• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Astrofotografia

Status
Fechado para novas mensagens.

Mentor

Usuário
Usuário Premium
O que é?
Basicamente consiste em fotografar o céu, geralmente durante a noite.

Além disso podemos estudar, ou pelo menos aprender a entender o uso de cartas astronômicas para localizar as estrelas, planetas, aglomerados, nebulosas, galáxias, etc. mais importantes, ou famosas.

Também acabamos aprendendo um pouco sobre a sensibilidade dos filmes fotográficos, bem como quais laboratórios conseguem processar corretamente esses filmes.




Equipamento?

O equipamento básico para a Astrofotografia consiste em:

*Câmera fotográfica Mecânica que tenha obturador com a posição "BULB", ou pelo menos tempos de exposição longos, no mínimo 20 ou 30 segundos: Como a luz das estrelas é muito fraca, mesmo os filmes mais sensíveis precisam de algum tempo para captar os pontos mais fracos. Para começar, uma objetiva de 50mm tá loco de bom, nem sempre é necessário usar zoom, a não ser que você queira pegar mais detalhes de algum objeto.

*Tripé Firme: A câmera tem que ficar parada durante a exposição. Os momentos mais críticos são no disparo e no fechamento do obturador, quando geralmente a câmera pode tremer.

*Cabo disparador: As câmeras mecânicas normalmente aceitam o uso de um cabo para controlar o obturador. Esse cabo geralmente tem de 40 a 80cm e permite travar o obturador pelo tempo que for necessário, sem precisar se aproximar muito da câmera.

*Filme: O bom e velho ASA 400 é suficiente para iniciar. A Kodak lançou há uns 2 ou 3 anos o Kodak ZOOM Asa 800, ele é bem mais sensível, só que geralmente é meio difícil de achar. Eu usei uma vez o ASA 1600 Profissional da Kodak, só que se estiver frio o filha da mãe não funciona bem... O Asa 400 é a melhor pedida mesmo.

*Bloco de anotações e uma lanterna pequena recoberta de papel celofane vermelho: Serve para anotar a seqüência de fotos, dados de posição e tempo de exposição. A luz vermelha evita que você desacostume com a escuridão.


*Local com pouca luminosidade de cidades: Talvez o item mais difícil. Aquelas luzes amareladas (vapor de sódio?) usadas na iluminação pública são ótimas para atrapalhar as fotos... E não esqueçam, tem que ser um lugar seguro, pois você tem que ficar no escuro total, durante talvez horas, para tirar essas fotos!


Adicionalmente você pode procurar na internet mapas do céu para ver o nome das estrelas mais brilhantes, e use essas como alvo para as primeiras fotos.




Dica: Tire a primeira foto do filme de algum objeto bem luminoso, ou num ambiente claro. Isso evita que o laboratório se perca na hora de separar os negativos... As vezes é uma boa pedida tirar uma foto "clara" a cada 10 ou 15 fotos... Nunca se sabe o que o operador do laboratório vai pensar daquele monte de pontinhos no negativo... Além de que ele não vai tentar compensar a luminosidade das fotos.

Outra Dica: Ao entregar o filme para revelar, repita várias vezes que você quer que TODAS as fotos sejam reveladas, não importa quão estranhas elas possam parecer...


Como fazer?

Bom, o procedimento é o seguinte:

*Após achar o local, monte o tripé e a câmera numa posição confortável, aonde se possível você possa mirar sentado no chão ou em algum banquinho;

*Mire em alguma estrela, ou planeta que você ache interessante. As Três Marias ou o Cruzeiro do Sul são bons exemplos;

*Assegure-se que o tripé está firme e o objeto no centro do campo de visão da câmera;

*Regule a abertura do diafragma para o máximo;

*Dispare e trave a câmera. Use o cabo disparador!!!

*Aguarde alguns segundos. 20 segundos já está bom para começar. Nas fotos seguintes varie o tempo de exposição, usando o mesmo objeto mirado. Anote esses detalhes, para saber qual funciona melhor com o conjunto tempo de exposição/filme/objetiva.


É isso. Com sorte você pode acabar fotografando alguma estrela cadente, satélite, avião, OVNI :)...


Como fica?


Agora deixa eu mostrar algumas fotos que eu tirei, mais ou menos no período de 1999 a 2001: (clique nelas para ver em maior resolução)

* Essa é a constelação de Órion. As 3 estrelas em linha, quase no centro da foto são as Três Marias e abaixo delas a nebulosa de Órion:




* Órion novamente, só que com um tempo de exposição maior, as cores estão melhores nessa. A estrela grande e avermelhada chama-se Betelgeuse. Também dá pra perceber uma tremida ao iniciar a exposição.




* Já não tenho certeza se é Sagitário, Gêmeos, ou uma tentativa frustada de mirar na Cygnus-X1... A grande mancha clara é a tal Via Lactea... Se eu não me engano, pra esse lado é o centro da galáxia... Algum astrônomo se habilita a explicar?




* Nessa foto dá pra identificar facilmente o Cruzeiro do Sul e Alfa e Beta Centauro... Alguém se habilita? A claridade na parte inferior esquerda é devido as luzes de Curitiba...






Se você mirar o Zenite, fazendo uma exposição longa, as estrelas vão fazer um risco reto, porém algumas fotos interessantes são feitas mirando o Norte ou o Sul do céu: as estrelas fazem riscos curvos, ao redor de um ponto fixo... Algum astrônomo de plantão pode me dizer o nome desse ponto? Eu vou procurar se tenho alguma foto assim, e depois posto aqui.
 
Tão ótimoas essas fotos (e as dicas tb)! Mas eu fiquei meio em dúvida qnto a segunda... as estrelas estão "riscadas" pq o tempo d abertura registrou o movimento delas ou isso q foi a tremida?

Ah, e só um detalhezinho... a Via Láctea está pra todos os lados, já q estamos dentro dela. Pra lá q fica a maior parte dela!
 
Grande Mentor, nao sabia q vc tinha este hobbie.
Eu tb tenho. Eh lindo de mais. Ultimamente pela faculdade estou meio sem tempo de passar noites no meu sitio para a realizacao de fotos, mas ainda vou tirar o atraso.
Otimas fotos. Vc aprendeu c/ quem? Ou pesquisou sozinho?
[[[[[]]]]]'s
 
Malva Cachopardo disse:
Tão ótimoas essas fotos (e as dicas tb)! Mas eu fiquei meio em dúvida qnto a segunda... as estrelas estão "riscadas" pq o tempo d abertura registrou o movimento delas ou isso q foi a tremida?

Faltou explicar isso melhor mesmo... É o seguinte: nessas exposições longas, a câmera e as estrelas ficam "paradas", mas a Terra continua girando... Por isso elas vão riscando o filme dessa maneira. :wink:


Malva Cachopardo disse:

Ah, e só um detalhezinho... a Via Láctea está pra todos os lados, já q estamos dentro dela. Pra lá q fica a maior parte dela!

Exato, para aquele lado é mais fácil para os nossos olhos identificar o grande aglomerado de estrelas....

Luck® disse:
Eu tb tenho. Eh lindo de mais. Ultimamente pela faculdade estou meio sem tempo de passar noites no meu sitio para a realizacao de fotos, mas ainda vou tirar o atraso.

Eu mesmo não tiro fotos há mais ou menos 1 ano e meio, pois agora tem um loteamento atrás do meu terreno e as luzes da rua atrapalham muito :( O que eu tenho feito quando o céu está limpo é só ficar observando o céu, com um binóculos, o que também é muito legal, apesar de cansar mais...


Luck® disse:
Otimas fotos. Vc aprendeu c/ quem? Ou pesquisou sozinho?

Eu comecei com umas apostilas do Fernando Vieira, ele é do Planetário do Rio de Janeiro, muito gente boa, por sinal. Vou dar uma olhada nas apostilas e posto mais informações, ou o email dele pra quem quiser.
 
Eu comecei com umas apostilas do Fernando Vieira, ele é do Planetário do Rio de Janeiro, muito gente boa, por sinal. Vou dar uma olhada nas apostilas e posto mais informações, ou o email dele pra quem quiser.

Grande Fernando, muito gente boa.
Vc nao faz parte do grupo do planetario de astrofotografia?
Eu conheci o Fernando muito antes de entrar pra faculdade, eu sempre ia la fazer cursos (fiz tds o possiveis), conheci o Cherman tb, o Bea e etc. Gentes bonissimas.
Nao sei se vc conhece, mas sou amiguissimo do Jose Carlos Diniz, um dos melhores astrofotografos q tem (pagina dele: www.geocities.com/dinizfam ).
Eu dei uma palestra sobre astrofotografia para o pessoal da minha turma ano passado, esta em Powerpoint, cs vcs quiserem eu disponibilizo, mas so se prometerem nao sair por ai distribuindo, principalmente as fotos.
Bom .. eh isso.. [[[[]]]]]'s
 
Eu só conheço o Fernando, e mesmo assim só por email...

Quanto a página do José Carlos Diniz, eu ainda não conhecia, mas caramba 8O ! O cara é bom mesmo!!! Quando eu crescer vou tirar uma fotos como as dele... :mrgreen:


O que eu gostaria de ter hoje era um sistema pra compensar a rotação da Terra... Eu ouvi falar de alguns que funcionam com telescópios da Meade, mas eu tenho um velho telescópio Tasco, com o tripé meio bambo...

Minhas últimas aventuras com a Astrofotografia foram com esse telescópio acoplado a uma câmera antiga, pra tentar fotografar a Lua, Saturno e Júpiter, mas não deu muito certo...

Ah, inclusive esse telescópio eu comprei de um aluno do Fernando! Êta mundinho pequeno! :lol:
 
O que eu gostaria de ter hoje era um sistema pra compensar a rotação da Terra... Eu ouvi falar de alguns que funcionam com telescópios da Meade, mas eu tenho um velho telescópio Tasco, com o tripé meio bambo...

Putz, entao estou lhe enviando umasdas melhores paginas para isso... :mrgreen:
Vai na secao Plataforma Equatorial e Engenhocas q vc tera como fazer fotos ainda melhores. Qualquer duvida qnt a construcao da plataforma ou qualquer coisa eh so falar comigo :wink: .
Alias, vc pode me ver la nesta pagina.. eehhe la em Pessoas e Lugares, tem: Lucas e Diniz... ou algo parecido.. e estou em algumas..... :D .
Bom saber q tem um numero bom de pessoas interessadas neste assunto.
Eu faco parte de uma lista de e-mails so pra Atrofotografia, quam quiser entrar eh: http://br.groups.yahoo.com/group/ASTROFOTOGRAFIA_BR/.
Eh muito bom pra trocar ideias com ste assunto.
bom.... grandes [[[]]]]'s
 
Legal. As fotos são muito bonitas.
Eu queria saber se essa câmera mecânica é especial pra isso mesmo e quanto custa.
 
Sapiens disse:
Eu queria saber se essa câmera mecânica é especial pra isso mesmo e quanto custa.

Ela é mecânica no sentido de não ser digital. :mrgreen:

Geralmente elas são chamadas de "Câmeras Reflex", e todo o controle de tempo de exposição e abertura é feito mecânicamente...

Quanto a marcas temos: Canon, Nikon, Pentax, Minolta e muitas outras. Quanto ao preço, eu já vi algumas máquinas usadas, bem simples por menos de 200 reais.

É claro que geralmente você também vai usar a câmera para tirar fotos normais, então é bom você verificar como são as lentes, flash, etc...
 
Você chegou a montar essa plataforma? Eu andei pesquisando e achei mais 2 outros modelos, só que manuais... tem essa, da página do José Serrano Agustoni [Zeca] e essa, do "Makintoxi"...

Montar montar mesmo, nao montei, mas ja "supervisionei" digamos assim, varias :D.
O Zeca e o Makintoxi sao daquela lista de e-mail q eu mandei, eles se basearam na plataforma do Diniz e fizeram as deles. La na pagina do Diniz tem uma manual tb!!! La em Astro Engenhocas.
Mas tds usam o mesmo principio: Duas superficies presas por uma dobradica, e o eixo desta dobradica aponta para o Polo Celeste, portanto a superficie q ficar por cima ira se movimentar na "linha do equador celeste" portanto se vc move-la no mesmo ritmo q as estrelas vc consegue acompanha-las. A motorizada eh um pouco mais dificil, mas nao tanto. A manual eh ridiculamente facil. E vale a pena.
Eu so nao construi pq eu tenho dois telescopios com acompanhamente (sendo um robotico) e coloco a camera em piggy-back e faco as fotos, ou coloco em foco-primario... e por ai vai.
Mas lembrem-se: Cameras eficientes para AStrofotografia so tem duas, Olympus OM1 e Nikon F2. Eu tenho a OM1, muito boa.
Bom, por enquanto eh so... qualquer coisa estamos ai.
[[[[[[]]]]]]'s
 
Bom, com o frio que anda fazendo aqui na região de Curitiba, parece que finalmente a temporada de astrofotografia vai ser aberta!!! :obiggraz:

Estamos com praticamente 3 dias seguidos de céu limpo, apesar de que a umidade ainda está um pouco alta... Montei o telescópio essa semana e logo tentarei tirar algumas fotos com ele. Saturno está muito bonito, e está fácil de se localizar, próximo a Lua... Vai ser a primeira vítima... :mrgreen:

Agora, seguinte, alguém já tentou acoplar a câmera com um telescópio? Acho que tem a montagem focal e afocal, qual a mais fácil para iniciar? Alguma sugestão?
 
Que maravilha este frio neh? Eh por estas e outras q eu AMO frio.
Qual o seu telescopio?
A forma q vc vai acoplar a maquina fotografica ao telescopio vai depender, e muito, de qual objeto vai se fotgrafar, qual o tipo de maquina. e etc.
Eh um assunto muito extenso e tem muitas variaveis, mas acho q vou colocar um texto simples que eu fiz aqui neste topico.
Meu ICQ esta ai, eh so me adicionar q nos trocamos informacoes as pampas.....
blz?
Nao deixe este frio passar pra fazer as fotos! Vale a pena.
[[[[[]]]]]]'s
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo