• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 Acidente nas obras do estádio do Corinthians deixa mortos

Neithan

Ele não sabe brincar. Ele é joselito
Acidente nas obras do estádio do Corinthians deixa mortos
Estrutura caiu sobre arquibancadas na tarde desta quarta-feira (27).
Helicópteros da PM foram encaminhados para socorrer feridos..


Do G1 São Paulo

Um acidente nas obras do estádio do Corinthians, ocorrido na tarde desta quarta-feira (27), deixou três pessoas mortas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Uma estrutura, que seria um guindaste e estava do lado de fora do estádio, tombou e atingiu parte da estrutura das arquibancadas. Em nota, o Corinthians lamentou o acidente no estádio que vai abrir a Copa do Mundo 2014.

saiba mais
O acidente mobilizou equipes dos bombeiros, do Samu e da Polícia Militar (PM). Às 13h45, o PM tenente Gonzaga, que estava na obra, informava que, além dos mortos, havia uma pessoa presa nas ferragens e um helicóptero da corporação aguarda a remoção para fazer o resgate.

mapaitaquerao.jpg

Um caminhão que estava nesta área externa foi atingido e um operário, que ficou preso dentro da cabine, morreu, de acordo com os bombeiros.

A PM chegou a informar, por volta das 13h20, que socorreu duas pessoas feridas com ajuda do helicóptero Águia da PM. Segundo coronel Maria Yamamoto, chefe da comunicação da PM, os dois funcionários se feriram após duas gruas da obra se desprenderem e os atingirem.

O acidente
Os bombeiros afirmaram ter sido chamados para atender ocorrência na Avenida Miguel Ignácio Curi, 900, Itaquera, São Paulo, às 12h54. No horário, operários faziam a colocação de estruturas em um arco na fachado do estádio.


2982069.jpg

Os operários foram dispensados e deixavam o estádio por volta das 13h45. Adilan Freitas, de 30 anos, que trabalha na obra, relatou que o acidente aconteceu quando um guindaste subia a última peça da cobertura. “Ouvi só o barulho de trincar o painel”, relatou. Ele contou que estava distante, mas que mesmo assim foi possível ouvir o barulho.

A assessoria de imprensa do Corinthians confirma a ocorrência do acidente que deixou funcionários que trabalhavam no Itaquerão feridos, mas não soube informar detalhes. "A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista vem público lamentar profundamente o acidente ocorrido há pouco na Arena Corinthians. Não existem outra informações no momento", informou em nota.

Policiais civis do 65º DP, Artur Alvim, foram ao local do acidente pelo fato dele ter ocorrido na área de atuação da delegacia.

Terceiro acidente fatal em estádios da Copa
Este foi o terceiro acidente com mortes em estádios que estão sendo construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. O primeiro foi no Estádio Nacional de Brasília, em junho de 2012, com a morte de um operário de 21 anos que caiu de 30 metros de altura. A segunda foi na Arena da Amazônia, em Manaus, em março deste ano, quando morreu outro trabalhador que caiu de uma altura de cinco metros.
 
A última peça da cobertura que estava sendo instalada no Itaquerão desabou de um guindaste por volta do meio-dia desta quarta-feira, destruiu parte da arquibancada do futuro estádio do Corinthians e deixou mortos.

A Odebrecht, construtora responsável pela obra, confirma a morte de ao menos dois operários. O Corpo de Bombeiros fala em três vítimas.

Em entrevista para a TV Record, Mauro Lopes, major da Polícia Militar, disse que o acidente causou a morte de três pessoas.

A secretaria de Saúde da capital confirma dois mortos. Segundo a pasta, um operário continua preso às ferragens e é o único ferido ainda no local.

Sete ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local. O operário ferido, assim que for resgatado das ferragens, será levado para um hospital da região.

Fotos e fonte.

________________

Agora que o estádio vai demorar mais ainda para sair! Complicadíssimo isso! Ainda mais quando estão fazendo com pressa por conta do prazo.
 
Nesse primeiro momento, o numero de mortos esta trocando toda hora. Informações muito desencontradas estão saindo na mídia.
 
Infelizmente acidentes podem acontecer, mas o problema é quando acontece numa obra com uma pressão enorme com prazo de entrega e tendo que ser entregue com 3 turnos de trabalho a todo custo.

Vão tirar a abertura de lá, e mandar em barueri.

Se aquele francês capacho do Blatter tivesse culhões teria feito isso bem antes, já que havia imposto uma data-limite pra que tudo fosse entregue obrigatoriamente até 5 de Janeiro (que já é uma data que tinha sido adiada) e com esse acidente já sabemos que esse prazo vai ser estourado não só pra esse estádio como os outros atrasados e o tamanho da conta do orçamento só aumentando ainda mais.

Alías, essa matéria abaixo esclarece muito bem a situação.

Acidente no Itaquerão impõe novo revés às obras para Copa
 
Pelo que entendi parece que foi erro de cálculo:

O engenheiro de segurança comunicou o engenheiro de produção, que falou: 'Isso não é questão de segurança do trabalho, é de engenharia civil, faço obra há 30 anos, sei que segura'. Mas não segurou", afirmou Ramalho.


Técnico alertou sobre risco antes de acidente, diz sindicato
Odebrecht e Corinthians dizem que não houve qualquer tipo de aviso
http://veja.abril.com.br/noticia/es...o-alertou-sobre-risco-antes-de-acidente-fatal

Essa notícia me lembrou de um negócio engraçado que ocorreu quando cheguei no aeroporto do Brasil com um colega de viagem e uma das meninas do grupo de turismo perguntou "A viagem foi tranqüila?"

Aí o meu colega "Foi tranqüilo".

E eu respondi "Não, não foi tranqüilo porque o o piloto (um britânico da BA) pediu para os passageiros se preparassem para uma dura turbulência no caminho."

E meu colega "Foi tranqüilo, eu nem senti nada."

E eu continuei "Não, não foi tranqüilo e digo mais porque depois do aviso a chefe das aeromoças pediu para interromper o serviço de bordo e apertar o cinto porque os líquidos não estavam parando dentro dos copos e as coisas estavam caindo dos carrinhos, tudo estava tremendo e os objetos perdendo controle, então elas resolveram guardar tudo e procurar se preparar."

E meu colega "Pô, não vi nada, eu estava dormindo..."

Dormindo não, devia estar anestesiado de tanto esforço, morto até. Aliás, ele pode ter dito pra posar de forte durante o vôo para as meninas e só admitiu depois das evidências (Tipo, estou sempre sossegado e nunca tenho problemas). Pra se notar o alerta tem que ter um impacto intenso, esquizofrênico e histérico, tipo um incêndio com explosão de grandes proporções, Michael Bay style, tipo perder uma perna ou ser vaporizado...

Sabe aquela engenharia de segurança ali da base que sustenta tudo... Não dá nada não. ;_; (segurança do trabalho no país sendo jogada para escanteio é rotina)

Claro que se deve relevar o gargalo da construção civil em que os operários são teimosos e difíceis de se lidar (baixo nível de instrução e educação), mas acho que nesse caso o acidente foi dividido com a chefia por falta de sintonia fina de todo mundo com o programa apertado e tudo mais (a correria da falta de tempo pode fazer vítimas)...

É possível perceber quando engenheiros viram noites esgotados pelo esforço a ponto de ficar anestesiados ou zumbis igual o meu colega no avião que só iria perceber o lance quando acordasse no além. Debaixo de um cronograma e sob cortes no orçamento aumenta em muito a chance de acidentes de trabalho(tipo não contratar mais gente a empresa passa a ser administrada por contadores) e por sinal, o engenheiro deve estar fazendo um relatório de acidente no momento, só espero que todos os engenheiros daquele dia\local façam relatórios para se ter o panorama completa do ocorrido.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo