir que a pousada foi reduzida a cinzas e todos morreram.
Pois é. O que você achou que ia acontecer?
Ultimamente, muitos jogadores ativos na comunidade de Baldur's Gate 3 estão debatendo
sobre a relação entre vários descansos longos,
eventos que acabam sendo perdidos e
falhas na progressão de missões. Várias pessoas relataram que se depararam com situações em que uma missão parecia progredir sozinha, personagens saindo do local onde deveriam estar sem aviso ou até a morte de alguém porque não foi possível ajudá-lo rápido o suficiente.
Várias teorias foram lançadas sobre por que isso está acontecendo, e uma sugestão predominante é que fazer muitos descansos longos pode adiantar o relógio e fazer com que certos eventos progridam.
Por exemplo,
um jogador relatou uma situação com uma missão inicial envolvendo um ritual druídico que eles queriam interromper. Eles alegaram que saíram para fazer outras coisas, mas quando voltaram, o ritual havia terminado e eles não tiveram a chance de pará-lo. Vários outros usuários responderam, sugerindo que o jogador pode ter feito muitos descansos longos.
Mas é realmente isso que está acontecendo? Devemos todos ter medo de longos descansos? Entramos em contato com o Larian Studios para ver se os descansos longos, de fato, avançam o relógio. Esta foi a resposta do estúdio:
"Não é sobre quantos descansos longos você faz, mas quando você escolhe fazer um descanso longo pode ter um efeito. Por exemplo, se você entrar em uma cidade e ver uma pousada pegando fogo e imediatamente decidir ir para a cama, isso pode ter consequências".
Mas essa resposta do estúdio deixa uma pergunta sem resposta: o que está acontecendo, então, com todas aquelas pessoas relatando missões avançando sem sua ajuda? A resposta varia de acordo com a situação, mas na maioria dos casos, parece que os jogadores estão completando outras missões em outros lugares que estão influenciando eventos em outras partes do mundo.
Por exemplo, a maioria dos jogadores encontra Lae'zel perto dos destroços do Nautilóide, mas meu grupo acidentalmente a perdeu. Quando voltamos para encontrá-la, ela havia mudado de local. Não temos certeza do que exatamente a levou a desaparecer, mas já havíamos completado dezenas de missões até então, então é extremamente provável que outra coisa que fizemos tenha causado o progresso de sua missão. Dada a situação em que ela estava, seria tolice esperar que ela ficasse por perto de qualquer maneira.
Além disso, vale ressaltar que a mudança do Ato 1 para o Ato 2 completará automaticamente a maioria dos eventos disponíveis no Ato 1 e tornará impossível retroceder e recuperar os tópicos perdidos. Portanto, se você seguiu o caminho normal no primeiro ato e se perguntou por que perdeu coisas em Emerald Grove, provavelmente esse é o motivo.
Aí está, então, a resposta: se você estiver em uma situação imediata e urgente em que alguém está prestes a ser assassinado ou perto de uma pousada pegando fogo, não acampe durante a noite em um local próximo; resolva o problema primeiro. Mas se você está lidando com um problema de longo prazo, como uma infestação de goblins na próxima cidade, parece que você pode descansar o quanto quiser e ainda ter goblins de sobra para matar.
*Matéria traduzida por Maria Eduarda Cury.