+ANGELLORE+
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Um triste retrato de Brasil.Eu lembro de quando o Governador Mario Covas, aqui em São Paulo, aprovou aquela lei absurda que a reprovação só se dava quando ultrapassasse a freqüência de 75%( em caso de insuficiência de notas, seria recuperação, recuperação (e depois DP!Isso já no governo atual), pensaram que o problema estaria sanado.Mas, a causa é muito mais profunda.
Leiam esta matéria da Folha de São Paulo:
Aumenta número de reprovados na educação básica
"A tendência de queda no aproveitamento dos estudantes da educação básica foi mantida em 2002. Naquele ano, 4,1 milhões de alunos do ensino fundamental (1ª a 8ª série) foram reprovados. Em 2001 foram 3,9 milhões, contra 3,8 milhões em 2000.
Ao mesmo tempo, o número de matriculados no ensino fundamental caiu nos últimos anos: 35,1 milhões em 2002; 35,3 milhões em 2001; e 35,7 milhões em 2000.
Os dados sobre o desempenho dos estudantes, divulgados nesta quarta-feira (2), fazem parte da Sinopse da Educação Básica de 2003, realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), do Ministério da Educação.
De acordo com o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, os números mostram que, apesar da ampliação do acesso ao ensino fundamental e médio nos últimos anos, é necessária a implantação de políticas de melhoria da qualidade da educação. "Precisamos de uma escola que garanta a permanência e o sucesso escolar do estudante."
Segundo a sinopse, 92% dos reprovados no ensino fundamental estavam no período diurno e 8%, no noturno.
As regiões com maior número de reprovados são a Nordeste, com 1,8 milhão de alunos (45% do total), e a Sudeste, com 938 mil (23%). Mas a diferença na distribuição das matrículas mostra a desigualdade no país: no Nordeste estão 35% dos alunos e no Sudeste, 36%.
A sinopse mostra também que caiu o número de abandonos: de 2,9 milhões em 2001 para 2,8 milhões em 2002; já o de concluintes subiu de 2,7 para 2,8 milhões no mesmo período.
Ensino médio
O panorama do ensino fundamental se repete no médio: houve aumento das reprovações (de 649 mil para 747 mil entre 2001 e 2002) e de abandonos (de 1,073 milhão para 1,135 milhão).
Leiam esta matéria da Folha de São Paulo:
Aumenta número de reprovados na educação básica
"A tendência de queda no aproveitamento dos estudantes da educação básica foi mantida em 2002. Naquele ano, 4,1 milhões de alunos do ensino fundamental (1ª a 8ª série) foram reprovados. Em 2001 foram 3,9 milhões, contra 3,8 milhões em 2000.
Ao mesmo tempo, o número de matriculados no ensino fundamental caiu nos últimos anos: 35,1 milhões em 2002; 35,3 milhões em 2001; e 35,7 milhões em 2000.
Os dados sobre o desempenho dos estudantes, divulgados nesta quarta-feira (2), fazem parte da Sinopse da Educação Básica de 2003, realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), do Ministério da Educação.
De acordo com o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, os números mostram que, apesar da ampliação do acesso ao ensino fundamental e médio nos últimos anos, é necessária a implantação de políticas de melhoria da qualidade da educação. "Precisamos de uma escola que garanta a permanência e o sucesso escolar do estudante."
Segundo a sinopse, 92% dos reprovados no ensino fundamental estavam no período diurno e 8%, no noturno.
As regiões com maior número de reprovados são a Nordeste, com 1,8 milhão de alunos (45% do total), e a Sudeste, com 938 mil (23%). Mas a diferença na distribuição das matrículas mostra a desigualdade no país: no Nordeste estão 35% dos alunos e no Sudeste, 36%.
A sinopse mostra também que caiu o número de abandonos: de 2,9 milhões em 2001 para 2,8 milhões em 2002; já o de concluintes subiu de 2,7 para 2,8 milhões no mesmo período.
Ensino médio
O panorama do ensino fundamental se repete no médio: houve aumento das reprovações (de 649 mil para 747 mil entre 2001 e 2002) e de abandonos (de 1,073 milhão para 1,135 milhão).