• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Babitt (Sinclair Lewis)

Meia Palavra

Usuário
Sou um leitor intrigado com o Prêmio Nobel. Confesso isso de cara para que os que ainda não perceberam me perdoarem essa idéia-fixa de saber mais e mais sobre os laureados, suas obras, os motivos que levaram sua premiação, seu estatuto de clássico, seu reconhecimento, seu valor histórico-literário, sua herança para a Literatura Universal etc. Isso realmente me intriga e encanta, e me faz querer cada vez mais saber sobre qualquer coisa que se refira a láurea do ilustríssimo senhor Alfred Nobel.

Bom, o livro em questão é Babbitt, um romance publicado em 1922, de autoria de Sinclair Lewis, laureado com o Nobel em 1930, que, segundo reza a lenda, teve fortes razões políticas, já que com a premiação, a Academia Sueca pretendia mostrar que não tinha ressalvas quanto à literatura americana, acolhendo-a ao cânone do velho mundo de bom grado.

Continue lendo...
 
[align=justify]Perdeu a primeira parte da resenha, você pode encontra-la aqui.

George Babbitt é uma emblemática figura, pois é a evidência de um modo de vida que dominou a opinião pública norte-americana dos anos 20 cujos ecos reverberam ainda hoje como verdadeiros pilares do capitalismo: os empresários e business men. A ação deles sobre a realidade é vista pela sociedade norte-americana como algo heróico, louvável, que deve ser divulgado e comemorado a todo o momento para espantar o “fantasma comunista” que passara a figurar na pauta de preocupações desse grupo desde 1917.[/align]

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo