• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Avião atravessa pista e se choca contra hangar

Ta meio tarde, mas vim deixar meus pêsames pro Shazam pelo pai dele. Se eu disser que sinto muito estarei sendo hipócrita, porque não tenho a menor idéia do que ele está sentindo, nunca passei por nada parecido. E me sinto um idiota por tentar deixar uma mensagem de apoio sem ter a menor idéia de como é pra ele =/ mas tento assim mesmo...
 
Estive fora da da net esses dias... também gostaria deixar meus pesames pro Shazam. Força viu menino.
 
Muito triste mesmo esse acidente, e o pior é que não tem palavra de consolo que vai mudar o que aconteceu. Infelizmente o homem ainda não controla tudo que faz e comete muitos erros, que acabam prejudicando pessoas inocentes. Por mais difícil que possa ser temos que crescer com cada erro, cada perda.

Shazam, espro que você supere esse momento difícil que a gente não tem idéia de como esta sendo pra você. Muita força e fé.
 
Interessante.

Crítica do Arnaldo Jabor em 27/MAR

 
Última edição por um moderador:
Eu só fiquei sabendo agora. Shazan, sei que as palavras não ajudam a mitigar a dor, eu nem te conheço pessoalmente, mas deixo-lhe as minhas condolências. Ninguém merece um fim assim, tão doloroso e abrupto, mas o seu pai o encarou de cabeça erguida e foi um herói. Desejo toda a sorte para você e para a sua família; agora é preciso reunir forças para seguir em frente, a vida segue, tem de seguir com ela também - é sem dúvida o que o seu pai, como qualquer outro que ama o filho, quereria.
 
Última edição:
Li a Veja desta semana e fiquei com nojo, é só o que posso dizer. Primeiro, porque na ânsia de publicar um "furo de reportagem" (lembremos que a Veja é uma revista semanal, e perdeu todos os furos possíveis já que a edição é fechada na sexta) publica um quadro noticiando que um dos comandantes fora demitido da Gol após três meses de trabalho. É o tipo de informação mesquinha e leviana (marcas registradas da revista, aparentemente), que podem levantar dúvidas sobre um profissional sem considerar a dor dos familiares que o perderam e - mais ainda - que possam atribuir a "culpa" pelo acidente unicamente para ele.

Sério, vi poucos meio de comunicação levando esse caso com a seriedade e principalmente sobriedade que deveria ser conduzido. Alguns jornais praticamente criaram um 'placar de contagem', anunciando cada aumento no número de vítimas. É nojento.

Estava na hora de começarem a abrir os olhos e ver que não são números, são pessoas, famílias, histórias. Não adianta criar uma notícia inteira prestando um tributo aos que pereceram e depois tratar o caso com tamanha levianidade.
É horrivel mesmo falar q foi culpa d piloto,mesmo q tenha sido erro dele mesmo mas não podemos julgalo ou falar alguma dele ou desmerecer um piloto q tem mais d 10 anos d aviação.
só espero q essa situcão se resolva e que se o acidente ocorreu por causa das ranhuras eles não escondão d nos para não prejudicar ninguem.
um:abraco:
 
bem.... aparentemente foi culpa do piloto sim (eu diria q foi culpa da boing) o erro em relaçao as manetes nao é tao incomum assim (ja foram registrados pelo menos 2 acidentes assim antes).nao li a veja entao nao sei oq ela falou.... mas vi algumas reportagens em relaçao a aquaplanagem versao q nossa sumidade aviadora do forum atesta ser a certa mas pelo visto nao faz muito sentido mesmo q as mediçoes da agua da pista estejam erradas por causa das marcas deixadas pelo aviao.... aelm do q a Boing ja veio tirando o dela da reta com relaçao as manetes..... mais ou menos como invocar a quinta emenda... ela falou q estava no manual q era pra fazer de outro jeito.


eu errei pelo visto... preferia achar q tinha sido um problema mecanico a achar q tinha sido do piloto ... falha minha.
 
além de tudo não sabe diferenciar Airbus e BoEing.
e nem sabe que a airbus é européia, não americana.

essa matéria foi totalmente baseada em um documento da airbus, que ratificava o que se encontrava em seus manuais.
continuo a dizer, foi aquaplanagem. se tivesse sido problema com o manete mantendo potencia, um motor que gera 27 mil libras de empuxo teria jogado o airbus direto no terminal, não só no final da pista.

Mas quem sou eu? um simples piloto, o que nada mais é que nitrato de pó de bosta para os especialistas que nunca botaram a mão num avião!
 
sorry nao sou bom com nomes nunca fui. mas sei la... se fosse aquaplanagen o aviao teria se movimentado de forma diferente alem disso teria marcas na pista q os peritos ja falaram q nao tem (ou nao teriam e os peritos falaram q tem sei la) alem do q nao faz muito sentido devido a pequena lamina de agua.... da pra vc admitir q pode ter errado ou esta dificil? poxa q coisa, é por isso q as pessoas nao te respeitam.... diz q PODE estar errado a sua teoria era boa... mas foi morrendo e eu nao estou dizendo q esta errado nao... mas é possivel q esteja ..... pensa cara....


alem disso entenda uma coisa cientistas nao tem q entrar numa cabine pra seber como as coisas sao... existe a matematica para nos dizer.... vc é um tecnico mas na realidade mau entende como as coisas funcionam, é muito mais complexo q tudo q vc ja viu. Vc acha q realmente sabe como funciona todo o seu aviao? vc é uma peça ainda muito importante para a aviaçao mas vc sabe tanto de como funciona o seu aviao quanto um pedreiro de como funciona seu martelo. e isso nao é ruim ... eu provavelmente nunca vou pilotar e mesmo q pilote nunca vou pilotar tao bem quanto vc.... mas eu se entrar para essa area irei saber mais de como ele funciona do q vc. e esses cientistas q vc menospresa fizeram isso... devotaram suas vidas para entender o funcionamento e crias as maquinas q vc pilota e mesmo assim nao vejo nenhum pingo de respeito da sua parte... qual é o problema?
 
sorry nao sou bom com nomes nunca fui. mas sei la... se fosse aquaplanagen o aviao teria se movimentado de forma diferente alem disso teria marcas na pista q os peritos ja falaram q nao tem (ou nao teriam e os peritos falaram q tem sei la) alem do q nao faz muito sentido devido a pequena lamina de agua.... da pra vc admitir q pode ter errado ou esta dificil? poxa q coisa, é por isso q as pessoas nao te respeitam.... diz q PODE estar errado a sua teoria era boa... mas foi morrendo e eu nao estou dizendo q esta errado nao... mas é possivel q esteja ..... pensa cara....
você sabe como é aquaplanagem em avião?
não deixa marcas na pista cara, porque NÃO TEM CONTATO COM ELA!!!
Daonde você tirou essa pequena lamina d'água? Os peritos da infraero fizeram uma inspeção visual numa pista de 1950m em 15 minutos, a noite em um local sem iluminação (pista de pouso). Você REALMENTE acredita na pequena lâmina d'água e que não existiu aviso da trip anterior que a pista se encontrava escorregadia (ou seja, as aeronaves aquaplanavam) e que foi ratificada pela autorização de pouso da torre?
Eu não quero seu respeito, e dane-se quem não me respeita mas se consideram peritos em aviões!
Minha teoria não morreu em nenhum momento, você que decretou a morte do vivo mais vivo de todos! Tanto é que é uma das linhas de investigação do CENIPA.

Porque todos os pilotos que pousam em congonhas brincam chamando congonhas de "holiday on Ice" quando chove, ou que a pista foi feita com sabão omo?
Ta bom, os pilotos estão errados e os especialistas-de-avião-a-jato-que-nunca-pilotaram-um-jato estão certos.

alem disso entenda uma coisa cientistas nao tem q entrar numa cabine pra seber como as coisas sao... existe a matematica para nos dizer.... vc é um tecnico mas na realidade mau entende como as coisas funcionam, é muito mais complexo q tudo q vc ja viu. Vc acha q realmente sabe como funciona todo o seu aviao? vc é uma peça ainda muito importante para a aviaçao mas vc sabe tanto de como funciona o seu aviao quanto um pedreiro de como funciona seu martelo. e isso nao é ruim ... eu provavelmente nunca vou pilotar e mesmo q pilote nunca vou pilotar tao bem quanto vc.... mas eu se entrar para essa area irei saber mais de como ele funciona do q vc. e esses cientistas q vc menospresa fizeram isso... devotaram suas vidas para entender o funcionamento e crias as maquinas q vc pilota e mesmo assim nao vejo nenhum pingo de respeito da sua parte... qual é o problema?
A claro, um cientista não tem que entrar numa cabine, mas os investigadores do Cenipa vão e fazem uma simulação num simulador homologado para treinamento, simplesmente para TENTAR recriar as causas. Vai ver eles não precisam.
é, e você é um "cientista", e entende como as coisas acontecem, até mesmo operar jato em pista escorregadia.

Você sabe das asneiras que você ta falando? Um piloto de linha aérea deve, obrigatóriamente, passar por um treinamento de 3 dias sobre os sistemas da aeronave que voa, e fazer 2 lições em simulador com falhas para ver se está apto a voar? e você quer me dizer que os caras não conheciam o avião?
você já viu o tamanho de um manual? você sabia que demora um ano até o piloto ter conhecimento satisfatório da operação de todos os sistemas? você sabia que demora anos (algo por volta de 3 anos) para se formar um piloto com conhecimento o suficiente para ser instrutor de comandande?
Você sabia que os cientistas criam um manual antes do primeiro vôo, e os pilotos de testes fazem ratificações no manual sobre o comportamento da aeronave antes mesmo dela ser entregue?

eu não menosprezo cientistas que estão hoje, ouvindo um CVR, tentando identificar quem falou quem, trocentas vezes. Eu menosprezo VOCÊ. Você não tem conhecimento da área muito menos experiencia alguma com coisa do tipo, e faz afirmações tão ou até mais levianas feitas pela Veja nessa semana. Dar pitaco sem saber o que está falando é fácil, mas dar parecer técnico é outra coisa, e você não está apto, muito menos tem o minimo de experiencia para fazer. Um cientista não deveria se portar de forma ética com relação ao trabalho dos demais, sem fazer suposições espalhafatosas sem retirar qualquer credibilidade, em qualquer ambito? Você não faz isso, e faz suposições bizarras e levianas, por isso eu menosprezo VOCÊ.
 
Eu acabei de ler a reportagem da Veja. Lá é apontado como um elemento do acidente o erro do piloto, mas eles enfatizam que não é nada definitivo e que todos os dados ainda serão analisados, para chegar-se então, finalmente, ao fato que levou ao acidente em Congonhas. Por enquanto estão especulando ainda. O problema é que Veja coloca em manchete e as pessoas já saem por aí falando como se fosse fato.

A única coisa que é fato (e foi no que a Veja mais se baseou na reportagem, diga-se de passagem), é que o acidente teria sido muito diferente se a pista fosse maior e tivesse uma área de escape. Mas até aí, acho que não temos nenhuma novidade.
 
você sabe como é aquaplanagem em avião?
não deixa marcas na pista cara, porque NÃO TEM CONTATO COM ELA!!!

veja disse:
Na quinta-feira, o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) do Ministério da Defesa, disse que a aterrissagem com o reverso travado pode ter "influenciado psicologicamente" os pilotos. Disse ainda ser improvável que a ausência de ranhuras para escoamento de água em Congonhas, o grooving, tenha tido alguma relação com o acidente (chovia em São Paulo na noite do dia 17). A conclusão é que não houve aquaplanagem no dia da tragédia. Ela apóia-se em três evidências. A primeira delas é a ausência de marcas específicas na pista do aeroporto. Essas marcas são formadas quando a água sob os pneus de uma aeronave que está derrapando esquenta até o ponto de fervura. Elas são claras, muito diferentes das marcas negras causadas por frenagens normais. Na pista de Congonhas, tais marcas não foram encontradas.

Daonde você tirou essa pequena lamina d'água? Os peritos da infraero fizeram uma inspeção visual numa pista de 1950m em 15 minutos, a noite em um local sem iluminação (pista de pouso).
bem eu vi nego falr no roda viva q a lamina de agua era pequena pq eles eram peritos ... alem disso estava chovando muito menos do q antes dai q a lamina de agua era menor.


Você REALMENTE acredita na pequena lâmina d'água e que não existiu aviso da trip anterior que a pista se encontrava escorregadia (ou seja, as aeronaves aquaplanavam) e que foi ratificada pela autorização de pouso da torre?
escorregadia diferente de aquaplanagem, bem pelo menos em fisica nao sei como vcs pilotos dizem... mas realmente creio q se tivesse tido tanto indice de aquaplanagem quanto de pilotos q dizem q a pista esta escorregadia nos teriamos muito mais acidentes.


Eu não quero seu respeito, e dane-se quem não me respeita mas se consideram peritos em aviões!
quer dizer q pq vc é piloto vc sim é perito em avioes? bem eu nao dirijo nem carro mas fiz alguns cursos de mecanica... querm dizer q todo mundo q dirige é peroto em relaçao a mim?


Minha teoria não morreu em nenhum momento, você que decretou a morte do vivo mais vivo de todos! Tanto é que é uma das linhas de investigação do CENIPA.
vide quote folha.

Porque todos os pilotos que pousam em congonhas brincam chamando congonhas de "holiday on Ice" quando chove, ou que a pista foi feita com sabão omo?
Ta bom, os pilotos estão errados e os especialistas-de-avião-a-jato-que-nunca-pilotaram-um-jato estão certos.
bem desculpe... eu sou um estudioso... nao sou um piloto... mas eu confio sempre nos especialistas... nao duvido q a pista seja escorregadia nem nada... mas ate q os especialistas me digam q o mi de la esta errado vou confiar neles.

A claro, um cientista não tem que entrar numa cabine, mas os investigadores do Cenipa vão e fazem uma simulação num simulador homologado para treinamento, simplesmente para TENTAR recriar as causas. Vai ver eles não precisam.
vao fazer mesmo? bem e como se homologa para treinamento? e como eles vao escolher oq eles vao usar para serem as causas? vc acha q eles vao ficar em teste/erro ate cançar? ou eles vao chegar la com uma base matematica solida e vao testar as possibilidades mais provaveis ate uma ser a correta?


é, e você é um "cientista", e entende como as coisas acontecem, até mesmo operar jato em pista escorregadia.
na teoria entendo sim nao estou dizendo q vou saber fazer mas a fisica permeia tudo, quer vc acredite nisso ou nao....


Você sabe das asneiras que você ta falando? Um piloto de linha aérea deve, obrigatóriamente, passar por um treinamento de 3 dias sobre os sistemas da aeronave que voa, e fazer 2 lições em simulador com falhas para ver se está apto a voar? e você quer me dizer que os caras não conheciam o avião?
você já viu o tamanho de um manual? você sabia que demora um ano até o piloto ter conhecimento satisfatório da operação de todos os sistemas? você sabia que demora anos (algo por volta de 3 anos) para se formar um piloto com conhecimento o suficiente para ser instrutor de comandande?
Você sabia que os cientistas criam um manual antes do primeiro vôo, e os pilotos de testes fazem ratificações no manual sobre o comportamento da aeronave antes mesmo dela ser entregue?

3 dias, 2 dias, 3 anos para ser professor..... um cientista demora por volta de 8 anos para ser professor univercitario, 10 anos para ter um doutorado. olha bem oq vc esta falando.... é serio numa boa...
o cara passou um ano com o manual debaixo do braço estudando q nem um capeta... fez um pouso com defeito perfeito antes.. pq ele erraria dessa vez? sei la.. pq talvez ele como vc se achem q sao sobre humanos e tenha relaxado. Mas eu acho mesmo q ele esqueceu... q depois de 14000 horas de voo fazendo uma coisa vc nao esta mais acostumado a fazer algo um pouco diferente ele so errou... uma fatalidade.... nada de mais ....

as ratificaçoes... bem creio q eles conversam com os cientistas antes e discutem essas coisas....


eu não menosprezo cientistas que estão hoje, ouvindo um CVR, tentando identificar quem falou quem, trocentas vezes. Eu menosprezo VOCÊ. Você não tem conhecimento da área muito menos experiencia alguma com coisa do tipo, e faz afirmações tão ou até mais levianas feitas pela Veja nessa semana. Dar pitaco sem saber o que está falando é fácil, mas dar parecer técnico é outra coisa, e você não está apto, muito menos tem o minimo de experiencia para fazer. Um cientista não deveria se portar de forma ética com relação ao trabalho dos demais, sem fazer suposições espalhafatosas sem retirar qualquer credibilidade, em qualquer ambito? Você não faz isso, e faz suposições bizarras e levianas, por isso eu menosprezo VOCÊ.

vamos voltar do inicio.... vc disse no outro topico se eu nao em engano "esses cientistas q nunca pilotaram na vida" em tom de escarnio.



minhas afirmaçoes sao levianas... algum vez eu disse q seria IMPOSSIVEL ser aquaplaning? eu disse q seria dificil mas nao impossivel... e q ACHAVA q nao era e q segundo a logica se nao era aquaplaning sera um problema do aviao pois eu tinha descartado de inicio a HIPOTESE de ser uma erro humano... pq? pq o cara tinha horas de voo demais e alem disso pq eu nao queria piorar a situaçao.... as coisas vieram e mostraram q eu provavelmente estou errado, eu mesmo disse isso sem nenhuma vergonha. Eu estudei mais fisica do q vc vai estudar em toda a sua vida... e desculpe... mas o universo eh feito assim ... cada pouso e decolagem nao passa de fisica... nada mais q isso... eu uso a fisica e a logica para supor as causas provaveis dos acontecimentos, nao, eu nao vou estar certo 100% mas eu realmente tento realmente me esmero para estar certo 70%.


outra coisa q eu ainda nao tinha dito e preferi ficar quieto é q se fosse aquaplaning a movimentaçao deveria ser diferente... pq eu digo isso? pq CREIO q se ele tivesse aquaplanado seu mi seria muito baixo e ele teria se movimentado reto em relaçao a pista mas seu eixo teria se deslocado. sabe quando vc esta andando de patins e cai q vc continua andando pra frente mas vc vai girando ? mais ou menos isso... e nao foi isso q aconteceu.... ele andou pra frente mas teve um movimento q mudou seu curso, isso nos da a entender q havia alguma forma de frenagem para modificar a força.

nao sei se vc entende... ja falei vc é um pedreiro q sabe muito bem como usar um martelo mas jamais vai saber como fazer o martelo ou se quer como funciona o martelo.... mas o martelo é fisica... eu nunca vou ter a força do pedreiro nem o jeito do pedreiro... mas eu sei como funciona ele nao.


eu acho q vc esta procurando um escape... é muito mais facil dizer q a culpa eh do governo do q pensar q a culpa é de um companheiro... e mau ou bem eu tb preferi achar q a culpa era da empresa é mais facil culpar uma corporaçao um governo q uma UNICA pessoa... q alem de tudo morreu junto...



sabe pq vc me detesta tanto? pq eu nao me impressiono com o fato de vc ser piloto. vc nao gosta de mim pq vc fala besteira e eu digo q fala. Vc nao gosta de mim pq ja discutiu comigo e eu fui (como sempre sou( arrogante e cinico com vc, vc nao gosta de mim pq nao tenho medo do seu poder como moderador.

para finalizar e espero q isso termine com qualquer problema futuro

A conclusão é que não houve aquaplanagem no dia da tragédia

essas sao as palavras do brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)

creio q ele pilota a mais tempo q vc ... nao é?
 
O problema é que Veja coloca em manchete e as pessoas já saem por aí falando como se fosse fato.

Eu acho que essa reportagem da Veja foi um dos piores exemplos de irresponsabilidade da imprensa. Foi precipitada e inconsequente e leviana.
Estou revoltado!
 
Shazan lamento por sua perda.. e lamento ter trans formado ess etopico numa batalha.... espero q pare por aki ...

eu nao sei como vc esta se sentindo... e creio q nao é nem um pouco melhor sachar um culpado, afinal todos morreram e foi uma fatalidade.

rogo para q isso nao se repita novamente.

minhas mais sinceras condolencias.

Thiago Fernandes P. L.
 
Logan, nada contra cientistas nem pesquisas físicas, mesmo pq estando no ramo da engenharia eu amo física. Mas acho que dessa vez vc pisou no tomate. Não por acreditar que não foi aquaplanagem mas por todo o resto... e a propósito, sim, escorregadia significa que pode dar aquaplanagem.

o grande mérito dos cientistas sempre foi descobrir novas leis e novas tecnologias, mas na área operacional (que é esse caso) vale mais quem tem mais experiência. Então o melhor mesmo é um cientista-piloto, mas não podendo ser as duas coisas ao mesmo tempo, melhor um piloto mesmo.

E não é necessário exame médico nem psicológico periódico pra ser cientista...

eu vim aqui falar outra coisa, mas já esqueci...
 
lol...


posso ter me perdido Vela.... mas fiquei muito chateado quando vi o cara dizendo q ninguem sabe de nada pq nao é piloto.... sacou?

ele esta ERRADO o brigadeiro falou isso e ele nao admite... q coisa.

e nao cara pista lisa NAO é aquaplanagem nao pode ser se nao com as reclamaçoes de todo mundo deveriam ter N marcas de aquaplanagem na pista coisa q nao existia nao concorda?

vela ele esta esta defendendo a categoria dele e eu a minha. Quando ele disse no outro topico "q se dane o cientista da USP pq ele nao é piloto e nao entende nada disso" o cara é perito droga...

alem disso ele vem se achando o maximo pq é aviador.... e dai? numa boa eu nao sei dirigir mas sei mais sobre carros e mecanica do q pelo menos 70% das pessoas q dirigem.

por fim Vela.. pista escorregadia naopode significar aquaplanagem pq quando vc entra no estagio de aquaplanagem vc perde o controle TOTALMENTE afinal nao existe mais atrito para vc fazer mudanças de direçao, ja quando a pista esta escorregadia existe apenas uma REDUÇAO do mi.
 
pista lisa é uma coisa, pista escorregadia é outra.

pista lisa pode se referir ao u (quando estamos num teclado que não possui letras gregas, o "u" é usado por padrão internacional no lugar do "mi"), aliás, possui um coeficiente de atrito dinâmico menor, é óbvio. mas "pista escorregadia" não é um termo da física, é um termo da prática, dia-a-dia, etc. E na prática, rompeu o atrito estático, se fodeu.

ah, lembrei o que eu vim dizer!

"É muito fácil pôr a culpa em quem tá morto."

fizeram isso no caso dos Mamonas Assassinas, em que a culpa era claramente do controlador de vôo, mas o piloto tava morto então era mais fácil... vão fazer denovo nesse caso.

Esse acidente não devia ter causado tanta polêmica. A tristeza é justa, mas discussão de quem é a culpa, não. Estão prolongando o "mistério do culpado" pra fazer cortina de fumaça. O que eles querem esconder eu não sei, talvez seja muito dinheiro em jogo, talvez seja algo mais, sei lá. Mas que as análises podiam ter sido mais bem feitas e não foram, é um sinal no mínimo estranho prum evento desse tamanho.

O que o dinheiro não faz :(
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo